Os melhores utilitários do Brasil

 

Os melhores utilitários do Brasil

Os carros utilitários são conhecidos também como carros de carga, carros para fazer entregas, carros para transporte e entre outros nomes.

Podem ser de diversas marcas, tipos e modelos. Cada um deles possui suas especificidades e particularidades, variando conforme o objetivo e também a necessidade do motorista.

Confira a seguir a variedade de tipos e modelos e também, quais são os melhores utilitários do país.

 

O que é um carro utilitário?

Carros utilitários, como o próprio nome sugere, são veículos que têm outra utilidade, além do transporte de pessoas.

Podem ser automóveis com carroceria aberta, como por exemplo caminhonetes, ou carrocerias fechadas, como os furgões. Até mesmo as Sport Utility Vehicles (SUV) fazem parte dessa categoria dos veículos utilitários.

 

Diferença entre carro utilitário e carro de passeio

Os carros utilitários são usados, principalmente, para o transporte de cargas e os carros de passeio são aqueles usados apenas para o transporte de pessoas.

Ainda que o carro de passeio também permita o transporte de cargas, este não é o seu intuito principal, tal como o veículo utilitário.

Na maioria das vezes, os carros utilitários possuem número reduzido de assentos para passageiros dando prioridade para o espaço da carroceria de carga, com exceção das caminhonetes de cabine dupla, por exemplo.

Receba novidades em seu email

 

Os carros utilitários são todos iguais?

Os veículos utilitários se distinguem conforme a capacidade, modelo e finalidade. Existem as picapes e caminhonetes que podem ter carrocerias abertas ou fechadas, assim como cabines simples, estendidas ou duplas. Existem ainda os furgões (vans destinadas ao transporte de pessoas ou cargas).

 

Diferença entre cabine simples, dupla ou estendida

As caminhonetes apresentam essas três divisões: a cabine simples é a mais comum, com espaço para duas ou três pessoas na frente e maior espaço no compartimento para cargas.

Cabines duplas são as que possuem bancos traseiros. Em geral, contam com espaço mais curto, porém com acomodação para mais dois ou três ocupantes atrás.

Já nas cabines estendidas, o princípio da cabine simples – com espaço para dois ou três pessoas –  é mantido, mas não há bancos traseiros, apenas a continuação da cobertura da cabine para guardar mais materiais atrás do banco do condutor.

 

Quais são os melhores utilitários no Brasil?

Fiat Strada

Entre os melhores utilitários existentes no país, um dos mais usados é o Fiat  Strada. Além de ser muito econômico, também oferece uma boa capacidade para o transporte de cargas.

Para quem busca um utilitário para usar rotineiramente dentro da cidade e também tenha a necessidade de transportar cargas de porte pequeno e médio, essa opção é ideal.

Desde 2000 o Fiat Strada é líder de vendas no segmento, sendo considerado um veículo econômico, forte e, sobretudo, versátil.

A mais usada e também vendida é a versão Working, que possui capacidade de 1.120 litros em volume de carga e até 750 kg na carroceria.

 

Volkswagen Saveiro

Da mesma categoria da Fiat Strada, entre os melhores utilitários do Brasil, há também a Saveiro, que possui qualidade de alto nível da alemã VW.

Sua principal função é o transporte de cargas. Em 2017 ganhou a versão cabine dupla, sendo uma picape de tamanho semelhante ao carro de passeio, com capacidade para 924 litros de volume para transporte de cargas na carroceria.

 

Chevrolet Montana

Idealizada e desenvolvida no Brasil, a Montana é a picape da Chevrolet, que possui motor 1.4 Ecoflex, permitindo ao condutor maior liberdade de escolha entre gasolina e etanol.

Sua versão Evo conta com até 756 kg de capacidade para carga, com volume máximo de 1.152 kg.

 

Chevrolet S10

Entre os melhores utilitários, este é um dos mais procurados pelos motoristas, afinal não é à toa que é vendida desde os anos 90.

Com diferentes versões, a S10 demonstra grande versatilidade de acordo com a necessidade do motorista: cabine simples, com maior capacidade de carga; cabine dupla para levar mais passageiros e ainda assim transportar carga; ou cabine estendida para carregar objetos com maior cuidado.

Sua versão LS de cabine simples transporta até 1.220 kg com volume máximo de 1.570 litros. 

 

Peugeot Partner

Este furgão de pequeno porte é muito prático, oferece um deslocamento simplificado e transportes de rotina.

Além disso, a Peugeot Partner também tem surpreendido o mercado por possuir o motor mais forte da categoria.

Com motor de 1.6, a versão de 2020 permite mais força em seu funcionamento e tem capacidade de até 800 kg e 3 m³ de volume para cargas.

 

Artigos Relacionados

 

Fiat Fiorino

Considerado um dos melhores utilitários do Brasil, a Fiat Fiorino foi criada nos anos 90, e se mantém até hoje no mercado nacional. É um furgão de pequeno porte perfeito para entregas rápidas no perímetro urbano e para pequenas cargas em viagens intermunicipais.

Possui capacidade de 650 kg para cargas e 3,1 m³ de volume, e sua versão de entrada atende muito bem às necessidades a que se dispõe.

 

Renault Master

Campeão de vendas, o Renault Master foi o utilitário mais vendido em 2019. Bem versátil, possui diversos modelos de configurações diferentes, que permitem atender necessidade variadas, sendo adotado para o transporte de cargas, apenas de pessoas (transporte executivo) ou até mesmo ambos os serviços.

O modelo mais vendido é o L1H1 que possui tração dianteira e é movido a diesel, com capacidade de carga para 1.593 kg em 8 m³ de volume.

 

Toyota Hilux

Talvez uma das caminhonetes com o nome mais duradouro da história (Hilux é o nome deste modelo desde 1969). Em 2016, ganhou um prêmio por ser a picape mais vendida mundialmente, com mais de 520 mil unidades.

Com motor 2.8 16V, trata-se de um veículo que não consome tanto combustível como era de se esperar pelo tamanho, já que faz 9,3 km/L na cidade e 11,2 km/L na estrada com o motor turbodiesel.

Sua versão Standart suporta até 1.020 kg em 1.580 litros de volume máximo.

 

Hyundai ix35

Devido ao seu grande espaço e conforto, este SUV é visto por alguns como um carro de família, no entanto, possui capacidade de carga de 728 litros (sendo 465 em seu porta-malas) e com os bancos traseiros baixados, chega a 2.885 litros.

Existem também outros modelos de carros utilitários muito bons no mercado brasileiro, de diferentes tipos, e ideais para diversas funções. Entretanto, esses foram os principais exemplos para auxiliar na sua decisão, caso esteja pensando em adquirir um veículo da categoria.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de vans, utilitários e veículos novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

 

Se quiser saber mais sobre os melhores utilitários do Brasil, ficou com alguma dúvida, ou ainda quer dar sua opinião, deixe seu comentário. Será um prazer para nós!

e-book Melhores furgões para fazer entregas

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments