Rotas para entrega: 5 dicas para traçar um bom planejamento

Por Divelp em Dicas sobre veículos - 27/08/2020

 

Rotas para entrega: 5 dicas para traçar um bom planejamento

Um dos diferenciais de sucesso de uma empresa para entregas, certamente, é realizar o melhor e também o mais rápido atendimento.

Entretanto, para isso, é importante ter um bom planejamento. E um bom planejamento só é possível, quando são traçadas rotas para entrega. 

Visando auxiliar neste fator, selecionamos 5 dicas para traçar um bom planejamento através das rotas para entrega. Confira!

 

Benefícios de se traçar rotas para entrega

Fazer um bom planejamento das rotas para entrega é essencial para garantir benefícios como:

  • Redução dos custos com abastecimento e manutenção dos veículos
  • Maior faturamento, devido à sistematização das rotas
  • Redução do tempo no trânsito
  • Otimização do tempo
  • Organização das informações
  • Maior satisfação do consumidor, devido à previsibilidade e agilidade

 

Artigos Relacionados

 

5 Dicas para se traçar rotas para entrega

1. Comunicação com o cliente

Ter uma comunicação efetiva com o cliente é o ponto-chave para o sucesso de um bom planejamento relacionado a entregas. Portanto, um sistema que permita o compartilhamento de informações a respeito das etapas de entrega é essencial para um serviço de entregas eficiente.

Desse modo, será preciso ter a ordem do pedido, todo o processo de entrega detalhado, cumprimento dos prazos e, primordialmente, manter o cliente atualizado e informado sobre a logística de entrega.

Além disso, é importante também procurar se comunicar com ele, a fim de identificar o melhor horário para entrega ou se haverá alguém em casa para receber o produto.

Assim, você poderá ter um plano B para realizar as entregas, evitando tempo desperdiçado com o deslocamento sem que a entrega possa ser efetuada.

 

2. Agendamento

Tenha um bom planejamento para evitar que o produto volte ao depósito. Para isso, você pode adotar um sistema de agendamento, no qual será possível visualizar e gerenciar datas e horários para realizar as entregas.

Nessa agenda deve conter os clientes, as localizações, datas, horários de entrega e os dados de contato, além dos produtos que serão entregues e o veículo mais adequado para isso.

Gerenciar esse processo permite que você registre todas as etapas de maneira organizada.

 

Receba novidades em seu email

 

3. Realização das rotas

Após todas as etapas anteriores é o momento de executar as rotas para entrega.

Para isso é importante estar atento aos horários de congestionamento e evitar entregar em grandes centros nesses períodos de maior movimento no trânsito.

Assim, você pode fazer as entregas, primeiro, em locais mais afastados, até que o fluxo do trânsito volte ao normal.

Você pode contar com aplicativos, como: Google Maps, Sygic e Waze para otimizar as rotas e planejar a ordem adequada de entregas.

 

4. Acompanhar o cliente no pós-atendimento

Engana-se quem acredita que a venda termina na entrega do produto, após a entrega também é importante acompanhar se o cliente está satisfeito com o serviço. 

Para isso, basta criar um feedback em tempo real para as entregas realizadas e também monitorar a atuação da equipe de entregas nas atividades de campo.

 

aplicativos para otimizar as rotas - Rotas para entrega: 5 dicas para traçar um bom planejamento

Você pode contar com aplicativos para otimizar as rotas e planejar a ordem adequada de entregas.

 

5. Ter um sistema para rotas

Traçar um bom planejamento de rotas para entregas pode parecer difícil quando feito apenas por meio de planilhas e controles paralelos. Para evitar essa dificuldade, o ideal é adotar um sistema automatizado de rotas, que permite uma melhor organização e também maior agilidade.

Certamente, desse modo você terá um gerenciamento mais fácil para planejar e traçar as rotas de entrega da sua empresa, tornando a satisfação do cliente ainda melhor quanto ao serviço prestado com agilidade e qualidade.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de vans, utilitários e veículos novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma dica sobre esse assunto? Deixe seu comentário! Você poderá ajudar outras pessoas!

 

4 1 vote
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments