Michelin lança pneu comercial urbano

 

 

A Michelin mostrou a nova geração do pneu Agilis, voltado a veículos comerciais urbanos como VUCs, furgões e vans. Em média, o lançamento dura 40% a mais que os principais concorrentes, percorre sete metros a menos em frenagens com piso molhado, três a menos no seco e gera economia de 2% de combustível. Outra vantagem informada é a maior resistência a furos. A versão mais utilizada (205/70 R15 106/104R) chega aos revendedores de São Paulo com preço sugerido de R$ 499.

A maioria das medidas disponíveis (inclusive a citada acima) é fabricada em Itatiaia (RJ). “O restante vem de fábricas da Europa, tanto da França como da Alemanha”, afirma o gerente de marketing da Michelin para a América do Sul, Anoildo Mattos.

Segundo o executivo, o produto tem como destino o mercado de reposição. Os Agilis para rodas de 15 polegadas calçam, por exemplo, Hyundai HR, Kia Bongo, Jinbei Topic, Peugeot Boxer, Mercedes-Benz Sprinter e Fiat Ducato. Os de 16 polegadas são aplicáveis aos Renault Master, Ford Transit e Iveco Daily. A Michelin se apoia tanto na reposição como na expectativa de retomada de mercado a partir de 2017, maior no caso dos veículos comerciais.

A fábrica de Itatiaia foi ampliada em 2012. Tem capacidade instalada de cerca de 5 milhões de unidades ao ano, segundo informação divulgada pela Michelin na cerimônia de reinauguração. Embora aponte perueiros de lotação e do transporte escolar como potenciais compradores, Mattos reconhece que muitos desses clientes acabam procurando pneus mais acessíveis.

“Eles reconhecem a superioridade do produto, mas muitas vezes não cabe no bolso deles. O desafio é fazê-los perceber as vantagens”, diz o executivo. Ele admite também que a estratégia da Michelin será ressaltar as qualidades do novo Agilis para aqueles que já controlam seus gastos, os frotistas.

TECNOLOGIAS APLICADAS

Entre as tecnologias utilizadas no pneu Agilis estão a Compactread, que impede a movimentação indesejada dos blocos de borracha, reduzindo deformações, aumentando a área de contato e melhorando a aderência.

Para reduzir a possibilidade de furos a Michelin utilizou o que chama de Maxshield, uma combinação entre cabos metálicos mais grossos e uma banda de rodagem composta por sílica, que propicia maior resistência a perfurações sem aumentar peso nem prejudicar a economia de combustível.

Fonte: automotivebusiness.com.br

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