Golpe com boleto bancário cresce 785% em 2021

Por divelp em Notícias sobre veículos, Dicas sobre veículos - 31/03/2022

 

Golpe com boleto bancário cresce 785% em 2021

Infelizmente não é incomum as pessoas caírem em golpes. E com o avanço e facilidades da internet, os golpes só aumentaram. 

A nova modalidade é o golpe com boleto bancário, no qual os criminosos utilizam os dados do CPF de vítimas para identificar dívidas e oferecer falsas negociações de desconto. O contato, na maior parte dos casos, acaba sendo feito pelo WhatsApp e se aproveita da ingenuidade e falta de conhecimento de pessoas comuns.

Segundo a Axur, empresa especializada em riscos digitais, esse tipo de golpe fez com que houvesse, em 2021, um aumento de 785% no número de vítimas. Por isso, é muito importante estar atento.

 

Golpe com boleto bancário: como funciona

O golpe com boleto já é aplicado há anos no país, entretanto, a forma atual, mais aprimorada, faz uso de dados vazados da internet. Dessa maneira, os criminosos obtêm informações pessoais da população, incluindo dívidas e a empresa que  possui o débito, e as utilizam para acessar sites de instituições financeiras e gerar vias de boletos.

Depois disso, entram em contato com as vítimas pelo WhastApp, por meio de uma conta falsa, oferecendo um desconto promocional para quitação da dívida. Quem acredita, acaba recebendo um novo boleto, falso, com o valor renegociado.

Na maior parte dos casos, as pessoas acabam acreditando no golpe do boleto, achando que suas dívidas estão sendo renegociadas com desconto atrativo, acabam quitando o boleto e perdendo dinheiro sem sanar suas reais dívidas.

Receba novidades em seu email

 

Como se proteger do golpe do boleto

Apesar de procedimentos de pagamentos mais aprimorados e, consequentemente, mais seguros, como QR codes, links automáticos e PIX, possibilitarem que o golpe do boleto diminua, essa modalidade ainda representa 75% dos pagamentos, segundo informações da Febraban – Federação Brasileira de Bancos.

Porém, existem algumas dicas para que seja possível se proteger desse tipo de golpe. Confira!

  • Trocar suas senhas com certa frequência;
  • Confirmar sempre qualquer informação por meio dos canais oficiais das empresas (e-mail, telefone ou chat);
  • Habilitar a verificação em duas etapas do WhatsApp. 
  • Ter cautela com informações recebidas pelo WhatsApp.

 

Esteja sempre atento!

Se receber alguma oferta de renegociação de dívida por telefone, e-mail ou WhatsApp, entre em contato com a empresa ou instituição financeira e, para prevenção, altere suas informações de login e senha no site da empresa.

Esses são procedimentos básicos, mas podem evitar que diferentes golpes sejam aplicados por criminosos.

 

Artigos Relacionados

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre golpe com boleto bancário? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

 

Guia de documentos obrigatórios de veículo: Taxas e procedimentos - baixe agora!

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments