6 Sinais de que é hora de trocar de caminhão

 

6 Sinais de que é hora de trocar de caminhão

Você sabe quando é hora de trocar de caminhão?

Caminhões desgastados e ultrapassados podem provocar problemas como redução na eficiência logística e na prestação de serviços, comprometimento da segurança (tanto da carga quanto dos condutores), maior geração de despesas, entre outros. E quando são usados como instrumentos de trabalho, a substituição se torna ainda mais necessária.

 

Indícios de que é hora de trocar de caminhão

Os veículos em geral possuem um tempo limitado de vida útil, porém, nem sempre é fácil identificar a hora certa de trocar de caminhão. Para auxiliar nessa tarefa, listamos alguns pontos para se estar atento ao momento certo para fazer a renovação da frota.

 

1. Desempenho do veículo

Um ponto importante para verificar se é hora de trocar de caminhão é a redução do desempenho do veículo, que pode provocar instabilidade, ainda que todos os cuidados com manutenções e substituições sejam tomados.

Em casos como esse, geralmente os condutores sentem que o motor do veículo pode não ser capaz de suportar o que é exigido em trechos mais complicados, se tornando uma preocupação para o motorista. 

Como esse tipo de problema é bem menos comum em modelos mais novos, a decisão de renovar a frota pode ser fundamental, contribuindo para redução de custos em excesso com constantes manutenções e custos com reparos, além da perda de receita enquanto o veículo está parado. 

 

2. Depreciação

Refere-se à perda de valor que o veículo sofre no mercado em relação ao preço de revenda. Só para ilustrar, pense em quanto ele valeria hoje em caso de repasse e no quanto esse valor poderia ser reduzido ao longo dos anos.

Quanto mais antigo for o veículo, menor será o seu valor de revenda. Desse modo, é necessário considerar que a recuperação do montante investido na aquisição diminuirá e, consequentemente, aumentará a quantia necessária para sua substituição.

 

3. Vazamentos no caminhão

Sem dúvida alguma, os vazamentos indicam a presença de problemas graves no motor do caminhão. Então, é importante ficar atento, principalmente quando trata-se de veículos de carga, nos quais os vazamentos mais comuns são de fluidos, sejam eles de freio, de ar, de transmissão ou de óleo.

Além disso, normalmente, esses problemas costumam aparecer com maior frequência quando o caminhão não se encontra em boas condições mecânicas, o que ocorre principalmente em frotas mais antigas, já que o desgaste ao longo dos anos de uso pode causar rachaduras nos reservatórios, ressecamento de tubulações do veículo e mangueiras.

Levando isso em consideração, é importante observar a constância desses inconvenientes, de modo a identificar a hora certa de trocar de caminhão.

Receba novidades em seu email

 

4. Reparos constantes

Outro fator a ser avaliado é o custo excessivo com manutenções frequentes. Caminhões mais antigos requerem mais cuidados com reparos constantes, o que pode aumentar muito as despesas.

Vale ressaltar que, quando os veículos se encontram no limite de sua vida útil, os consertos tornam-se somente paliativos, de maneira que, habitualmente, as falhas retornam e dificilmente podem ser definitivamente solucionadas.

Como resultado, é preciso destinar uma quantia considerável de dinheiro para “solucionar” temporariamente o mesmo problema várias vezes. Desta forma, a longo prazo, trocar de caminhão – ainda que seja um investimento grande – torna-se na verdade uma economia.

 

5. Tendências e tecnologias

A cada dia o segmento de transporte se torna mais moderno, e para não ficar para trás, é preciso acompanhar as tendências, oferecendo serviços cada vez mais sofisticados e tecnológicos.

Um dos primeiros indícios para trocar de caminhão é a necessidade de manter uma frota com veículos modernos e eficientes, sobretudo em questões de monitoramento e segurança. leia também  Como escolher o melhor caminhão

Além disso, investir em recursos voltados para redução do consumo de combustível e emissão de poluentes também influencia positivamente no rendimento dos serviços, contribuindo para o seu desenvolvimento e criando uma imagem melhor perante o mercado.

 

6. Ampliação ou mudança no campo de atuação

Assim como em outros setores, o segmento de transporte pode ampliar ou alterar seu campo de atuação, trabalhando com outros tipos de carga. Para isso, é preciso atender exigências de determinadas mercadorias, como cargas refrigeradas ou vivas. Confira também: Tipo de caminhão ideal para sua carga

Desta forma, a possibilidade de ampliar a prestação de serviços e obter ganhos melhores também  são sinais para trocar de caminhão, com o intuito de propiciar o crescimento da empresa.

 

Artigos Relacionados

 

Planejamento é fundamental

Trocar de caminhão pode trazer várias vantagens às operações de transporte. Todavia, como a substituição dos veículos representa um alto investimento, é importante realizar um planejamento, considerando não só o orçamento disponível, como também as necessidades de mercado e as futuras projeções.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre os sinais de que é hora de trocar de caminhão? Deixe seu comentário. Ficaremos felizes em poder ajudar!

Checklist para viagem de motorhome: Como garantir a segurança e o que levar - baixe agora!

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments