7 cuidados ao transferir documento do carro
7 cuidados ao transferir documento do carro
Comprar um veículo exige atenção, principalmente com cuidados ao transferir documento do carro, de acordo com o exigido pela lei.
Além de livrar-se de problemas futuros, seguir algumas instruções ajuda a evitar sofrer multas e outras cobranças indevidas, sejam elas no nome do vendedor ou do comprador. Confira nossas orientações!
Cuidados ao transferir documento do carro
1. Transferir o veículo só depois de acertar o pagamento
Antes de efetuar a transferência do documento do veículo, é imprescindível acertar o pagamento, pois uma vez transferido, o carro passa a pertencer legalmente ao novo dono. Desta forma, é preciso seguir o processo na ordem correta.
2. Transferência bancária entre os titulares
Um dos cuidados ao transferir documento do carro é o fato de que a transferência bancária deve ocorrer entre os titulares das contas, ou seja, entre os portadores dos CPFs que estão negociando o veículo.
O dinheiro deve sair da conta de quem vai registrar o veículo no Detran e entrar na conta da pessoa que está registrada como proprietária.
3. Registro do processo em cartório
Depois do pagamento é hora de formalizar tudo de acordo com a legislação, sendo necessário registrar a transferência de propriedade do veículo em cartório, com reconhecimento de firma.
Isso deve ser realizado através do documento conhecido como Certificado de Registro do Veículo – CRV ou Documento Único de Transferência – DUT, os quais contêm as informações sobre o comprador e o valor.
4. Comunicação ao Detran
Depois, também é necessário ir ao Detran local e comunicar a venda por meio de declaração afirmando que o veículo foi repassado para outra pessoa. É necessário especificar modelo e ano do veículo, RENAVAM e o número da placa, incluindo os dados do comprador. Leia também Para que serve o RENAVAM?
Comunicar ao órgão assegura a isenção do vendedor diante de qualquer responsabilidade em relação ao carro dali por diante. Isto é, o novo dono passa a ser responsável por qualquer multa cometida, caso contrário, essa responsabilidade recai para o antigo dono.
5. Atenção ao preenchimento do CRV
O CRV e DUT são basicamente a mesma coisa, apesar de apresentarem nomes diferentes.
Esses documentos devem ser preenchidos com muita atenção e cuidado, só assim a transferência e venda do carro se dão de maneira totalmente legal. Para isso, todos os dados devem estar legíveis e corretos, sem nenhum erro.
Vale lembrar que algumas pessoas acabam extraviando o CRV, principalmente devido ao fato de a transferência ser separada das demais documentações.
O processo para pedir uma 2ª via dá um pouquinho de trabalho, pois é necessário declarar a perda do original para o Detran e levar vários documentos, assim como realizar uma nova vistoria no veículo. Porém, apesar de tomar mais tempo, o processo é considerado tranquilo de ser realizado.
Artigos Relacionados
- Comprar veículo usado: quais documentos exigir
- 12 dicas para identificar carro com defeito escondido
6. Cópia dos documentos de venda para vendedor e comprador
Tanto o vendedor como o comprador devem ter cópias do documento de venda, afinal, é necessário comprovar que a posse do carro foi transferida para outra pessoa.
Além disso, também é preciso informar a venda de carros no Imposto de Renda, ainda que o valor do veículo seja inferior a R$35.000,00, não havendo necessidade de pagar o tributo sobre a venda.
7. Certificar-se de que o processo foi concluído
Depois de vender o carro, o novo proprietário terá 30 dias para transferi-lo para o próprio nome. Por isso, o vendedor deve anotar a placa do veículo e o seu RENAVAM para consultar a situação no site do Detran de sua localidade.
Caso perceba que o processo ainda não foi concluído, é necessário conversar com o novo dono para assegurar que ele irá finalizar a transferência. Do contrário, impostos e até multas podem recair sobre o antigo proprietário do carro.
A Divelp Veículos
Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais cuidados ao transferir documento do carro? Deixe seu comentário. Ficaremos felizes se pudermos ajudar!