12 dicas para identificar carro com defeito escondido

Por divelp em Notícias sobre veículos, Dicas sobre veículos - 17/03/2022

 

12 dicas para identificar carro com defeito escondido

Comprar um veículo de alguém que não é do seu círculo de confiança requer cuidados especiais, isso porque você pode se deparar com casos de carro com defeito escondido.

A boa notícia é que com algumas informações você pode encontrar esses defeitos camuflados antes mesmo de levar à oficina. Confira nossas dicas!

 

1. Preços baixos podem indicar carro com defeito escondido

Por isso, para achar o carro ideal, ao pesquisar em sites, nunca utilize o filtro de resultados “ordenar pelo menor preço”. Preço muito abaixo do mercado geralmente está associado a problemas no veículo.

Busque pela origem do carro, sabendo a procedência você terá mais chances de acertar, dê preferência a carros usados que tiveram único dono.

 

2. Cor e brilho da lataria

Um item que você deve checar ao vivo é a lataria, olhe com atenção. Verifique se a cor é homogênea ou se há alguma diferença de tonalidade.

A repintura costuma ser uma das formas de identificar carro com defeito escondido, e quando mal feita, deixa uma diferença de cor e brilho, desse modo você pode reconhecer se o veículo já teve alguma batida.

 

3. Estado dos faróis e das lanternas

Veja se tudo está funcionando adequadamente, para isso, acenda todas as luzes e verifique se há alguma peça trincada. Vale ressaltar que esses itens costumam ser caros, principalmente quando o carro é importado.

 

4. Luzes no painel de instrumentos

Avalie alguns itens com o carro parado. Verifique se a luz do óleo está acesa no painel, caso não apague, isso quer dizer que o nível está baixo, o que pode gerar a quebra do motor.

O mesmo se dá com a luz da injeção eletrônica: se ficar acesa, representa que não está funcionando adequadamente, podendo gerar danos futuros.

Receba novidades em seu email

5. Compatibilidade do desgaste dos bancos e painel com a quilometragem citada

O desgaste dos bancos, botões e pedais são uma ótima pista para identificar carro com defeito escondido e é um fator preponderante para saber o quanto o veículo foi usado e como está o seu nível de conservação. Verifique se o estado de desgaste é compatível com a quilometragem.

 

6. Estado dos pneus

O estado dos pneus é outra condição a ser observada. Ela deve estar em conformidade com a quilometragem e o valor do carro, levando em consideração que um kit dura cerca de 40 a 60 mil quilômetros.

Também verifique se os pneus não foram reformados, pois esse pode ser um motivo para pedir o desconto. Lembre-se também de que a marca do pneu influencia no valor final do veículo.

 

7. Nível do óleo

Verificar o nível do óleo com o motor frio é muito importante, pois os carros modernos geralmente não apresentam alteração no nível do lubrificante. Caso haja baixa frequente é porque tem algo de errado.

Também examine se há algum tipo de vazamento na parte de baixo ou por cima.

 

8. Teste todas as funções do veículo

Antes de levar o veículo para uma oficina faça todos os testes possíveis e se assegure de que tudo está funcionando.

 

9. Test-drive é fundamental

O test-drive é praticamente obrigatório para identificar carro com defeito escondido.

Na hora de dar uma voltinha no veículo, fique alerta para descobrir se existe algum problema, tenha atenção aos ruídos do motor, suspensão, freios e transmissão.

 

Artigos Relacionados

 

10. Bolhas no vidro de blindados

Carros blindados não podem ficar ao sol, isso causa bolhas no vidro. Por isso, se estiver à procura de um veículo blindado, analise de perto.

Ao verificar bolhas, você terá certeza que essa recomendação não foi seguida pelo atual proprietário.

 

11. Dê preferência ao desconto do que ao reparo

Ao descobrir alguns defeitos no carro, o dono pode se oferecer para consertar as imperfeições ao invés de abaixar o preço e dar um desconto. Mas, tenha cuidado caso a peça escolhida não seja de qualidade, isso pode causar futuros problemas.

 

12. Procure por um mecânico de confiança

Depois de fazer todos os testes possíveis, leve o carro a um mecânico de sua confiança. Na oficina, ele poderá verificar se discos, pastilhas e amortecedores estão gastos, e outros detalhes que você pode ter deixado passar.

Além disso, muitas oficinas possuem um tipo de scanner, com o qual é possível realizar uma varredura em busca de problemas no carro.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais dicas de como identificar carro com defeito escondido? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

Guia de documentos obrigatórios de veículo: Taxas e procedimentos - baixe agora!

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments