Modelos de carrocerias mais utilizadas: conheça o tipo de carga para cada uma delas

 

Modelos de carrocerias mais utilizadas: conheça o tipo de carga para cada uma delas

Conhecer quais são os modelos de carrocerias mais usadas, assim como o tipo de carga a ser transportado em cada uma delas é muito importante, principalmente quando se está pensando em adquirir ou contratar um veículo para transporte rodoviário de cargas. Isso vale tanto para motoristas autônomos quanto para donos de transportadoras, que devem avaliar as diversas opções disponíveis no mercado.

A carroceria de um caminhão é a parte em que a carga é transportada. Há diversos modelos e as medidas variam de acordo com o tipo de veículo ao qual ela está acoplada. 

 

Tamanho das carrocerias

Confira as medidas máximas que geralmente elas podem ter.

Comprimento Largura Altura
Carroceria para VUC 7,20 m 2,20 m 3,50 m
Carroceria para Toco 14 m 2,60 m 4,40 m
Carroceria para Truck 14 m 2,60 m 4,40 m
Carroceria para Carreta 18,15 m 2,60 m 4,40 m

 

Materiais de composição

Outro aspecto que diferencia as carrocerias são os materiais de sua composição. No decorrer dos anos e pesquisas tecnológicas, foram realizados novos ajustes que conferem propriedades como peso, durabilidade, resistência à intempéries e mudanças climáticas, entre outros. Desse modo, na atualidade, temos carrocerias de madeira, aço ou alumínio (metálicas).

 

Madeira

Por questões ambientais, aos poucos esse tipo de assoalho está acabando. Além disso, esse material também sofre com contaminação.

 

Aço

Devido à sua resistência, é visto como uma excelente alternativa aos assoalhos de madeira, mas é um material pesado.

 

Alumínio

Como pesa menos e possui uma durabilidade ainda maior, o assoalho de alumínio vem substituindo o aço, possibilitando menos custos e uma segurança ainda maior no transporte.

 

Artigos Relacionados

 

Modelos de carrocerias mais utilizadas

Além da dimensão e material em que é feita, há uma longa quantidade de modelos de carrocerias para vários tipos de carga. Elas são classificadas em aberta, fechada ou especial.

 

Modelos de carrocerias abertas

Grade baixa ou carga seca

Tipo de veículo mais usado: Toco, Truck e Carreta (cavalo simples ou LS).

Tipo de carga: pela sua facilidade de carga e descarga, é destinada ao transporte de carga seca em geral, tais como: sacarias, mercadorias encaixotadas/paletizadas, peças, chapas e barras de aço, engradados, latas, tambores, etc.

 

Graneleiro ou grade alta

Tipo de veículo mais usado: Truck, Carreta (cavalo simples ou LS), Bitrem e Rodotrem.

Tipo de carga: utilizado para o transporte de cereais a granel, fertilizantes, adubos, mercadorias encaixotadas, engradados, barras de aço e chapas, visto que suas grades altas acomodam melhor essas cargas.

 

Plataforma

Tipo de veículo mais usado: Toco 3/4 e Truck.

Tipo de carga: comumente chamado de plataforma de socorro ou reboque, essa carroceria é usada para o transporte de veículos.

 

Prancha

Tipo de veículo mais usado: Carreta e Carretas LS.

Tipo de carga: Ideal para o transporte de cargas indivisíveis como máquinas pesadas.

 

Porta container

Tipo de veículo mais usado: Truck e Carreta (cavalo simples ou LS)

Tipo de carga: ideal para transportar contêineres. Por ter encaixes para fixação, permite que o contêiner seja transportado de maneira segura.

Receba novidades em seu email

Modelos de carrocerias fechadas

Baú

Tipo de veículo mais usado: de VUC até Carreta LS.

Tipo de carga: ideal para transportar sacas, fardos, caixas, paletes, cargas secas e embalagens em geral. Como é fechada, protege os materiais das agressões climáticas.

 

Baú frigorífico ou refrigerado

O baú frigorífico ou refrigerado possui sistema de refrigeração, tornando a temperatura interna da carroceria fria e adequada para transportar produtos perecíveis. 

 

Frigorífico

Possui aparelho de refrigeração para -15°C a -20°C. Usado para transportar produtos congelados como carnes, frangos, peixes e pães congelados.

 

Refrigerado

Conta com aparelho de refrigeração de temperatura entre 0 e -10°C. Utilizado para transportar produtos (gêneros alimentícios, laticínios, e remédios) para os mercados em geral. 

 

Sider

Tipo de veículo mais usado: de Toco a carreta LS

Tipo de carga: essa carroceria é um tipo de baú lonado, usado para o transporte de cargas no qual há um grande volume de mercadoria, devido à praticidade de carga e descarga pela lateral do veículo. É muito usada quando não há doca no local de destino. Indicada para cargas paletizadas ou acomodadas em rack.

 

Carrocerias especiais

Boiadeira

Usada para transporte de animais vivos, essa carroceria fechada possui diversas entradas de ar que permitem boa ventilação.

 

Canavieira

Como é fechada nas laterais e aberta por cima, esta é indicada para o transporte de cana-de-açúcar, já que facilita o carregamento e descarregamento.

 

Caçamba basculante

Usada para o transporte de areia, brita, terra (produtos a granel), já que possui descarga por escoamento livre pelo basculamento da caixa de carga.

 

Florestal

Conta com superfície plana, fechada atrás e na frente, em suas laterais há braços que facilitam a amarração, carregamento e descarregamento de toras de madeira.

 

Silo

Destinado ao transporte de cimento, areia, cal, cinzas, farinha e outros materiais onde é necessário o uso de sistema de descarga por pressurização.

 

Botijões de gás

Carroceria similar a uma grande gaiola que facilita a amarração e transporte de botijões de gás.

 

Tanque

Destinado ao transporte de etanol, óleo diesel, gasolina e outros.

 

Cegonha

Utilizado para transportar veículos.

 

Munck

Usada para o transporte e elevação de máquinas e equipamentos de grande porte que precisam ser suspensas.

 

Poliguindaste

Ideal para o transporte de caçambas, essa carroceria conta com um guindaste que possibilita o encaixe na caçamba e sua elevação até o veículo.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre os modelos de carrocerias mais utilizadas? Deixe seu comentário. Será uma satisfação poder ajudar!

Checklist para viagem de motorhome: Como garantir a segurança e o que levar - baixe agora!

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments