Logística e transporte na pandemia: dicas para gerenciar os negócios na crise
Logística e transporte na pandemia: dicas para gerenciar os negócios na crise
Devido à pandemia, governos estaduais e municipais implementaram medidas com o intuito de reduzir a propagação do coronavírus, determinando o fechamento de grande parte das atividades comerciais. Na maioria desses locais, o fechamento se mantém, ainda sem previsão de reabertura.
Como resultado, muitos foram os impactos vividos na saúde, mas em relação à economia, o setor de serviços foi afetado em grande escala.
Profissionais que exercem serviços de transporte e logística, como caminhoneiros, motoristas de aplicativos, motoristas escolares e de passeio, transportadoras, taxistas, entre outros, estão sofrendo uma redução da procura por seus serviços.
Por isso, com o objetivo de auxiliar esses profissionais, elencamos algumas dicas para gerenciar os negócios de logística e transporte na pandemia.
Esteja aberto às oportunidades
Para o segmento de logística e transporte na pandemia é muito importante estar atento ao surgimento de oportunidades, assim como as mudanças no mercado.
Atualmente, o serviço de delivery de alimentos tem tido alta demanda, aumentando a utilização de motocicletas e veículos de porte pequeno para entregar diretamente ao consumidor.
Portanto, pode ser que seja o momento ideal para mudar a forma de atuação nesse segmento e, de acordo com suas capacidades, buscar nichos de mercado que necessitam dos serviços e estejam com alta demanda.
É interessante considerar também possibilidades para prestação de serviços, como por exemplo, no Agronegócio que, devido a mais um recorde na safra, está com grande demanda para serviços de transportes de grãos e proteínas, que precisam ser levados aos portos brasileiros para exportação.
Reveja seus planejamentos
Utilize o momento para rever o planejamento do seu negócio, faça um levantamento do estado do seu veículo, aproveite para realizar uma manutenção e verificar quais peças precisam ser repostas.
Dê atenção ao que você pode resolver de maneira mais simples e rápida, aquilo que você possui controle. Desse modo, será mais fácil projetar soluções com o intuito de manter o seu negócio neste momento de crise e dificuldades.
É necessário também identificar quanto tempo exatamente será possível continuar o funcionamento com o que se tem no caixa. Neste momento, o objetivo é reduzir os custos, eliminando todos os gastos que não sejam imprescindíveis para o seu modelo de negócios sobreviver, além de buscar alternativas para gerar receita suficiente para pagar as contas ou não se endividar mais.
Lembre-se de que será mais fácil poupar do que gerar novas receitas.
Renegocie melhores condições e prazos
Além disso, para gerenciar a crise em logística e transporte na pandemia, é essencial realizar um diagnóstico financeiro, ao analisar o fluxo de entradas e receitas do negócio, assim como, identificar quais financiamentos estão ativos. É o momento de procurar o seu banco para renegociar melhores condições em prazos e pagamentos.
Aliás, também é o momento adequado para negociar, conversar, criar relacionamento, ampliar redes, articular e sobretudo, dar atenção às necessidades do seu cliente, ao adequar os prazos e organizar todos os processos de entrega.
Fortaleça o relacionamento com sua rede de contatos
Os clientes são, certamente, a fonte da receita, mas com o fechamento do comércio e diversas atividades, essa está sendo a parte mais crítica. Para passar por esse desafio é essencial entender como as ferramentas digitais podem contribuir neste momento.
Novas oportunidades, assim como alternativas para continuar o seu negócio podem surgir quando você opta por fortalecer a relação com os fornecedores, equipe, amigos e clientes, sendo uma boa saída na atual situação.
Artigos Relacionados
- CNH: qual a categoria para dirigir van?
- 6 Orientações para a retomada das atividades no transporte escolar
Utilize aplicativos como o WhatsApp Business
Aplicativos como o WhatsApp Business podem ajudar a estreitar o relacionamento. Ele permite a interação com os seus clientes e traz funcionalidades que facilitam o seu dia a dia.
Seja digital
É necessário levar em consideração a relevância da internet e o ambiente digital como um todo para que o segmento sobreviva mesmo em meio à crise.
Aproveite para desbravar o mundo digital e descobrir maneiras de reduzir os custos ao utilizar ferramentas e soluções virtuais. Dessa maneira, é possível aumentar o engajamento dos clientes por meio das redes sociais, potencializando a comunicação, além de estreitar esse relacionamento.
Também é indicado utilizar estratégias de Marketing para divulgar sua marca ou empresa, criando uma identidade visual e promovendo negócios ao se aproximar dos clientes.
Integre sua empresa ao Marketplace
Hoje em dia muitas plataformas de marketplace de transporte e logística estão funcionando com oportunidades de negócios e trabalhos, assim como os anunciados no portal Fretebras e no portal Truckpad.
No Marketplace as empresas podem contar com uma estrutura similar ao e-commerce, além disso, serviços de transporte e logística são indispensáveis para essa plataforma, que atua com equipes reduzidas e maiores facilidades com custos e processos.
Seja um bom negociador
Atualmente, na grande parte das regiões a entrega de produtos em domicílio, ou seja, o delivery está sendo permitido. Portanto, se em seu negócio você entrega algum tipo de produto, este é o momento perfeito para estimular a comodidade dos seus clientes. Dissemine isso e crie anúncios no Instagram e também no Facebook para aumentar a visibilidade dos seus serviços e negócio em geral.
Garanta futuros serviços e evite cancelamentos
Neste momento em que é tão importante gerar receitas, torna-se muito útil receber antecipado por seus serviços. Pensando assim, você pode elaborar estratégias interessantes para o seu negócio, como é o caso de voucher ou cartão-presente, por exemplo.
Leve em consideração maneiras de atrair o cliente, mas lembre-se de se organizar corretamente para conseguir atender esses serviços futuramente sem impactar a sua estrutura.
Organize a sua agenda
Para não perder oportunidades em serviços, você deve realizá-los de maneira eficiente e qualificada. Portanto, organize a sua agenda para atender os prazos de entrega. Isso é essencial para conseguir avaliações boas.
Faça parcerias com motoristas de entrega e trabalhe de maneira cooperada
Para não perder oportunidade, faça o planejamento em conjunto para viagens por localização e tipo de entrega.
Para melhorar a comunicação com seus clientes e parceiros, use o WhatsApp.
Legislação e medidas governamentais
O indicado é acompanhar diariamente as medidas apresentadas pelo governo, assim como os seus pleitos para enfrentar os efeitos da crise de maneira mais fácil, sendo necessário procurar entender e implementar essas medidas adotadas. Saiba mais a respeito no site da Confederação Nacional do Transporte (CNT).
Assistência na logística e transporte na pandemia
Em razão da Covid-19, a plataforma Uber tem disponibilizado assistência financeira aos motoristas e entregadores parceiros que sejam diagnosticados com a doença.
Juntamente com sua equipe de funcionários, faça um planejamento para organizar e traçar os melhores processos de entrega e rotas.
Atenção à Segurança e Higiene
Não se esqueça de dar atenção às medidas de prevenção e combate ao coronavírus, adotando as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
E estas devem ser redobradas ao focar na integridade e higiene das embalagens e encomendas que estão sendo manipuladas, com o intuito de não apenas garantir a segurança da prestação de serviços, como também agregar valor, cativar e fidelizar o consumidor.
Capacitação
Muitos cursos online têm sido disponibilizados gratuitamente devido ao cumprimento do isolamento social. Portanto, aproveite para reunir sua equipe e atualizar ou até mesmo desenvolver novos conhecimentos. O Sebrae disponibiliza vários cursos online gratuitos.
Quer saber mais sobre como gerenciar os negócios de logística e transporte na pandemia ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário. Será uma satisfação poder ajudar!