Dicas para montar um motorhome

 

Dicas para montar um motorhome

A casa sobre rodas tem sido muito procurada por aqueles que não abrem mão de viajar, principalmente depois das orientações sobre o distanciamento social, em decorrência do coronavírus.

Além da possibilidade do aluguel do transporte, uma outra opção é montar um motorhome para pegar a estrada, sem preocupações.

Com tantas sugestões e ideias, assim como diferentes palpites em relação às montagens, muitos campistas possuem dúvidas sobre como montar um motorhome aqui no Brasil. Leia também o artigo Qual a categoria de habilitação para dirigir motorhome? 

Por isso, reunimos algumas dicas para você montar um motorhome dentro de vans como Ducato, Master, Sprinter e outras.

 

Autonomia na montagem

Como aqui no Brasil não há tantos campings e locais de paradas como em outros países da Europa, Austrália e Estados Unidos, o melhor a se fazer é pensar em veículos com montagens mais independentes. Assim, se faz necessário ter autonomia em energia e água, os dois principais pilares de um motorhome.

Mas, também é importante dar atenção à estrutura geral do veículo. Para isso sugerimos dicas importantes em relação ao layout e equipamentos.

 

Disjuntores de energia

Ao montar um motorhome, é interessante separar os disjuntores de energia do veículo. Dessa maneira, se acontecer algum problema em um circuito, basta isolá-lo e continuar usando o restante.

Outra dica é pensar em painéis solares em cima do carro, assim o veículo parado pode realizar o carregamento das baterias, contribuindo para autonomia da energia a ser armazenada.

Caso esteja pensando em adicionar um gerador (gasolina ou diesel) ao motorhome, comece a estruturar o carro durante a sua montagem. Desse modo, a empresa que realizará a montagem poderá aperfeiçoar o isolamento térmico e acústico no local do gerador (evitando o aquecimento das camas, quando o gerador está localizado no porta-malas), melhoria de toda parte elétrica e tubulação para saída do escapamento.

Receba novidades em seu email

 

Registro de água 

O ideal é pensar também em registros de água de maneira separada, ou seja, um registro para cada chuveiro, pia do banheiro, vaso sanitário e outros. Desse modo, é possível isolar vazamentos e continuar utilizando todo o resto da estrutura do veículo.

Caixa de detritos automática é outro elemento importante, já que gera um conforto maior ao campista, pois é só apertar um botão e o depósito de esgoto é descartado. Isso deve ser feito em locais próprios para descarte, como “dump station” (estação de despejo) em campings e também em postos de gasolina nas estradas.

Além disso, é importante ter atenção com os reservatórios embaixo do veículo, ainda que deem maior estabilidade, também podem ser facilmente furados por buracos e pedras nas estradas. Por isso, vale a pena pensar em adaptar uma proteção resistente embaixo do carro.

 

Banheiro para montar um motorhome

Quanto à estrutura do carro, também há algumas considerações importantes.

Será que é melhor separar o chuveiro do vaso sanitário, na hora de montar o banheiro? Essa dúvida é muito frequente entre os caravanistas. Por isso, é importante ter atenção, sobretudo se você e sua família possuírem uma estrutura um pouco maior (pessoas altas ou obesas), já que a separação do chuveiro pode deixar os ambientes menores. Por isso, existem ideias para montar um motorhome com vaso sanitário junto do chuveiro, otimizando, assim, o espaço.

 

Investir numa cozinha externa

Na hora de montar um motorhome, um investimento interessante é criar uma cozinha externa, para aproveitar os momentos de parada, seja fazendo um churrasco, tomando uma cerveja e cozinhando com o pessoal do lado de fora.

 

Medidor de nível de gás

E por falar em cozinha, para não precisar retirar o botijão de dentro do veículo a cada vez que quiser verificar se está acabando ou não, o mais cômodo é colocar um medidor de nível de gás.

Além disso, também é importante colocar registros de gás separados (um para o fogão interno, outro para o fogão externo e um registro para o chuveiro), assim fica mais fácil identificar possíveis vazamentos.

 

Artigos Relacionados

 

Posicionamento da geladeira

Na hora de incluir a geladeira ao montar um motorhome, a dica é pensar em seu posicionamento, para que não seja necessário entrar a toda hora no carro e sujar o veículo. O bom posicionamento também ajuda quando o veículo tem minicama de casal, e mesmo assim possibilita abrir a geladeira durante a noite, sem precisar desmontar a cama. 

 

Ar-condicionado

Muitos optam por colocar o ar-condicionado próximo à cama de casal e entram numa fria (literalmente falando). Por isso, uma ideia é instalar o ar-condicionado próximo à cabine do motorista. Ainda que se perca um pouco de altura no interior do veículo, entre a casa e a cabine, essa opção agrada muitas pessoas.

 

Empresas que desenvolvem projetos

Existem algumas empresas que são homologadas na tarefa de desenvolver projetos de motorhomes:

Estrela-Mobil

A empresa possui know-how de mais de 20 anos em projeto e construção de motorhome, com experiência vinda da Indústria Aeronáutica por parte de seus fundadores. Segundo a própria Estrela-Mobil, oferece Motorhomes competitivos em termos de preço e equipamentos, que estão na vanguarda graças às excelentes técnicas de construção adotadas.

 

Nei Transformação Veicular

Especializada na transformação de veículos especiais, a Nei Transformação Veicular possui total desenvolvimento de seus produtos, sem terceirização em nenhuma fase de sua produção.

 

Avanti Home

A equipe da Avanti Home conta com uma designer de interiores e usuária de motorhome, com conhecimentos técnicos específicos e experiência para desenvolver motorhomes funcionais e esteticamente diferenciados.

 

Vettura Motorhomes

Empresa com larga experiência em marcenaria de móveis e trabalho no ramo de construção de veículos de recreio, a Vettura Motorhomes conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados desde a criação de projetos até o acabamento final. Promete manter um elevado padrão de serviços, criando um produto personalizado em detalhes, de acordo com o seu projeto.

Sprinter Furgão é na Divelp

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de vans (inclusive para serem transformadas em motorhome), utilitários e veículos novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um serviço diferenciado.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais dicas para montar um  motorhome? Deixe seu comentário. Será uma satisfação poder ajudar!

Master Furgão L3H2 é na Divelp

5 1 vote
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Julio
2 anos atrás

Ótimo post, parabéns!