Álcool em gel estraga o volante de couro?

Por Divelp em Notícias, Dicas, Van - 14/05/2020

 

Álcool em gel estraga o volante de couro?

Álcool em gel estraga o volante de couro? Confira este artigo!

Além do isolamento social, o reforço na limpeza é um fator essencial para reduzir as chances de contágio pelo coronavírus. Entretanto, não é apenas a higiene pessoal que pode auxiliar na contenção da covid-19, a assepsia também deve ser feita no interior da van, principalmente no volante do veículo, que recebe com o contato constante das mãos do motorista.

Mas será que essa limpeza pode ser realizada com álcool em gel? O álcool em gel estraga o volante da van? Com o objetivo de responder essas perguntas, selecionamos algumas dicas importantes que irão ajudar nos cuidados de limpeza do volante da van.

 

Limpeza no interior da van

Antes de saber se o álcool em gel estraga o volante, é importante lembrar que por mais que pareça simples, a limpeza do interior da van exige algum cuidado e dedicação. Dessa forma, além da higiene, é possível manter o veículo novo e inteiro por muito mais tempo.

As áreas que mais precisam de atenção são as que o motorista e passageiros encostam partes do corpo e mantêm contato contínuo com a pele, por isso demandam uma limpeza mais cuidadosa, como volante, alavanca de câmbio e as maçanetas.

 

Artigos Relacionados

 

Como desinfetar o volante

Componentes forrados com tecido, como volantes e manoplas de couro devem ser higienizados com um pano úmido e sabão neutro.
As partes plásticas, como maçanetas e painel, também devem ser limpas da mesma forma, com um pano úmido e sabão neutro.
Não utilize produtos abrasivos, pois eles podem danificar o material que reveste o volante e acelerar a sua deterioração.
Também não se deve utilizar água corrente, já que isso pode causar infiltração nas partes do tecido e da espuma.

 

Álcool 70%

Alguns especialistas afirmam que o álcool 70% pode ser usado normalmente no volante, em superfícies plásticas, nas borrachas, no câmbio e nos tecidos, incluindo couro e material sintético que simula couro.

A dica é sempre usar pano de microfibra, para não arranhar, e retirar o excesso com um pano seco, ou procurar no mercado por paninhos umedecidos com álcool 70%, que são mais práticos.

Em contrapartida,há especialistas que defendem que é bom evitar o álcool 70%, pois mesmo aplicado com um pano, o produto pode danificar alguns componentes, deixar manchas e até mesmo ressecar e causar rachadura nas peças, de forma que não possam ser recuperadas.

 

Receba novidades em seu e-mail

 

Pode ser álcool em gel? O álcool em gel estraga o volante?

O álcool em gel não deve ser utilizado, pois a característica mais pegajosa, própria de sua formulação, deixa resíduos onde é aplicado, o que propicia o acúmulo de sujeira na superfície do volante, e essa mescla de sujeiras e bactérias ajuda a danificar o revestimento.

 

Cuidado com componentes eletrônicos

Agora que você já sabe que o álcool em gel estraga o volante, lembre-se de que vans com componentes eletrônicos devem ter cuidados redobrados, pois estes podem ser danificados em contato com a água, e o álcool 70% possui cerca de 30% de água em sua composição.

A tela tátil da central multimídia deve ser limpa com álcool isopropílico, produto específico para higienização de eletrônicos e que também pode ser usado em botões e painel de instrumentos com tela digital.

 

Van com mais de um motorista

Carros que possuem mais de um motorista devem manter um frasco com água e sabão neutro junto a um pano de microfibra dentro da van. Desta forma, a pessoa que for dirigir o veículo pode limpar os componentes assim que entrar.

Esse mesmo cuidado pode ser tomado quando o carro for deixado com manobrista, como forma de segurança.

álcool em gel - Álcool em gel estraga o volante de couro?

O álcool em gel não deve ser utilizado no volante, pois propicia o acúmulo de sujeira na superfície, além de danificar o revestimento.

 

Cuide-se

Se precisar sair, procure manter a ventilação do veículo ligada, com o recirculador desativado, e deixe janelas abertas, para manter a circulação de ar na van.

Ficou com alguma dúvida se o álcool em gel estraga o volante ou quer saber mais dicas sobre como higienizar o interior da van? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!

60 dias de carência

0 0 vote
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments