Cuidados com o caminhão: precauções e informações úteis sobre transporte de cargas

 

Cuidados com o caminhão: precauções e informações úteis sobre transporte de cargas

Assim como qualquer veículo, é preciso estar atento a alguns cuidados com o caminhão para que seja possível garantir a segurança do motorista, da carga a ser transportada e do próprio veículo.

Pensando nisso, elencamos algumas precauções a serem tomadas a respeito de manutenção, rotina na estrada e outras informações úteis sobre transporte de cargas. Mas, antes, é importante conhecer os caminhões mais usados na rotina de um caminhoneiro. Confira!

 

Tipos de caminhões e para que são utilizados

Confira quais são e a diferença entre eles. 

VUC

O Veículo de Carga Urbana (VUC) oferece dois eixos simples de largura de até 2,20 metros e comprimento menor do que 7,20 metros.

Muito usado nas grandes cidades, o VUC oferece mais facilidade em locais com trânsito de maior intensidade, pois o seu peso máximo não pode ultrapassar três toneladas.

 

Truck

O caminhão Truck é muito usado em rodovias e também nas cidades. Com um eixo dianteiro e dois traseiros, permite uma melhor distribuição do peso, aumentando o potencial de transporte de carga.

Sua tração traseira é capaz de carregar 19,5 a 23 toneladas, o que depende da configuração dos eixos traseiros (simples ou duplos).

 

Bitruck

O Bitruck conta com quatro eixos (dois dianteiros e dois traseiros), o que possibilita um nível de dirigibilidade elevado e a expansão da capacidade de carga.

Dependendo da configuração, pode ter tração nas quatro rodas. Com eixos dianteiros direcionais, movimentados conforme o uso do volante, possui capacidade para transportar até 22 toneladas.

 

Caminhão trator

Outro modelo muito usado é o caminhão trator ou cavalo mecânico, que transporta carretas conectadas a um engate na quinta roda.

Como precisa de mais cuidados para oferecer boa performance deve passar por uma manutenção periódica. A quantidade de carga depende do número de eixos do semirreboque e da potência do motor.

Veja também: Modelos de carrocerias mais utilizadas – conheça o tipo de carga para cada uma delas.

 

Receba novidades em seu email

 

Outros modelos

Existem outros modelos utilizados no Brasil, mas não são tão frequentemente vistos. 

Toco

O toco ou caminhão semipesado é similar ao VUC, possui 14 metros de comprimento, com capacidade de transportar até seis toneladas, sendo usado nas cidades.

 

Bitrem

Usado em regiões portuárias esse caminhão possui grande capacidade de transportar cargas.

De modo geral, possui sete eixos que podem suportar até 57 mil quilos. Como tem 19,8 metros de comprimento, é necessário o uso de cavalos bitrucados com tração nos eixos traseiros. Com um terceiro eixo nos semirreboques, é capaz de transportar até 74 toneladas.

 

Rodotrem

Capaz de transportar 74 toneladas, oferece três articulações e possui um equipamento conectado à quinta roda, denominado de Dolly. Como possui 9 eixos, apresenta uma circulação menor quando comparada ao Bitrem.

 

Existem ainda: o sider, o baú e a grade alta, que são considerados modelos mais versáteis; e a prancha, a cegonheira e a boiadeira que são mais específicos.

 

Manter o caminhão em boas condições

Para trafegar nas estradas o caminhão deve estar em boas condições. Para isso há uma série de procedimentos a serem feitos com certa frequência.

 

1. Pneus

Para garantir a segurança do motorista e a estabilidade do veículo e da carga, é essencial manter em dia alinhamento, calibragem e rodízio periódico dos pneus. 

 

2. Carga adequada à capacidade e tipo do veículo

O ideal é transportar apenas cargas adequadas à capacidade e tipo do caminhão. Isso é fundamental para diminuir os riscos e trabalhar de acordo com as regras governamentais. Confira o artigo Tipo de caminhão ideal para sua carga.

 

3. Motor

Os cuidados com o motor também devem ser levados em consideração, por isso é importante a utilização de lubrificantes e combustíveis de qualidade.

 

4. Manutenção preventiva e peças

A manutenção preventiva, assim como a utilização de peças recomendadas pelo fabricante também estão entre os cuidados com o caminhão a serem adotados. Desta forma, é possível proporcionar melhor desempenho ao veículo e evitar as chances de precisar de consertos inesperados na estrada.

 

Artigos Relacionados

 

Cuidados com o caminhão na estrada

Durante a viagem também existem alguns fatores que merecem atenção especial.

 

1. Checar nível de fluidos e sistemas

O ideal é ter um bom planejamento e, antes mesmo de iniciar a viagem, observar itens como nível dos fluidos, sistema de iluminação, freios e pneus.

 

2. Parar em locais seguros

Se for preciso parar durante o percurso, estacione em locais seguros. Esse cuidado é primordial para aqueles que trabalham durante a noite.

 

3. Utilizar sinalização

Caso o caminhão apresente algum defeito, utilize a sinalização recomendada na via, evitando acidentes e garantindo a segurança de todos os condutores.

 

Informação útil: como calcular o frete

Além de conhecer os tipos de caminhões e para que são utilizados, também é importante saber como calcular o frete. Para isso, o indicado é utilizar a tabela da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT). Os padrões estabelecidos se baseiam em informações como a distância a ser percorrida, a modalidade da carga e a quantidade de eixos do caminhão.

Desta forma, é preciso multiplicar os números obtidos em cada um desses itens, resultando no piso mínimo a ser cobrado pelo transporte.

Só para ilustrar, o motorista precisa percorrer 400 km para transportar uma carga a granel, usando um caminhão com 4 eixos. Para essa modalidade de carga, podemos considerar o valor de R$1,60 por km.

Ao multiplicar esses valores, o valor a cobrar pelo serviço, será no mínimo, R$ 2.560,00. Para obter uma remuneração justa é recomendado seguir os padrões da ANTT.

Confira como calcular o piso mínimo.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre cuidados com o caminhão ou informações úteis sobre transporte de cargas? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!

Checklist para viagem de motorhome: Como garantir a segurança e o que levar - baixe agora!

0 0 vote
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments