Como montar uma frota de caminhões em 7 etapas

 

Como montar uma frota de caminhões em 7 etapas

Montar uma frota de caminhões pode envolver um processo trabalhoso. Além do investimento, é preciso estar atento a alguns pormenores. Por isso, é importante buscar conhecimento e informações a respeito.

Mesmo uma aquisição pequena, como de dois a três veículos, já é considerada uma frota e precisa ser planejada com cuidado. 

Com o intuito de auxiliar nessa tarefa, elencamos algumas dicas para que você possa montar uma frota de caminhões e gerenciá-la da melhor maneira possível.

 

1. Estabeleça uma política de uso da frota

Caso a empresa ainda não tenha uma, esse é o primeiro passo a ser dado antes de se montar uma frota de caminhões. A política de uso da frota é um documento que estabelece como os caminhões devem ser usados dentro da empresa. Esse acordo evita problemas futuros, como indisponibilidade de veículos, além de ampliar a segurança e aperfeiçoar o gerenciamento.

Entretanto, é importante ressaltar que o documento deve contar com informações claras, para que não haja interpretações equivocadas. Melhor ainda se os colaboradores puderem auxiliar em sua elaboração. 

Dentre os aspectos a serem definidos na política de uso da frota estão:

  • disponibilidade e utilização específica de cada veículo;
  • manutenções necessárias, estabelecendo o intervalo adequado entre revisões e manutenções, assim como o responsável por elas;
  • práticas a serem seguidas para abastecer e controlar o consumo de combustível, Além de estabelecer se a empresa pagará diretamente ou se haverá reembolso aos funcionários;
  • conduta e responsabilidades dos motoristas, estabelecendo normas e procedimentos a seguir, assim como direitos e deveres dos condutores diariamente.

 

2. Analise modelos e a quantidade necessária de veículos 

Antes de pensar em comprar veículo pesado, considere as necessidades da empresa para avaliar quantos veículos a frota deve ter, sem exageros ou defasagens. Consulte planilhas, analise os números e simule os resultados, calculando as receitas e os custos gerados de acordo com a quantidade de veículos.

Escolher o melhor caminhão também exige uma análise cuidadosa, visto que tudo varia conforme as necessidades da companhia. Para se chegar ao tipo de caminhão ideal, de acordo com o que a empresa precisa, faça uma pesquisa e liste as vantagens e desvantagens de diferentes modelos, avaliando o custo/benefício de cada um.

Receba novidades em seu email

 

3. Pesquise as formas de pagamento disponíveis

Como montar uma frota de caminhões exige investimento grande, é importante considerar diferentes formas de pagamento. Muitas empresas utilizam o consórcio, que oferece parcelas acessíveis e concede a posse dos veículos em um intervalo admissível.

Além disso, também há o financiamento de caminhão, que pode ser obtido através de uma entrada e o parcelamento do restante.

 

4. Acrescente no investimento o valor do seguro

É imprescindível pensar no seguro do veículo para proteger o seu investimento. Algumas empresas que oferecem consórcio também disponibilizam essa proteção e esse valor deve ser incluído desde o início em seus cálculos.

Confira os diferenciais da seguradora e considere o custo/benefício, pois além de ajudar em casos de acidentes, o seguro também contribui com as manutenções.

 

5. Adote manutenções preventivas

A manutenção preventiva dos veículos deve ser feita com regularidade na empresa, em uma oficina ou concessionária. O intuito é prevenir problemas futuros e assegurar que tudo está funcionando adequadamente.

Esse tipo de manutenção também inclui trocas de óleo e de algumas peças quando o veículo atinge determinadas quilometragens ou quando é percebido algum tipo de comprometimento.

 

Artigos Relacionados

 

6. Adote manutenções corretivas

Já a manutenção corretiva é utilizada quando o veículo já apresenta algum tipo de problema. Nesse momento, é essencial contar com fornecedores e mecânicos de confiança para resolvê-lo rapidamente e evitar a indisponibilidade do veículo por um período maior.

 

7. Invista em motoristas qualificados para montar uma frota de caminhões

Para montar uma frota de caminhões, também é  necessário assegurar que a empresa tenha motoristas devidamente qualificados. Assim, é importante planejar treinamentos,  direção defensiva, cursos de capacitação e de reciclagem.

Os motoristas devem passar por aulas práticas e teóricas, pois conduzir veículos de frota é um trabalho de extrema responsabilidade, que não apenas compreende riscos financeiros, como também em relação a saúde e segurança.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre como montar uma frota de caminhões? Deixe seu comentário. Será um prazer para nós poder ajudar!

Checklist para viagem de motorhome: Como garantir a segurança e o que levar - baixe agora!

0 0 vote
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments