Conheça a diferença entre trailer e motorhome

Por divelp em Notícias sobre veículos, Dicas sobre veículos - 03/06/2021

 

Conheça a diferença entre trailer e motorhome

As vantagens de viajar em uma casa sobre rodas são muitas, mas você sabe qual é a diferença entre trailer e motorhome? Confira ao longo deste artigo, para que você possa encontrar a melhor opção para sua viagem.

Além do trailer e do motorhome, também existem as campervans, então tire todas as suas dúvidas com um guia básico a seguir, boa leitura!

 

O que é um motorhome

O motorhome é um dos veículos mais conhecidos por aqueles que desejam viajar sobre rodas. Semelhante a um minicaminhão, com vários cômodos em seu interior, ele está muito presente nos filmes que vemos por aí.

De maneira literal, é uma casa com motor, já que possui lugares para dormir e instalações como cozinha, oferecendo todo o conforto de uma casa em um modelo mais compacto.

Leia também o artigo Viajar de motorhome: Vantagens e desvantagens de uma casa sobre rodas

Prós

Como benefícios temos: 

  • Mais conforto e espaço interno; 
  • Reservatórios internos maiores possibilitando os banhos; 
  • Praticidade de poder estacionar e passar a noite em algum camping, depois ligar o motor e pegar a estrada novamente.

Contras

Como ponto negativo temos: 

  • Por ser um automóvel maior também é menos prático de estacionar, dificultando viagens que precisam de maior movimentação na cidade;
  • Aluguel mais caro que os demais tipos de veículos.

 

O que é um trailer

Já o trailer representa uma moradia móvel. Entre as diferenças entre trailer e motorhome está o fato de que este precisa ser acoplado a um carro para se movimentar, como uma espécie de guincho.

Eles também são chamados de Caravan no exterior. Outra diferença entre trailer e motorhome é que no trailer não há energia elétrica própria, mas é possível utilizar baterias portáteis ou geradores para itens pequenos, como eletrodomésticos menores e lâmpadas. Os trailers possuem espaços para sentar e fazer refeições, camas e banheiros com chuveiros.

Prós

Como vantagens:

  • Veículo rebocador tem autonomia, facilitando a mobilidade sem precisar levar a casa para todo lugar;
  • O preço é mais acessível;
  • Não requer muitos cuidados mecânicos.

Contras

O lado negativo pode ser:

  • Pouca autonomia de movimento, já que não se move sozinho;
  • Instalação do reboque também pode incomodar; 
  • Por último, apenas carros específicos são capazes de rebocá-lo, assim, acaba não sendo muito usado em viagens curtas.

 

Receba novidades em seu email

 

Campervan: uma terceira opção

Existe ainda a campervan, uma ótima alternativa para aqueles que desejam viajar para qualquer lugar em uma casa sobre rodas.

A campervan consiste em um carro adaptado para se tornar uma casa móvel, como um motorhome pequeno. Para isso, normalmente, são usados carros específicos para customizar, como: Spin, Ducato, Doblô, Kombi, entre outros.

Prós

Como vantagens:

  • Facilidade de dirigir;
  • Custo/benefício (por ser menor, também gasta menos combustível);
  • Possibilidade de escolher entre modelos variados.

Ainda que sejam menores, sua customização oferece pequenas cozinhas, camas e até mesmo duchas externas para suprir as necessidades dos viajantes.

Além disso, por possuírem formato compacto, também facilitam o manejo e a mobilidade, alcançando lugares menos acessíveis, como rios e beiras de praias, assim como algumas ruas que outros modelos não conseguem.

Contras

Como não existe banheiro interno, é necessário realizar paradas periódicas ao longo da viagem. Desta forma não oferece tanta independência como as outras opções, além do espaço mais limitado.

 

Qual é a melhor opção?

Além da diferença entre trailer e motorhome, foi possível observar que todas as opções possuem pontos positivos e pontos negativos. Assim, o ideal é analisar cada alternativa para identificar qual será a melhor no seu caso. 

Também existem outros fatores a serem considerados na hora da escolha, como o consumo de combustível, valores de camping e a habilitação necessária para cada veículo.

 

Consumo de combustível

Cada modelo consome uma quantidade específica por quilômetro, dependendo do tamanho. Assim, quanto maior o veículo, maior será o seu consumo. Em média são 5 a 10 km por litro de gasolina. Caso o veículo não seja a diesel, isso já representa uma certa economia. 

Além disso, o preço do combustível também varia de acordo com o local, por isso é importante fazer uma boa pesquisa.

 

Valores de camping

O valor varia conforme o tamanho do veículo e quantidade de pessoas. Além disso, alguns motorhomes não são aceitos em determinados lugares, o que pode causar uma grande dor de cabeça. 

O ideal é procurar saber sobre o lugar antes de decidir o veículo. Você pode utilizar um site de busca de campings, como o Camped, onde é possível descobrir todas as regras de cada lugar e evitar imprevistos.

 

Artigos Relacionados

 

Sobre a habilitação necessária e camping

Para analisar a diferença entre trailer e motorhome, assim como a campervan é importante considerar a habilitação necessária para cada veículo:

  • Com a carteira de motorista do tipo B (carros comuns e campervans), você pode conduzir qualquer veículo de até 6.000 kg de peso bruto total, isto é, contando não apenas o peso do veículo, como também o que tem dentro;
  • Carteiras de motorista do tipo C servem para veículos acima de 6000 kg, com até 8 pessoas;
  • Para um veículo para mais de 8 pessoas, é exigida a carteira de motorista tipo D.

 

Nosso veredicto

Inegavelmente, os trailers e motorhomes são boas alternativas para viajar em um grupo grande e/ou em locais onde não será preciso muita locomoção.

Mas, se a sua prioridade é economizar e viajar em uma casa sobre rodas, você pode contar com a autonomia da campervan.

Independentemente da sua escolha, viajar com uma casa móvel é uma aventura inesquecível.

Sprinter Furgão é na Divelp

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de vans (inclusive para serem transformadas em motorhome ou campervan), utilitários e veículos novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ficou com alguma dúvida sobre a diferença entre trailer e motorhome ou quer saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!

 

Master Furgão L3H2 é na Divelp

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments