Comprar veículo pesado: o que levar em conta nesse processo

 

Comprar veículo pesado: o que levar em conta nesse processo

Você sabe o que é necessário levar em consideração no momento de comprar veículo pesado? Não só motoristas autônomos como também gestores de empresas devem analisar alguns fatores para escolher o veículo corretamente. 

Inclusive esse pode ser um diferencial muito grande na logística da sua empresa, devido a agilidade e economia que caminhões que transportam muito peso a longas distâncias podem oferecer. Então, confira as nossas dicas a seguir.

 

Atenção à dimensão 

Se está pensando em comprar veículo pesado, o primeiro fator a ser observado ao analisar a dimensão do veículo é a capacidade de carga. 

O ideal é evitar o exagero, afinal, quanto maior a capacidade, mais caro o veículo costuma ser. Então, o indicado é optar por aquele modelo que dê conta de sua demanda, sem faltar nem sobrar.

Vale lembrar que quanto maior a carga, maior será o consumo de combustível. Além disso, para suportar tantas toneladas é necessário exigir mais potência do motor e, consequentemente, o desgaste das peças também pode ocorrer de maneira mais acelerada. Leia também o artigo: Qual a diferença entre veículo pesado e veículo leve

Receba novidades em seu email

 

O modelo da carroceria deve atender a carga a ser transportada

Na hora de comprar veículo pesado, devemos considerar os vários tipos de carrocerias. Desta forma, o ideal é seguir a lógica: o tipo de carroceria deve ser escolhido conforme a carga a ser transportada, optando entre carrocerias abertas, fechadas ou modelos especiais, como as destinadas ao transporte de carga viva ou líquidos inflamáveis. Confira também: Modelos de carrocerias mais utilizadas – conheça o tipo de carga para cada uma delas

Outro item importante a ser analisado é se a carroceira é original de fábrica, se é instalada por terceiros ou se precisa ser comprada separadamente. Nos dois primeiros casos, as vantagens são a garantia da fiação, montagem e posicionamento.

 

Disponibilidade de manutenção em todo o território nacional

Para garantir a segurança nas estradas é necessário fazer revisões periódicas e também a manutenção preventiva do caminhão.

Por isso, antes de definir sua escolha, considere a rede de oficinas autorizadas pelo fabricante e analise a disponibilidade de peças de reposição em todo o território nacional.

 

Artigos Relacionados

 

Pagamento via consórcio ou financiamento

Comprar veículo pesado é sinônimo de investimento, e justamente por se tratar de um bem de alto valor, raramente a sua compra é feita à vista. Normalmente as formas de pagamento são o consórcio e o financiamento.

O consórcio consiste em uma poupança conjunta que é gerida por uma empresa administradora que distribui as cartas de crédito (documentos que dão acesso aos bens). Nessa forma de pagamento não é necessário dar entrada e as taxas são menores, mas como a contemplação pode ocorrer a qualquer momento do consórcio (no primeiro ou até mesmo no último mês), é mais indicada para aqueles que não estão com tanta pressa.

Já o financiamento é mais recomendado para quem tem pressa em comprar veículo pesado. Para financiar um veículo é importante analisar o valor de entrada, as taxas de juros e o parcelamento a longo prazo.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Quer saber mais sobre comprar veículo pesado ou tem alguma dica que não tenha sido mencionada neste artigo? Deixe seu comentário. Você poderá ajudar outras pessoas!

Checklist para viagem de motorhome: Como garantir a segurança e o que levar - baixe agora!

0 0 vote
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments