Como é calculado o seguro de utilitários?

Por divelp em Notícias sobre veículos, Dicas sobre veículos - 10/09/2020

 

Como é calculado o seguro de utilitários?

O seguro é um dos principais custos na hora de adquirir um utilitário e, às vezes, também é considerado como fator decisivo na escolha do modelo. Mas, assim como saber como é calculado o IPVA do veículo, sempre fica  a dúvida sobre como o seguro é calculado. 

Portanto, confira a seguir alguns esclarecimentos em relação ao seguro de utilitários e como este é calculado, assim como, os principais fatores que influenciam em seu valor.

 

O que é seguro? 

O seguro de utilitários consiste em um contrato onde o segurador tem a obrigatoriedade de indenizar o segurado (você), caso aconteça algum tipo de sinistro, como roubo, acidente ou furto. 

Nesse caso você paga um valor determinado, que é denominado como prêmio, para ter essa garantia de indenização, que pode ser o reparo ou a maior parte do valor do veículo utilitário, caso ocorra algum imprevisto.

 

Receba novidades em seu e-mail

 

Como é calculado o seguro de utilitários

Em primeiro lugar, o valor do veículo influencia na cotação do seguro de utilitários, mas ainda assim, existe uma série de critérios adotados pelas empresas para estabelecer o valor final do seguro ou apólice.

Em geral a cotação é baseada nas informações principais e nos riscos aos quais o automóvel será submetido.

Já que o seguro de utilitários é calculado considerando a análise de risco feita pelas seguradora, com o intuito de definir o valor final de sua apólice, tais aspectos serão considerados:

  • Tempo de carteira do motorista;
  • Histórico de acidentes e outros sinistros;
  • Idade e sexo do condutor (homens mais jovens têm um índice de sinistros maior que as mulheres, por isso, geralmente, acabam pagando mais do que elas na hora de fechar o seguro);
  • Local de moradia (um determinado endereço que tenha um índice de sinistros próximo de zero pagará menos. E a presença da garagem também é um fator importantíssimo para o cálculo do valor);
  • Modelo do automóvel;
  • Média de sinistros que o modelo e marca do veículo possui, entre outras informações.

É comum que o preço do seguro de utilitários seja um pouco mais elevado do que o seguro auto, contudo, isso não significa que você estará pagando mais caro.

Pois, o seguro terá seu valor proporcional ao modelo do carro e às informações/dados do condutor.

Além disso, existem também as coberturas adicionais, que podem ser escolhidas pelo segurado, tais como:

  • Chaveiro;
  • Troca de pneu;
  • Assistência 24h;
  • E outros benefícios.

Assim como há também a possibilidade de escolher entre cobertura de equipamentos, acessões, carrocerias e/ou diárias por indisponibilidade.

 

Artigos Relacionados

 

Fatores que influenciam no valor

A depender das coberturas adicionais que forem escolhidas, o valor do seguro de utilitários pode vir a aumentar.

Do mesmo modo que o modelo e ano do veículo, dados do motorista e região de moradia (que pode apresentar maior índice de criminalidade) podem influenciar de maneira significativa no valor do seguro.

O lado bom é que quanto mais tempo você tiver de seguro em que não tenha ocorrido sinistros, mais barato o seguro irá ficar.

Pois todas as seguradoras possuem ajuste anual de valores e, caso o segurado venha a renovar este poderá ter um bônus de classe. E esse bônus consiste em um desconto do valor do seguro a partir da renovação. Para se ter uma ideia, um segurado com classe 10 pode pagar até metade do valor de quem está fazendo o seguro pela primeira vez.

Em outras palavras, mesmo que você venha a trocar de carro, corretor ou até mesmo seguradora, você ainda terá o bônus e poderá usufruir dos descontos. 

Desta forma, é muito importante poder contar com este serviço, pois já que imprevistos podem acontecer, o ideal é garantir a tranquilidade e segurança obtendo um seguro para seu utilitário.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de vans, utilitários e veículos novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto? Compartilhe com a gente, deixando seu comentário. Ficaremos felizes em poder ajudar!

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments