Logística e transporte na pandemia: dicas para gerenciar os negócios na crise

 

Logística e transporte na pandemia: dicas para gerenciar os negócios na crise

Devido à pandemia, governos estaduais e municipais implementaram medidas com o intuito de reduzir a propagação do coronavírus, determinando o fechamento de grande parte das atividades comerciais. Na maioria desses locais, o fechamento se mantém, ainda sem previsão de reabertura.

Como resultado, muitos foram os impactos vividos na saúde, mas em relação à economia, o setor de serviços foi afetado em grande escala.

Profissionais que exercem serviços de transporte e logística, como caminhoneiros, motoristas de aplicativos, motoristas escolares e de passeio, transportadoras, taxistas, entre outros, estão sofrendo uma redução da procura por seus serviços.

Por isso, com o objetivo de auxiliar esses profissionais, elencamos algumas dicas para gerenciar os negócios de logística e transporte na pandemia.

Receba novidades em seu email

 

Esteja aberto às oportunidades

Para o segmento de logística e transporte na pandemia é muito importante estar atento ao surgimento de oportunidades, assim como as mudanças no mercado.

Atualmente, o serviço de delivery de alimentos tem tido alta demanda, aumentando a utilização de motocicletas e veículos de porte pequeno para entregar diretamente ao consumidor. 

Portanto, pode ser que seja o momento ideal para mudar a forma de atuação nesse segmento e, de acordo com suas capacidades, buscar nichos de mercado que necessitam dos serviços e estejam com alta demanda.

É interessante considerar também possibilidades para prestação de serviços, como por exemplo, no Agronegócio que, devido a mais um recorde na safra, está com grande demanda para serviços de transportes de grãos e proteínas, que precisam ser levados aos portos brasileiros para exportação.

 

Reveja seus planejamentos

Utilize o momento para rever o planejamento do seu negócio, faça um levantamento do estado do seu veículo, aproveite para realizar uma manutenção e verificar quais peças precisam ser repostas.

Dê atenção ao que você pode resolver de maneira mais simples e rápida, aquilo que você possui controle. Desse modo, será mais fácil projetar soluções com o intuito de manter o seu negócio neste momento de crise e dificuldades.

É necessário também identificar quanto tempo exatamente será possível continuar o funcionamento com o que se tem no caixa. Neste momento, o objetivo é reduzir os custos, eliminando todos os gastos que não sejam imprescindíveis para o seu modelo de negócios sobreviver, além de buscar alternativas para gerar receita suficiente para pagar as contas ou não se endividar mais.

Lembre-se de que será mais fácil poupar do que gerar novas receitas.

Reveja seu planejamento - Logística e transporte na pandemia: dicas para gerenciar os negócios na crise

Reveja seu planejamento, dando atenção ao que você pode resolver de maneira mais simples e rápida.

 

Renegocie melhores condições e prazos

Além disso, para gerenciar a crise em logística e transporte na pandemia, é essencial realizar um diagnóstico financeiro, ao analisar o fluxo de entradas e receitas do negócio, assim como, identificar quais financiamentos estão ativos. É o momento de procurar o seu banco para renegociar melhores condições em prazos e pagamentos.

Aliás, também é o momento adequado para negociar, conversar, criar relacionamento, ampliar redes, articular e sobretudo, dar atenção às necessidades do seu cliente, ao adequar os prazos e organizar todos os processos de entrega.

 

Fortaleça o relacionamento com sua rede de contatos

Os clientes são, certamente, a fonte da receita, mas com o fechamento do comércio e diversas atividades, essa está sendo a parte mais crítica. Para passar por esse desafio é essencial entender como as ferramentas digitais podem contribuir neste momento.

Novas oportunidades, assim como alternativas para continuar o seu negócio podem surgir quando você opta por fortalecer a relação com os fornecedores, equipe, amigos e clientes, sendo uma boa saída na atual situação.

 

Artigos Relacionados

 

 

Utilize aplicativos como o WhatsApp Business

Aplicativos como o WhatsApp Business podem ajudar a estreitar o relacionamento. Ele permite a interação com os seus clientes e traz funcionalidades que facilitam o seu dia a dia.

 

Seja digital

É necessário levar em consideração a relevância da internet e o ambiente digital como um todo para que o segmento sobreviva mesmo em meio à crise.

Aproveite para desbravar o mundo digital e descobrir maneiras de reduzir os custos ao utilizar ferramentas e soluções virtuais. Dessa maneira, é possível aumentar o engajamento dos clientes por meio das redes sociais, potencializando a comunicação, além de estreitar esse relacionamento.

Também é indicado utilizar estratégias de Marketing para divulgar sua marca ou empresa, criando uma identidade visual e promovendo negócios ao se aproximar dos clientes.

 

Integre sua empresa ao Marketplace

Hoje em dia muitas plataformas de marketplace de transporte e logística estão funcionando com oportunidades de negócios e trabalhos, assim como os anunciados no portal Fretebras e no portal Truckpad.

No Marketplace as empresas podem contar com uma estrutura similar ao e-commerce, além disso, serviços de transporte e logística são indispensáveis para essa plataforma, que atua com equipes reduzidas e maiores facilidades com custos e processos.

 

Seja um bom negociador

Atualmente, na grande parte das regiões a entrega de produtos em domicílio, ou seja, o delivery está sendo permitido. Portanto, se em seu negócio você entrega algum tipo de produto, este é o momento perfeito para estimular a comodidade dos seus clientes. Dissemine isso e crie anúncios no Instagram e também no Facebook para aumentar a visibilidade dos seus serviços e negócio em geral.

Aproveite as ferramentas digitais - Logística e transporte na pandemia: dicas para gerenciar os negócios na crise

Aproveite as ferramentas digitais.

 

 

Garanta futuros serviços e evite cancelamentos 

Neste momento em que é tão importante gerar receitas, torna-se muito útil receber antecipado por seus serviços. Pensando assim, você pode elaborar estratégias interessantes para o seu negócio, como é o caso de voucher ou cartão-presente, por exemplo.

Leve em consideração maneiras de atrair o cliente, mas lembre-se de se organizar corretamente para conseguir atender esses serviços futuramente sem impactar a sua estrutura.

 

Organize a sua agenda

Para não perder oportunidades em serviços, você deve realizá-los de maneira eficiente e qualificada. Portanto, organize a sua agenda para atender os prazos de entrega. Isso é essencial para conseguir avaliações boas.

 

Faça parcerias com motoristas de entrega e trabalhe de maneira cooperada

Para não perder oportunidade, faça o planejamento em conjunto para viagens por localização e tipo de entrega.

Para melhorar a comunicação com seus clientes e parceiros, use o WhatsApp.

Organize sua agenda - Logística e transporte na pandemia: dicas para gerenciar os negócios na crise

Organize sua agenda para não perder oportunidades em serviços.

Legislação e medidas governamentais

O indicado é acompanhar diariamente as medidas apresentadas pelo governo, assim como os seus pleitos para enfrentar os efeitos da crise de maneira mais fácil, sendo necessário procurar entender e implementar essas medidas adotadas. Saiba mais a respeito no site da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

 

Assistência na logística e transporte na pandemia

Em razão da Covid-19, a plataforma Uber tem disponibilizado assistência financeira aos motoristas e entregadores parceiros que sejam diagnosticados com a doença.

Juntamente com sua equipe de funcionários, faça um planejamento para organizar e traçar os melhores processos de entrega e rotas.

 

Atenção à Segurança e Higiene

Não se esqueça de dar atenção às medidas de prevenção e combate ao coronavírus, adotando as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

E estas devem ser redobradas ao focar na integridade e higiene das embalagens e encomendas que estão sendo manipuladas, com o intuito de não apenas garantir a segurança da prestação de serviços, como também agregar valor, cativar e fidelizar o consumidor.

Medidas de prevenção - Logística e transporte na pandemia: dicas para gerenciar os negócios na crise

Não se esqueça de dar atenção às medidas de prevenção e combate ao coronavírus.

Capacitação

Muitos cursos online têm sido disponibilizados gratuitamente devido ao cumprimento do isolamento social. Portanto, aproveite para reunir sua equipe e atualizar ou até mesmo desenvolver novos conhecimentos. O Sebrae disponibiliza vários cursos online gratuitos.

 

Quer saber mais sobre como gerenciar os negócios de logística e transporte na pandemia ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário. Será uma satisfação poder ajudar!

E-book Qual a quantidade de lugares das Vans vendidas no Brasil?

5 1 vote
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments