Guia para iniciantes na prestação de serviço de frete e transporte de pequenas cargas

Por Divelp em Dicas, Utilitários, Van - 30/07/2020

 

Guia para iniciantes na prestação de serviço de frete e transporte de pequenas cargas

Que tal iniciar na prestação de serviço de frete e transporte de pequenas cargas?

Devido à pandemia, muitos profissionais tiveram que se reinventar para driblar a crise, inclusive apostar em novos segmentos. 

Por outro lado, por causa do distanciamento social, as pessoas têm dado preferência a compras online e delivery, o que tem tornado o serviço de frete e transporte bastante promissor para aqueles que desejam iniciar um negócio.

Com o objetivo de ajudar esses profissionais que buscam reinventar-se para driblar a crise, selecionamos algumas dicas para prestar serviço de frete e transporte de pequenas cargas.

 

O que é o serviço de frete e transporte de pequenas cargas

Esse serviço é caracterizado pelo uso de veículos de pequeno porte, como motos, utilitários e caminhões pequenos e normalmente realiza o transporte de cargas fracionadas de produtos diversos, de perecíveis a mercadorias de grande valor.

Seu diferencial pode ser exemplificado pela praticidade e agilidade que oferece, assim como, menores custos de deslocamento.

 

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Segmentos em que pode atuar 

São várias as possibilidades de atuação neste segmento. O empreendedor pode trabalhar com diferentes formatos de carga, como por exemplo:

 

Mudanças

Os transportadores de pequenas cargas podem trabalhar com mudanças, tanto no mercado residencial, como no mercado comercial (principalmente empresas relacionadas a eventos).

 

Encomendas urgentes

São fretes de carga pequena com urgência de entrega. Normalmente são realizados por VUC (Veículo Urbano de Carga), motos e também utilitários.

Esses tipos de encomenda garantem uma rentabilidade maior pois, costumam ser mais caros devido à necessidade de rapidez em sua entrega.

 

Fatores que favorecem o setor

O serviço de frete e transporte de pequenas cargas está em constante crescimento, sendo uma grande tendência, principalmente, pela agilidade que oferece.

Além disso, existem outros fatores que favorecem o setor, tais como:

  • E-commerce em crescimento – produtos adquiridos online costumam ser mais leves e menos volumosos.     
  • Logística reversa – o transporte de resíduos sólidos é obrigatório, portanto a logística reversa favorece o setor de transporte fracionado. 
  • Atomização das encomendas – compras frequentes e menores.
  • Importação e exportação de pequenos volumes – o aumento das importações e exportações de menor porte.  
  • Crescimento de comércio no interior – no interior do país, as pequenas cidades têm expandido os negócios.

 

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Exigências Legais e Específicas 

Antes de começar a prestar serviço de frete e transporte de pequenas cargas, o empreendedor deve verificar exigências legais e específicas e averiguar se é preciso obter um alvará de funcionamento e licença sanitária.

Além disso, deverá também requisitar o Registro Nacional de Transporte Rodoviários, para poder atuar nesse setor em conformidade com a Lei.

 

Equipamentos necessários

Para quem deseja apostar nesse segmento e prestar serviço de frete e transporte de pequenas cargas é necessário ter alguns equipamentos como:

  • Veículo-caminhão de pequeno porte, furgão, utilitários ou moto (dependendo do serviço que irá desempenhar)
  • Telefone Celular – para realizar o contato com os clientes.

Já para uma empresa de pequeno porte, serão necessários equipamentos operacionais e equipamentos para escritório.

Equipamentos operacionais:

  • Utilitários e furgões para cargas de até 1.500 kg.
  • Aparelhos e sistema de rastreamento (GPS e monitoramento)

Equipamentos e móveis para escritório:

  • Notebook ou Desktop
  • Mesas e cadeiras
  • Impressoras
  • Smartphones

 

Investir em divulgação

Investir na divulgação do seu negócio é essencial para obtenção de clientes. Confira as dicas para promover os seus serviços.

 

Cartão de visitas e/ou folhetos

Você pode fazer a impressão em gráficas e entregar para o seu público-alvo (empresas ou residências).

 

Placas ou banners

Para expor em locais de grande circulação. Não se esqueça de acrescentar um telefone para contato.

 

Network

Participe de feiras, encontros profissionais e palestras para aumentar a sua rede de contatos e criar vínculos profissionais. E tenha sempre em mãos alguns cartões de visita.

 

Redes sociais

A divulgação nas redes sociais é muito importante, já que todos pesquisam na internet. Então, a dica é  promover seus serviços no Facebook, Instagram e outras mídias sociais. Lembre-se de que quanto mais visibilidade, melhor.

Para complementar essas orientações, confira também o material Como montar um serviço de frete e transporte de pequenas cargas, disponibilizado pelo Sebrae.

 

Ficou com alguma dúvida ou quer mais dicas para prestar serviço e transporte de pequenas cargas? Deixe seu comentário. Será uma grande satisfação poder ajudar!

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