Caçamba de picape: conheça as regras para o uso

Por divelp em Dicas sobre veículos, Veículos Utilitários - 15/04/2021

 

Caçamba de picape: conheça as regras para o uso

Você conhece as regras para o uso de caçamba de picape?

No Brasil, as picapes compactas e intermediárias são as mais vendidas do segmento por apresentarem preços mais atrativos em comparação às picapes médias. Entretanto, o espaço das caçambas pode ser um problema para aqueles que necessitam transportar cargas maiores. 

Para ampliar a capacidade, uma ótima alternativa são os extensores de caçamba que possibilitam levar uma bicicleta e outros objetos maiores de maneira segura.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou essa prática através da Resolução nº 349 de 2010, e estabeleceu regras para o uso de acessórios como os extensores. 

Inclusive, existem algumas empresas que fabricam esses extensores que são licenciados e algumas montadoras como Renault e Fiat comercializam seus próprios feitos sob medida para os veículos de suas linhas.

Para evitar armadilhas e até mesmo a aplicação de multas, confira quais são as regras para o uso da caçamba de picape.

 

Dimensões Permitidas

Com o uso dos extensores, é possível transportar cargas excedentes ao comprimento da caçamba. Contudo, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) esclarece no artigo 6º, a respeito do balanço traseiro, onde determina: “a medida do centro da roda traseira até o final da tampa da caçamba aberta não pode exceder o valor de 60% da distância entre-eixos”.

Só para exemplificar, na Fiat Strada compacta são 2,71 metros de entre-eixos, como resultado, o valor máximo do balanço traseiro é de 1,62 m, sendo essa a medida limite. Já a Renault Duster Oroch possui 2,82 m de entre-eixos e o balanço traseiro máximo de 1,69.

A conta é simples: para encontrar o valor basta multiplicar a distância entre-eixos por 0,6. O resultado caracteriza o máximo permitido por lei.

Mas, em relação à largura não existe exceção, qualquer carga a ser transportada na caçamba de picape não deverá exceder a dimensão do carro, conforme o regulamento de caráter taxativo, destacado pelo Denatran no artigo 3º da resolução.

A respeito da altura, o regulamento estabelece que o objeto deve ter até 0,5 m acima do teto do veículo, de acordo com o artigo 5º. A medida também vale para bagageiros dos veículos de passeio instalados no teto do veículo. A exceção se dá apenas para o transporte de bicicletas, já que o Contran libera o seu transporte sobre os automóveis.

Para ressaltar essa medida, técnicos do Denatran informam que o artigo 1º “estabelece critérios para o transporte eventual de cargas e de bicicletas nos veículos classificados na espécie automóvel, caminhonete, camioneta e utilitário”.

 

Artigos Relacionados

 

Caçamba de picape aberta

É permitido transitar com a tampa da caçamba aberta, mas o artigo 7º esclarece que, em condições como essa, somente é possível transportar cargas indivisíveis, isto é, bicicletas, motocicletas, escadas. Mas, nada de objetos menores como grãos, frutas e malas.

É importante ressaltar que o transporte de pessoas ou animais não é permitido na caçamba, já que vai contra o artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro, que proíbe o uso da caçamba de picape para este fim. Trata-se de infração grave, passível de multa no valor de R$195,23, além da perda de cinco pontos na carteira de motorista.

O artigo 4º ainda esclarece que a placa de identificação do veículo deverá estar visível sempre. Desse modo, é preciso instalar uma nova placa no lado direito do para-choque ou da traseira. Em alguns extensores há espaço para colocação de placas no próprio suporte. É exigido pelo Contran que o acessório possua iluminação e refletor na cor vermelha, para tornar a circulação mais segura à noite.

 

Uso de Extensores

É muito importante estar atento aos detalhes ao transportar carga em caçamba de picape utilizando acessórios como extensores. O uso desse item tem crescido, principalmente por proprietários de motos.

A Renault notou o crescimento da demanda pelo acessório, que até algum tempo era pouco difundido no Brasil e atualmente é reconhecido como grande potencial de sucesso. Tanto que o extensor da picape Duster (assim como o da Strada) também se transforma em rampa para facilitar ainda mais o seu uso.

O uso dos extensores foi regulamentado, sobretudo, para ajudar no transporte de cargas em caçamba de picapes pequenas, mas é preciso ter atenção ao que a resolução do Contran esclarece.

Receba novidades em seu email

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de vans, utilitários e veículos novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre as regras para o uso de caçamba de picape? Deixe seu comentário. Será uma satisfação poder ajudar!

Checklist 6 procedimentos simples de como fazer a Transferência de Veículos

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments