Como identificar um boleto falso em 8 passos

Por divelp em Notícias sobre veículos, Dicas sobre veículos - 14/04/2022

 

Como identificar um boleto falso em 8 passos

A segunda forma de pagamento mais utilizada em nosso país é o boleto bancário, que perde apenas para o cartão de crédito. Diante da intensidade de seu uso, os golpistas têm se aproveitado para aplicar fraudes por meio de boleto falso.

São diversos os tipos de fraudes cometidas, entretanto, um dos golpes mais praticados é feito através da instalação de um vírus no computador das vítimas, com o intuito de alterar os dados e redirecionar o valor depositado para a conta dos criminosos. Leia também Golpe com boleto bancário cresce 785% em 2021.

Visando auxiliar na identificação desse tipo de fraude, elencamos alguns passos a serem seguidos para evitar futuras dores de cabeça. Confira!

 

Artigos Relacionados

 

8 passos para identificar um boleto falso

1. Fique atento ao código de barras

Um boleto verdadeiro possui padrões. O código de barras está presente na região superior e inferior, com os números exatamente iguais.

  Os últimos dígitos equivalem ao valor a ser pago e, caso não correspondam, se trata de um boleto falso.

 Além disso, confira se os três primeiros números da sequência correspondem ao código do banco que fez a emissão do boleto. Caso não seja o mesmo da instituição bancária, pode ser um golpe. Para ficar atento e consultar o código de cada instituição bancária, acesse a Relação de Bancos participantes do Banco Central.

 

2. Certifique-se de que a origem do boleto seja confiável

Ao invés de usar canais oficiais, alguns golpistas enviam o boleto falso por SMS, WhatsApp ou e-mail. Dessa maneira, a forma mais segura de emissão de boleto é por meio do site oficial da loja ou instituição.

 

3. Não imprima boletos

Pelos mesmos motivos, dê preferência à leitura do boleto diretamente pelo computador. Isso porque existem fraudes mais sofisticadas nas quais um vírus, quando instalado no computador, pode vir a alterar o valor e o destinatário do seu boleto no momento em que o documento é aberto para impressão. Por isso, tenha sempre um antivírus instalado e atualizado.

 

4. Atenção os boletos recebidos via Correios

Também é importante tomar cuidado com boleto recebido por correspondência, já que os golpistas costumam sequestrá-la para adulterar os dados bancários.

Para evitar cair nesse tipo de golpe do boleto falso, a dica é solicitar o débito automático à instituição correta.

 

5. Confira os dados do boleto bancário

Boletos falsos costumam apresentar erros de português e alguns outros erros que podem passar despercebidos à primeira vista. Por isso, confira informações como data de vencimento, nome do beneficiário e CNPJ.

 

6. Verifique o valor

O valor do boleto deve aparecer em dois lugares, no fim do código de barras e em “valor do documento”. Observe se essas informações correspondem.

Outro sinal para ter atenção é se a quantia for diferente de uma cobrança que normalmente possui valor fixo.

 

7. Analise os dados do beneficiário

Observe o CNPJ e verifique se é o mesmo da empresa, isso também vale para Razão Social ou Nome fantasia. Dessa forma, caso seja um nome desconhecido, certifique-se pesquisando no site da empresa ou na internet.

Outra maneira de verificar a veracidade da empresa é consultando sua reputação através do site Reclame Aqui, e verificar se o CNPJ do emissor do boleto é real, por meio do aplicativo da Receita Federal, onde serão encontradas listas divulgadas pelo Procon.

 

8. Impossibilidade de leitura do código de barras

Boletos falsos possuem uma característica em comum que é a impossibilidade de leitura do código de barras. Geralmente a leitura é incompatível, o que obriga o consumidor a digitar o número manualmente.

Então, ao invés de digitar, primeiro tente ler o boleto com a câmera do seu smartphone, assim você pode ter mais atenção caso isso ocorra.

 

Receba novidades em seu email

 

Importante: cuidado com WiFi público

Além de ter atenção com esses passos, para não cair no golpe do boleto falso também é recomendado evitar utilizar redes WiFi públicas, principalmente no momento de realizar o download do boleto e acessar sua conta bancária.

Isso porque alguns criminosos são capazes de interceptar o acesso e alterar o documento sem que a pessoa perceba.

Lembre-se: na hora de realizar os seus pagamentos através de boletos, tenha o máximo de atenção para evitar cair em golpes.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre como identificar um boleto falso? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

Guia de documentos obrigatórios de veículo: Taxas e procedimentos - baixe agora!

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments