4 segredos para ser aprovado no exame psicotécnico

 

4 segredos para ser aprovado no exame psicotécnico

Para obter a uma CNH é necessário realizar o exame psicotécnico antes mesmo de começar as aulas teóricas do Centro de Formação de Condutores (CFC). Esse teste é feito em uma clínica psicológica habilitada pelo Detran.

Aqueles que são reprovados no exame não podem continuar o processo, desse modo, não se tornam motoristas.

Por isso, selecionamos alguns detalhes que você precisa saber sobre o exame psicotécnico, além de 4 dicas para ajudá-lo a ser aprovado. Confira!

 

O que o exame psicotécnico avalia

O exame psicotécnico é um teste para avaliar a personalidade do candidato, o seu raciocínio lógico, sua tomada de decisões, o processamento de informações, comportamento, memória e concentração, isto é, o nível de habilidades necessárias para se tornar um condutor.

Por meio desse exame também é possível constatar como o candidato reage diante de circunstâncias de estresse, ansiedade e nervosismo e quais suas capacidades de equilíbrio emocional. Confira o artigo Tirar CNH: os 6 passos para se tornar motorista.

 

Como o exame psicotécnico é realizado

A forma de se fazer um exame psicotécnico pode variar de acordo com o intuito final.

Existem testes de cálculo, onde a atenção e o raciocínio rápido são testados. Os testes com figuras geométricas e desenhos são usados para analisar o nível de raciocínio lógico.

Há ainda o teste de memória que utiliza imagens e sequências numéricas e o teste paleográfico que, através de riscos verticais e horizontais, visa entender a personalidade, o grau de instrução, características emotivas e o caráter do candidato.

 

Apenas por psicólogos

Somente psicólogos podem aplicar os testes psicotécnicos para obtenção da CNH. É essencial que o profissional seja especializado em Psicologia do Trânsito.

Receba novidades em seu email

 

Confira 4 segredos para ser aprovado no exame psicotécnico

 

1. Não existem repostas certas ou erradas

Não pense de modo negativo e nem se preocupe demais com esse teste, como o objetivo é analisar as características do candidato, não existem respostas certas ou erradas. Nervosismo e  ansiedade só vão atrapalhar.

 

2. Exercite sua mente

Praticar através de jogos e outros passatempos como caça-palavras ou palavras cruzadas irá estimular o seu cérebro.

 

3. Alimente-se bem e descanse antes do exame

Antes de fazer o teste se prepare fisicamente, evite consumir bebidas alcoólicas, se alimente bem e descanse, esse preparo irá ajudar muito na hora da prova.

 

4. Esteja atento às instruções

Ao ouvir atentamente o avaliador, você evita pedir para que ele repita as instruções e, melhor ainda, faz exatamente o que foi solicitado, sem correr o risco de transparecer ser uma pessoa distraída.

 

Artigos Relacionados

 

Como são os resultados do exame psicotécnico?

Existem 3 possíveis resultados para o exame psicotécnico:

  1. Apto para dirigir;
  2. Inapto temporariamente;
  3. Inapto.

No primeiro caso, o candidato poderá continuar o processo para tirar a CNH.

Mas, nos dois últimos casos, existe a possibilidade de solicitar uma reavaliação ou explicação do psicólogo avaliador para informar os motivos pelos quais o candidato foi avaliado como inapto. Em ambas as situações, existe um prazo de 30 dias para realizar essa solicitação.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre exame psicotécnico? Deixe seu comentário. Ficaremos felizes se pudermos ajudar!

E-book Financiamento de caminhão: 5 passos práticos para fechar negócio - baixe agora!

5 1 vote
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Francisco
2 anos atrás

Gostei muiro da explicaçao