Van, utilitários e carros de passeio: o que observar ao comprar um veículo seminovo ou usado

Por divelp em Dicas sobre veículos, Veículos Utilitários - 04/03/2021

 

Van, utilitários e carros de passeio: o que observar ao comprar um veículo seminovo ou usado

O veículo seminovo tem sido a opção mais adotada entre os brasileiros. Isso se deve principalmente aos preços dos carros zero-quilômetro atualmente. 

Porém, é essencial tomar alguns cuidados para fazer um bom negócio e não se arrepender depois. Para isso, existem alguns fatores importantes a serem considerados antes de comprar um veículo seminovo ou usado, sobretudo se van ou utilitário, que têm custo mais elevado e devem, assim como os carros de passeio, também apresentar bom estado de conservação e procedência.

Além disso, também há o valor transacional. É importante observar que no primeiro ano, após sair de uma concessionária, o veículo pode perder até 20% do valor, posteriormente, a taxa permanece entre 3 e 4% a cada 12 meses a depender de sua marca.

Confira o que observar antes de adquirir seu veículo seminovo ou usado.

 

Pintura

Com o tempo, normalmente o carro pode apresentar marcas de uso ou até mesmo desgaste da pintura. Para garantir maior conservação, o recomendado é aplicar cera automotiva de seis em seis meses. Já a cristalização deve ser realizada anualmente para recuperar o tom original do veículo.

 

Barulhos no veículo seminovo

As ruas do país apresentam uma má qualidade do asfalto que, geralmente, danificam os veículos provocando ruídos. Assim, é importante ter atenção com os barulhos e realizar os reparos adequados antes de vender. Já na hora de comprar, o ideal é fazer um test-drive com os vidros do carro fechados para identificar mais facilmente os ruídos.

 

Artigos Relacionados

 

Conservação dos bancos e forrações 

Apesar de comuns,  as manchas de uso em um carro podem causar a impressão de excesso de quilometragem na hora da compra. É importante observar bem todos os detalhes do interior do automóvel, como bancos, forro do teto, acabamentos, maçanetas, entre outros.

E para garantir a conservação do veículo, o ideal é manter o interior sempre limpo e fazer anualmente a limpeza dos tecidos internos, principalmente no caso de van ou utilitários, que transportam rotineiramente muitos passageiros ou cargas.

 

Odor de cigarro dentro do veículo 

O odor de tabaco pode impregnar o estofado dos bancos e partes plásticas do painel. Por isso, quando for avaliar um carro para adquiri-lo, fique atento aos odores e também possíveis marcas de queimado no estofado.

 

Customização em excesso

É importante verificar a possibilidade de retirar acessórios indesejados em casos de veículos personalizados. Lembre-se também de ter atenção com os opcionais do modelo. E para van, a presença de ar condicionado, televisores e um sistema de som e multimídia.

Existem também outros itens que são diferenciais e valorizam um veículo seminovo, como por exemplo: sensores, câmeras, acessórios de conforto, banco de couro, teto solar, entre outros.

 

Assine nossa newsletter

 

Procedência do carro

Este é um fator muito importante a ser verificado antes de uma aquisição, por isso identifique se o veículo já sofreu algum tipo de sinistro ou se tem passagem por leilão. Tais questões podem implicar recusa no seguro, visto que essas informações se encontram no banco de dados das seguradoras.

 

Atenção ao odômetro

A adulteração do odômetro, infelizmente, é uma prática ainda muito comum. Para evitar cair nesse golpe, o recomendado é analisar o estado de conservação dos itens como pedais, volante, câmbio e bancos. Esses componentes devem ser condizentes com a quilometragem presente no odômetro.

 

A Divelp Veículos

 A Divelp tem à venda, uma grande variedade de veículos seminovos. São sedans, SUVs, vans, utilitários, entre outros, com ótimas condições de pagamento e garantia de qualidade, atributos que são marca registrada de nossos veículos.

Para saber mais sobre os modelos disponíveis e todas as vantagens, entre em contato conosco pelo site ou WhatsApp. Será um prazer atendê-lo! 

Agora que você já sabe o que deve observar antes de comprar um veículo seminovo ou usado, que tal dar uma espiada em diferentes modelos? Clique aqui e confira diversas opções.

E-book Melhores furgões para fazer entregas

5 1 vote
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments