Consumo de combustível: o que fazer para economizar com sua frota?

 

Introdução

Pronto para reduzir o consumo de combustível na sua empresa de transporte?

O óleo diesel no Brasil não é nada barato. A nossa carga tributária é uma das mais pesadas do mundo. Pagamos, em média, 17% do valor total em ICMS e 9% em CIDE, PIS/PASEP e COFINS.

E esse valor aumentou com a última notícia do Governo que aumentou os impostos sobre combustíveis, inflando o valor final em cerca de 10%.

As empresas de transportes podem melhorar seus lucros  ao economizar em detalhes. Uma gestão mal feita, pode facilmente minar todo o resultado  de uma empresa.

Assim, é fundamental controlar o consumo médio de combustível da empresa. Essa é uma das principais contas para saber exatamente qual é o custo para a realização de cada serviço de transporte.

O seu plano de negócios deve contabilizar o consumo de combustível. Se possível, converse com sua equipe e defina objetivos para reduzir despesas  e estabeleça, por exemplo, prêmios por volume de combustível economizado.

Veja a seguir dicas para você economizar mais:

15 Dicas para reduzir o consumo de combustível

Existem muitas formas de reduzir o consumo de combustível. Esse é um esforço contínuo que demanda uma mudança na cultura da empresa e no comportamento dos colaboradores. Veja algumas dicas:

 

Use o GPS

Escolher as rotas mais curtas e mais práticas pode economizar centenas de litros por ano em combustível. Instruções por voz, passo a passo, podem levar o veículo diretamente ao destino. Uma economia anual significativa é possível com a eliminação de rotas incorretas ou mais longas.

 

Evite ficar preso no trânsito

Evite os horários de pico e utilize aplicativos inteligentes como o Waze que informam as condições do trânsito e sugerem rotas alternativas.

 

Planeje as paradas para abastecimento

Alguns sistemas de navegação e aplicativos para smartphone incluem informações em tempo real que permitem que motoristas busquem os locais de abastecimento mais próximos à sua rota.

 

Concentre a compra de combustível

Ao comprar grandes volumes  de combustível de uma vez só, você consegue negociar valores e prazos de pagamento mais competitivos. Então, esteja sempre atento às ofertas do mercado.

 

Utilize o pagamento automático de pedágio

Frear, parar, pagar o pedágio, esperar o troco, acelerar de novo até atingir a velocidade de cruzeiro. Esse é um processo que  aumenta o consumo do combustível, o gasto de freios e do motor, além da perda de tempo.

Ao adotar o pagamento automático, você poupa combustível, componentes do motor e tempo..Multiplique esta economia pela número de veículos de sua frota e você vai se surpreender.

 

Evite a marcha lenta

Forçar a marcha lenta por muito tempo causa um desgaste desnecessário no motor e, claro, um consumo elevado de combustível. O ideal é trocar as marchas no tempo certo e ao atingir a velocidade de cruzeiro, manter o giro do motor no ponto certo.

 

Ajuste padrões para troca de marcha

Baixe dados do motor de seu veículo para adequar seu comportamento de troca (RPMs no momento da troca) em relação às bandas de torque de RPM ideais para seu motor.

Ajustar seu hábito de troca de marcha para se adequar à marca e modelo de seu motor pode fazer uma grande diferença. Cada redução de 1.000 rpm na velocidade do motor entrega um ganho de 1% em economia de combustível.

 

Evite períodos muito longos de aquecimento do motor

É recomendado aquecer o motor antes de começar uma viagem. No entanto, algumas pessoas exageram nesse momento e acabam gastando mais combustível do que o necessário.

Veja outras dicas rápidas:

  • Use a energia elétrica dos pontos de parada para alimentar acessórios da cabine e climatização;
  • Dirija sem acelerar ou frear bruscamente  (⅓ da economia de combustível vem de uma direção otimizada);
  • Evite acelerar entre as trocas de marchas;
  • Mantenha uma boa distância do veículo da frente para evitar a frenagem e aceleração excessivas;
  • Mantenha as trocas de óleo e filtros em dia;
  • Torne o seu caminhão mais aerodinâmico;
  • Use rodas de alumínio.

 

Conclusão

Pronto para reduzir o consumo de combustível na sua empresa de transporte?

Como vimos, o consumo de combustível é reduzido ao se prestar atenção nos detalhes no dia a dia de trabalho. E claro, não existe mágica nesse processo.

Você pode ter um objetivo claro, mas não será uma mudança ou duas que farão uma grande diferença na rotina da empresa. A verdadeira economia virá apenas quando todos os esforços cabíveis forem colocados em prática.

Assim, na união da equipe e de diversas iniciativas, a sua frota terá uma grande redução no consumo de combustível, e isso se converterá em centenas de milhares de reais a longo prazo.

O mercado de transportes é bastante competitivo. Então, quanto mais otimizada for a sua empresa, melhor. Ao conseguir reduzir os custos operacionais, você poderá cobrar mais barato, conseguindo mais trabalhos e manterá uma boa margem de lucro.

Fonte: blog.texaco.com.br

 

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments