Documento do carro zero quilômetro: como fazer

 

Documento do carro zero quilômetro: como fazer

Pensando em adquirir um veículo zero quilômetro? Confira como fazer o documento do carro.

Após comprar um veículo novo é preciso registrar a documentação, somente assim será possível utilizá-lo pelas ruas. Desse modo, o proprietário tem até 30 dias após a negociação para fazer o documento do carro.

Na grande maioria das vezes, para evitar o trabalho, o proprietário prefere pagar um pouco mais e contratar um despachante para que este cuide de todas as questões burocráticas.

Entretanto, realizar o registro de um veículo zero quilômetro não é tão difícil quanto parece e o próprio motorista pode fazê-lo. Para auxiliar nesse processo, selecionamos algumas dicas de como fazer o documento do carro. Confira! 

 

Solicitar registro no Detran 

O primeiro passo para fazer o documento do carro zero quilômetro é solicitar o registro do veículo no Detran. Esse processo pode ser feito pela internet ou na unidade física mais próxima, em até 30 dias após a emissão da nota fiscal. Os documentos necessários, são:

  • RG ou CNH (original e cópia);
  • Comprovante de Residência;
  • Número do chassi do veículo;
  • Nota fiscal do fabricante;
  • Nota fiscal da revendedora.

 

Solicitação presencial em uma unidade do Detran

Em uma unidade do Detran, após os documentos serem verificados, será necessário preencher o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Depois desses passos, serão emitidas guias de IPVA, DPVAT e a taxa de registro no veículo (o valor varia conforme cada estado).

Após efetuar os pagamentos (em bancos conveniados), o Detran irá confirmar o registro do carro e determinar o código de segurança do CRV (com este número é feito o licenciamento do veículo).

Depois deste procedimento, é possível fazer o emplacamento do veículo em empresas privadas credenciadas.

 

Solicitação pela internet

Ao realizar o processo pela internet, será necessário preencher a solicitação de registro e anexar os documentos, que devem ser digitalizados e enviados no formato PDF.

É importante lembrar que as informações devem ser legíveis e não podem ultrapassar 1 MB cada. 

Após a análise de documentos (que pode levar até 5 dias úteis) serão enviadas as guias de pagamento (IPVA e DPVAT) e a taxa de registro.

 

Receba novidades em seu email

 

 

Emissão do CRLV-e

É possível emitir o CRLV-e assim que o Detran informar o código de segurança do CRV. O processo pode ser realizado pelo site do Detran ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT.

 

Pelo site 

Após entrar no portal do Detran (do seu estado) e fazer o login, acesse a aba de serviços e toque em “Documentos”.

Informe o Renavam e a placa do carro. Depois, basta imprimir o documento.

 

Pelo aplicativo

Após fazer o download do app CDT, faça seu login. Vá em “Veículos” e “Licenciamento Digital (CRLV-e)”.

Depois, informe o Renavam e o código de segurança do CRV.

Pronto! Basta fazer o download do documento. 

É importante destacar que no primeiro acesso ao app, será preciso usar internet, depois disso não será mais necessário. Leia também o artigo Documentação digital de veículos utilitários.

 

Artigos Relacionados

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos a cidade de Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre como fazer o documento do carro? Deixe seu comentário. Ficaremos felizes se pudermos ajudar!

E-book Financiamento de caminhão: 5 passos práticos para fechar negócio - baixe agora!

0 0 vote
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments