Comprar caminhão seminovo: 7 dicas para escolher o melhor

 

Comprar caminhão seminovo: 7 dicas para escolher o melhor

Apesar das dúvidas que surgem ao se pensar na aquisição de um caminhão seminovo, é preciso levar em consideração que um veículo usado, dependendo de suas condições, pode ser um ótimo negócio.

Com pesquisa e determinação,  é possível garantir muita economia, pois existem veículos quase novos no mercado. Confira o artigo 3 vantagens de investir em um caminhão seminovo.

Na hora de buscar pelo caminhão seminovo, crie uma lista com os itens indispensáveis que o veículo deve ter. Dentre as ponderações a serem feitas, estabeleça, em primeiro lugar, a finalidade do caminhão.

O próximo passo é levar em conta o valor que você tem disponível e fazer uma pesquisa de marca, modelo e ano do veículo que pretende adquirir, verificando o preço dos modelos em sites especializados e na tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Com esses critérios em mente, você pode sair à procura do seu caminhão seminovo. Entretanto, para ajudar a decidir o modelo, selecionamos 7 dicas de itens para avaliar na hora da compra. Confira!

 

1. Documentação do veículo

Verifique os seguintes documentos do caminhão seminovo:  

  • IVA (Inspeção Veicular Ambiental)
  • Certificado de registro
  • Certificado de licenciamento
  • Comprovante de pagamento do IPVA e do DPVAT (Seguro Obrigatório). Leia também Como é calculado o IPVA do veículo.

 

2. Analise lataria e componentes do caminhão seminovo

Esse item é melhor analisado durante o dia, assim é possível enxergar imperfeições.

 

Lataria

Veículos polidos ou molhados podem dificultar a visualização de riscos, manchas, diferenças no tom da pintura, amassados e ferrugens. A dica é passar uma flanela com um imã em toda a lataria para descobrir se há algum retoque na lataria do caminhão seminovo. Se o imã não grudar, provavelmente o veículo possui massa plástica para revestir alguma imperfeição. Bater levemente na lataria também ajuda a identificar partes em que foram feitos retoques, pois a massa emite um som diferente.

Abra o capô e analise se está tudo em perfeitas condições, se não há indícios de soldas, principalmente entre o para-lamas e o painel, o que pode evidenciar uma batida de frente.

 

Portas e trancas

Verifique as condições das portas: elas devem abrir e fechar com tranquilidade, trancar e destrancar normalmente.

 

Pneus

Tenha atenção com os pneus, eles não só demonstram quanto um veículo rodou, como também dizem respeito à suspensão, balanceamento e alinhamento. Analise as ranhuras e sulcos, caso estejam desgastados, podem evidenciar problemas de suspensão, alinhamento e balanceamento. 

 

Suspensão

Também é importante avaliar a suspensão do caminhão, chacoalhando o caminhão de um lado para o outro, caso balance mais de duas vezes depois de soltá-lo, é possível que os amortecedores estejam comprometidos, aumentando as chances de rachadura em seu painel.

 

Receba novidades em seu email

 

3. Atente-se à ergonomia e ao conforto

Observe se o modelo traz conforto e possui a ergonomia necessária ao motorista. Para isso, uma rápida pesquisa na internet pode ajudar, assim como testar sentar no banco e sentir se garante sustentação ao corpo, se a direção favorece a postura e se a cabine possui o necessário para viagens.

 

4. Dirija o veículo

O test drive é a melhor forma de avaliar a performance do caminhão seminovo. Para isso, é imprescindível seguir algumas recomendações:

  • Dirija com o caminhão carregado;
  • Analise a performance na subida;
  • Atenção com a caixa de câmbio e engates das marchas;
  • Fique atento a todos os ruídos do caminhão. Confira se não existe nenhum barulho estranho na caixa de câmbio, eixos traseiro e dianteiro, colunas;
  • Confira as condições do freio do veículo seminovo. Se ele trepidar durante a frenagem significa que as pastilhas estão gastas. Se há travamento das rodas, o Sistema ABS pode estar falhando;
  • Deixe em marcha lenta, retire a vareta de óleo e analise se sai pelo escapamento alguma fumaça branca, o que pode indicar a necessidade de recondicionar o motor;
  • Sempre é importante levar o caminhão seminovo a um mecânico de confiança. O profissional poderá analisar toda a parte mecânica e ajudar a esclarecer se vale a pena fechar negócio ou não.

 

5. Busque por uma concessionária de reputação

Ao comprar de uma concessionária de confiança, é possível ter garantias de procedência e o seu respaldo. Isso evita problemas com documentações e peças de origem duvidosa.

 

Artigos Relacionados

 

6. Desconfie de preços muito abaixo do mercado

Por isso, é importante pesquisar e comparar os valores de mercado. A Tabela Fipe também ajuda na orientação em relação aos preços indicados.

Caminhões com preço muito abaixo do mercado podem indicar péssimas condições de uso, o que torna o negócio uma desvantagem.

 

7. Recomendações de pós-compra

Para ter o caminhão seminovo sempre bem valorizado:

  • Utilize apenas peças originais;
  • Faça as revisões programadas pelo fabricante;
  • Realize manutenções preventivas;
  • Nunca exceda o limite de carga indicado pelo fabricante;
  • Tenha uma postura preventiva no trânsito, para evitar acidentes.

Adotando esses cuidados e seguindo nossas sugestões, é possível garantir um excelente negócio ao comprar um caminhão seminovo.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais dicas para escolher o melhor caminhão? Deixe seu comentário. Será uma satisfação poder ajudar! 

Checklist para viagem de motorhome: Como garantir a segurança e o que levar - baixe agora!

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments