Categorias de CNH: Conheça os 5 tipos de carteira de motorista

 

Categorias de CNH: conheça os 5 tipos de carteira de motorista

Você conhece todas as categorias de CNH? Apesar de ser aprendido na autoescola, este é um assunto que geralmente acaba gerando dúvidas.

Existem cinco diferentes tipos de CNH na legislação brasileira, que se enquadram nas categorias A, B, C, D e E. 

Cada qual atende a um tipo específico de veículo, englobando especificações que vão desde o número de assentos até o peso do automóvel.

Confira o veículo que cada uma dessas categorias de CNH pode dirigir e outros detalhes sobre como obter, manter e renovar todos os tipos de carteiras de motorista. 

 

Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC)

Trata-se de uma autorização diferente da CNH e conta com etapas e exigências mais brandas para sua validação. 

Ela permite que as pessoas conduzam veículos de duas ou três rodas, providos de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a cinquenta centímetros cúbicos. 

Além disso, a velocidade máxima não pode exceder 50 km/h. O documento tem validade de apenas 12 meses.

 

Como obter a ACC

Para conseguir a ACC, são necessárias cerca de 20 horas de aulas teóricas, no lugar das 45 horas exigidas para tirar a CNH convencional. Elas são divididas da seguinte maneira:

  • Legislação de trânsito: 7 horas/aula;
  • Direção defensiva: 10 horas/aula;
  • Noções de primeiros socorros: 1 hora/aula;
  • Meio ambiente e convívio social, e noções de mecânica: 4 horas/aula

Depois disso, o candidato deve fazer, no mínimo, 10 horas de aula práticas, sendo quatro delas em período noturno. Cumpridas as aulas práticas, ele pode fazer o exame de direção. 

Ambos devem ser realizados em um ciclomotor, ou seja, um veículo de duas rodas com até 50 cm³ de cilindrada.

 

CNH da categoria A

Na categoria A estão incluídos os veículos motorizados que contam com duas ou três rodas e mais de 50 cm³ de cilindrada.

Geralmente é utilizada pelos motoristas que pretendem conduzir motos. Mas também engloba demais veículos como triciclos, ciclomotores, entre outros.

 

Como obter a CNH da categoria A

São exigidas, no mínimo, 20 horas de aulas práticas, sendo quatro horas em período noturno. 

O exame de direção deve ser feito em veículo de duas rodas com mais de 120 cm³ de cilindrada. Isso exclui o popular modelo Honda Biz e similares.

Se o candidato já for um motorista habilitado em outras categorias da CNH, só é necessário fazer 15 horas de aulas práticas, sendo três delas em período noturno.

 

CNH da categoria B

Essa é a categoria mais requisitada pelos motoristas, tendo em vista que inclui os carros de passeio mais tradicionais.

Os veículos da categoria B possuem quatro rodas ou mais, contam com um peso bruto total de até 3.500 kg e não podem ter uma lotação que exceda oito passageiros, excluindo o motorista.

 

Como obter CNH da categoria B

Para obter a carteira que possibilita dirigir carros, o candidato à habilitação deve fazer o mínimo de 25 horas de aulas práticas. 

São 20 horas em um veículo, sendo quatro delas em período noturno. As outras cinco horas devem ser cumpridas em um simulador, sendo uma hora com simulação de período noturno.

Se o candidato já for habilitado em outras categorias da CNH, bastam 20 horas de aulas práticas.

 

Receba novidades em seu email

 

CNH da categoria C

Nessa categoria estão incluídos todos os veículos da categoria anterior. A diferença é que o limite do peso bruto total nesse caso pode chegar a até 6.000 kg.

Essa habilitação de CNH é especificada, principalmente, para veículos de transporte de carga, como caminhões, tratores e máquinas agrícolas, por exemplo.

 

Como obter CNH da categoria C

A partir da carteira para categoria C, todas as categorias da CNH exigem que o motorista tenha experiência prévia e a realização de uma avaliação de distúrbios do sono e exames toxicológicos.

No caso da carteira do tipo C, é preciso um ano de habilitação na categoria B. O condutor não pode ter cometido infrações graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses e não pode ter sido reincidente em infrações médias dentro desse período.

O exame deve ser realizado em um veículo para transporte de carga, como um caminhão, com peso bruto total mínimo de seis toneladas.

 

CNH da categoria D

A categoria D é específica para veículos de transportes de passageiros, como ônibus, micro-ônibus e vans, por exemplo, onde a lotação exceda o total de oito passageiros. Abrange também os veículos das categorias B e C.

 

Como obter a CNH da categoria D

Para conseguir essa habilitação o motorista precisa ter mais de 21 anos, obter a carteira de motorista na categoria C há pelo menos um ano e na categoria B há pelo menos dois anos.

O candidato também precisa ter mais que 21 anos de idade, e deve fazer exame médico para distúrbios do sono, assim como um teste toxicológico.

O exame de direção exige que o candidato à CNH da categoria D conduza um veículo para transporte de passageiros com capacidade de, no mínimo, 20 passageiros.

 

CNH da categoria E

Essa é a categoria mais alta dentre os diferentes tipos de CNH. O condutor pode dirigir os veículos inclusos em todas as categorias, inclusive os que possuem unidades acopladas que excedam 6.000 kg, como carretas e caminhões com reboques e semirreboques articulados.

 

Como obter CNH da categoria E

Para obtenção da CNH “E” é preciso estar habilitado nas categorias C ou D por pelo menos um ano.

Também é necessário ter idade superior a 21 anos, fazer um teste de distúrbios do sono e o exame toxicológico.

Neste caso, o candidato à habilitação deve fazer o exame de direção em um caminhão trator com um reboque ou semirreboque acoplado. O conjunto deve ter, no mínimo, peso bruto total de seis toneladas.

 

Artigos Relacionados

 

Regras para se candidatar à habilitação

Para obter qualquer tipo de carteira de motorista, é necessário procurar por uma autoescola credenciada pelo Detran cumprir algumas regras para que uma pessoa possa se candidatar à habilitação:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Saber ler e escrever;
  • Possuir documento de identidade ou equivalente;
  • Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF);

 

Exame médico

Todos os candidatos que se enquadrarem nesses critérios devem fazer exames médicos e psicológicos, para verificar o estado da saúde, visão, coordenação motora, atenção, entre outros.

 

Aulas teóricas

Após a realização dos exames médicos o candidato deve fazer o mínimo de 45 horas de aulas teóricas. A única exceção é para a ACC. 

As aulas devem ser divididas da seguinte maneira:

  • Legislação de trânsito: 18 horas/aula
  • Direção defensiva: 16 horas/aula
  • Noções de primeiros socorros: 4 horas/aula
  • Meio ambiente e convívio social no trânsito: 4 horas/aula
  • Noções de mecânica de veículos: 3 horas/aula

 

Exame teórico

Na sequência, será feito um exame teórico para comprovar que o aluno aprendeu o conteúdo. 

O exame, que pode ser realizado em formato eletrônico ou convencional, é composto por 30  questões de múltipla escolha. O candidato deve acertar 70% das questões para ser aprovado nesta etapa.

 

Aulas práticas

Aprovado, ele poderá seguir para a etapa das aulas práticas. Estas têm exigências diferentes a depender das categorias da CNH.

 

Prazo para renovação nas categorias de CNH

A data de validade impressa da CNH indica o momento em que o condutor deve realizar a renovação.

Ela pode ser feita a partir de 30 dias antes do vencimento e o motorista ainda poderá dirigir por 30 dias com o documento vencido, mas após esse prazo estará sujeito à suspensão.

No geral, a renovação de todas as categorias da CNH deve ser feita de 10 em 10 anos para condutores com menos de 50 anos de idade. Pessoas com 65 anos ou mais devem renovar o documento de três em três anos.

O processo envolve um exame médico de aptidão física e mental, que deve ser agendado junto ao Detran. 

 

Exame toxicológico para algumas categorias de CNH

Para os tipos de CNH C, D e E, é preciso refazer o teste de distúrbios do sono e o teste toxicológico, assim como para os que exercem função remunerada.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre  as categorias de CNH? Deixe seu comentário. Ficaremos felizes se pudermos ajudar!

E-book Financiamento de caminhão: 5 passos práticos para fechar negócio - baixe agora!

4 1 vote
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments