Fiat completa 39 anos de operações no Brasil

 

Na quinta-feira, 9, a Fiat comemora seu 39º ano de atividades no Brasil em meio ao maior ciclo de expansão de suas operações no País. Em 1976, a empresa inaugurava a fábrica de Betim (MG), a primeira fora do cinturão industrial paulista, que até então, concentrava todas as montadoras que atuavam por aqui. A unidade está atualmente passando por um amplo processo de modernização, com investimento de R$ 7 bilhões entre 2011 e 2016.

A planta mineira também é a maior fábrica do grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles – no mundo, além de ser a mais complexa: em quatro linhas de montagem produz 16 modelos diferentes, que se desdobram em 120 versões. No total, são 64 mil peças diferentes trazidas por quase 300 fornecedores em aproximadamente 1,6 mil caminhões por dia, sendo que 25% delas chegam no sistema JIS (just in sequence), como bancos, para-choques, painel de instrumentos entre outros, que chegam à linha de montagem no tempo e sequência em que devem ser inseridos no chassi.

Como parte do processo de modernização da planta, a área de prensas recebeu, em 2011, duas linhas de Komatsu, capazes de dar 16 golpes por minuto, o dobro da velocidade das prensas convencionais. O tempo para troca dos estampos é de apenas três minutos, aumentando significativamente a produtividade, em comparação com os 45 minutos necessários nas linhas convencionais. No total, a área de prensas conta com 2,2 mil estampos, consome 45 mil toneladas de aço e produz 115 mil peças por mês.

A linha de produção também ganhou novos robôs: eram 238 robôs em 2013, saltando para 619 neste ano, e que deverá chegar a 974 no ano que vem. Além disso, para melhorar a logística interna da planta, foram instalados transportadores aéreos de peças e componentes entre os galpões, facilitando a integração entre as diversas áreas.

Uma das maiores inovações está na pintura: a planta ganhará uma das maiores e a mais moderna cabine de pintura do mundo, com capacidade para processar 180 carrocerias por hora ou 950 mil por ano. Segundo a Fiat, seus 500 metros de comprimento a tornam uma das maiores obras de construção civil em curso em Minas Gerais.

COMEMORAR COM ESTILO

Para marcar os 39 anos de atividades no Brasil, a Fiat lança uma coleção de camisetas inspiradas em seus modelos de maior relevância no mercado brasileiro ao longo desse período. A edição limitada das camisetas comemorativas tem 13 estampas para modelos como Fiat 147, Stilo, Tempra, Uno Mille, além do Palio, que desde o ano passado segura a liderança do mercado de leves.

Fonte: AutomotiveBusiness

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments