Coronavírus: como desinfetar o interior da van

Por Divelp em Dicas, Notícias, Van - 21/05/2020

 

Coronavírus: como desinfetar o interior da van

Saiba como desinfetar o interior da van e proteger-se do coronavírus.

Se o reforço na limpeza é um fator essencial para reduzir as chances de contágio pelo coronavírus, esse cuidado deve ser redobrado no interior do veículo, em se tratando de táxis, carros de aplicativos para transporte individual e, principalmente, vans.

Entretanto, o interior de um veículo combina uma diversidade de materiais, inclusive, eletrônicos. Desta maneira surge a dúvida: que produto utilizar para cada um desses componentes na hora de higienizar o interior da van, sem causar danos?

Para resolver esse dilema que, na verdade, é muito comum, separamos algumas dicas sobre como desinfetar o interior da van e a manter todos os componentes como se fossem novos. Confira!

 

Lixeira no interior do veículo

Antes de desinfetar o interior da van, comece esvaziando a lixeira. O ideal é realizar essa ação diariamente, principalmente se nela se houver lenços com secreções.

 

Desinfecção do volante

O volante é o componente que mais precisa de higienização, pois está em contato contínuo com as mãos do motorista. Mas lembre-se de que o álcool em gel estraga o volante de couro, por isso dê preferência ao um pano úmido e sabão neutro. Alguns especialistas ainda recomendam o álcool 70%, aplicado com um pano de microfibra, entretanto, pode acontecer do produto danificar alguns componentes, deixar manchas e até mesmo ressecar e causar rachadura nas peças, de forma que não possam ser recuperadas.

 

Limpeza geral para desinfetar o interior da van

Para limpar as partes plásticas, como maçanetas e painel, além de borrachas, câmbio e tecidos, incluindo couro e material sintético simulando couro, pode-se utilizar um pano úmido e sabão neutro. Outra alternativa para as peças plásticas é o álcool isopropílico, que não danifica o material.

 

Artigos Relacionados

 

 

Limpeza do teto do veículo

Para limpar o teto, comece de cima para baixo, passando um pano seco para retirar toda a poeira e depois uma esponja úmida com água e detergente neutro, finalizando com um pano umedecido em água.

 

Aspiração da cabine

Ao utilizar o aspirador de pó, passe-o no assoalho e dê uma atenção especial às costuras e dobras, pois são nesses locais que a sujeira costumam se acumular.

 

Bancos e carpetes da van

Para a limpeza de bancos e carpetes, o ideal é utilizar produtos específicos para isso, ou optar pelo sabão neutro e água. Porém, é preciso remover completamente esses produtos com um pano seco, para que a umidade não contribua para acumular ainda mais bactérias que podem resistir na superfície.

 

Aspiração - Coronavírus: como desinfetar o interior da van

Durante a aspiração, dê uma atenção especial às costuras e dobras, pois são nesses locais que a sujeira costumam se acumular.

 

Limpeza dos tapetes

Os tapetes de plástico podem ser lavados com água e sabão e deixado para secar. Se os tapetes forem de tecido, o ideal é retirar a poeira, depois utilizar uma esponja úmida com água e detergente neutro, finalizar com um pano umedecido e deixar secar.

 

Desinfecção dos vidros

Também é importante limpar os vidros para desinfetar o interior da van. Borrife o limpa-vidros (que tem fórmula própria para este tipo de superfície) e passe um pano seco sobre o produto. Dessa forma, é possível retirar a sujeira sem deixar marcas.

 

Receba novidades em seu e-mail

 

Limpeza do ar-condicionado

Aqui vai uma dica muito importante para desinfetar o interior da van. A cada seis meses ou, pelo menos, uma vez por ano, é importante fazer a limpeza do ar-condicionado e verificar as condições do filtro. Desta maneira, é possível evitar a proliferação de fungos e bactérias no sistema.

 

Central multimídia do veículo

A tela tátil da central multimídia deve ser limpa com álcool isopropílico, produto mais puro e específico para higienização de eletrônicos e que também pode ser usado em botões e painel de instrumentos com tela digital.

Evite o álcool 70%, pois o produto possui 30% de água em sua composição, o que pode danificar alguns componentes.

 

Álcool em gel

Tenha um dispenser com álcool em gel dentro da van para que no transporte dos passageiros, estes adotem as medidas de higienização ao entrar no veículo.

Mas é importante lembrar que o álcool é um produto inflamável, por isso, como precaução, não é recomendado deixá-lo no interior da van, principalmente se ela estiver exposta ao calor do sol.

Ficou com alguma dúvida sobre como desinfetar o interior da van ou tem alguma sugestão? Compartilhe conosco!

 Dicas sobre como higienizar sua van

0 0 vote
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments