Emplacamento de veículos: por que ele é tão importante?
Emplacamento de veículos: por que ele é tão importante?
Imagine você saindo da concessionária com um carro novinho em folha! Esse é um daqueles momentos que proporcionam uma incrível sensação de sonho realizado.
Essa sensação pode ser muito reconfortante, mas o que a maioria das pessoas esquece é que os gastos com o veículo ainda não acabaram.
Assim que o veículo sai da loja é preciso resolver as pendências com a documentação para poder desfilar por aí dentro da lei. Para saber mais leia o artigo Documento de carro zero quilômetro: como fazer.
O emplacamento de veículos é um desses requisitos. Uma medida que assegura sua identificação e também possibilita que ele transite pelas ruas.
Ainda que muitos motoristas prefiram recorrer ao serviço de um despachante, essa tarefa pode ser facilmente realizada pelo próprio motorista.
Veja a seguir, como é possível fazer o emplacamento de veículos de uma forma fácil e simples, sem precisar pagar pelo serviço de um despachante.
Placa: a identidade do veículo
Da mesma forma que nós necessitamos de documentos de identificação, como CPF, RG e outros, todos os veículos automotores em circulação precisam do emplacamento para sua devida identificação.
As placas utilizadas para essa finalidade são compostas por uma combinação única de letras e números, e no Brasil elas começaram a ser usadas em meados dos anos 40.
Além da identificação do veículo, essa medida obrigatória permite também identificar os responsáveis por infrações de trânsito e ainda serve como referência para definir quem pode ou não transitar a cada dia em cidades que possuem rodízio de veículos.
O último número da placa também define os prazos para pagamento do IPVA e licenciamento.
Mercosul: o novo padrão de emplacamento de veículos
Que o Brasil adotou um novo padrão de emplacamento de veículos não é mais novidade. Essa medida tem o intuito de unificar a fiscalização nos países que integram o Mercosul. Leia também o artigo Novas placas Mercosul para Vans comerciais – Qual o prazo para legalizar e o que todo dono de van precisa saber?
Atualmente as placas são predominantemente brancas e na parte superior está localizada uma faixa azul, na qual o nome do país é escrito. Além disso, a sequência alfanumérica não é mais composta por 3 letras e 4 números (BCD-3421) atualmente a sequência é formada por 4 letras e 3 números alternadamente (BCD3A42).
Recursos da placa padrão Mercosul
Com o intuito de evitar fraudes o novo padrão de placa conta com vários recursos, tais como:
- QR code;
- Marca d’água;
- Número de série;
- Pintura especial dos caracteres;
- Chip de armazenamento com informações importantes acerca do veículo.
A placa é obrigatória para todos os veículos novos no Brasil, desde 2020. Em relação aos veículos usados, a placa antiga precisa ser substituída pela placa Mercosul quando há transferências de propriedade, mudança de estado ou município.
Emplacamento de veículos: como fazer
Como a placa é o registro do veículo, é proibido transitar sem ela. A única exceção se dá no período de 15 dias após a compra de um veículo novo, quando este pode ser levado para se fazer o emplacamento.
Desta forma, é necessário dar entrada no processo de regularização assim que se adquire um carro. Saiba o que é preciso para realizar o emplacamento:
Documentos para regularização
Reúna a documentação necessária para o emplacamento do veículo e compareça ao Detran de sua cidade em posse dos seguintes documentos:
- RG, CPF e CNH do proprietário;
- Contas de energia, água ou qualquer outro comprovante de residência;
- Nota fiscal do veículo (emitida há menos de 30 dias);
- Decalque do número do chassi;
- Contrato de financiamento (se o veículo tiver sido adquirido dessa forma).
Taxa de emplacamento
Depois de apresentar os documentos, será preciso quitar a taxa de emplacamento através de um boleto emitido pelo Detran. Os valores podem variar de local para local.
Em seguida, será disponibilizado o número da chapa no setor de placas. Depois, vá ao setor de DPVAT e IPVA, para realizar o cálculo desses impostos e fazer o seu pagamento. Solicite o formulário de registro do RENAVAM. Confira também Como é calculado o IPVA do veículo.
Vistoria
É o Detran que determina horário e local em que a placa e o lacre serão colocados, entretanto, em algumas localidades é possível agendar. Nessa vistoria, serão avaliadas as condições de circulação, funcionamento e autenticidade do chassi e documentação do veículo.
Ou contrate um despachante
Emplacar o carro sozinho, sem a ajuda de um despachante, além de ser simples também pode render uma economia de até R$600,00. Mas, como todo processo burocrático, é preciso ir e vir para realizar as etapas.
Por isso, caso seja uma pessoa sem tempo que prefere contar com a ajuda de um despachante é preciso analisar as opções e escolher qual delas é a ideal para sua situação.
Artigos Relacionados
A Divelp Veículos
Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre emplacamento de veículos? Deixe seu comentário. Ficaremos felizes se pudermos ajudar!