Rotas para entrega: 5 dicas para traçar um bom planejamento
Rotas para entrega: 5 dicas para traçar um bom planejamento
Um dos diferenciais de sucesso de uma empresa para entregas, certamente, é realizar o melhor e também o mais rápido atendimento.
Entretanto, para isso, é importante ter um bom planejamento. E um bom planejamento só é possível, quando são traçadas rotas para entrega.
Visando auxiliar neste fator, selecionamos 5 dicas para traçar um bom planejamento através das rotas para entrega. Confira!
Benefícios de se traçar rotas para entrega
Fazer um bom planejamento das rotas para entrega é essencial para garantir benefícios como:
- Redução dos custos com abastecimento e manutenção dos veículos
- Maior faturamento, devido à sistematização das rotas
- Redução do tempo no trânsito
- Otimização do tempo
- Organização das informações
- Maior satisfação do consumidor, devido à previsibilidade e agilidade
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5 Dicas para se traçar rotas para entrega
1. Comunicação com o cliente
Ter uma comunicação efetiva com o cliente é o ponto-chave para o sucesso de um bom planejamento relacionado a entregas. Portanto, um sistema que permita o compartilhamento de informações a respeito das etapas de entrega é essencial para um serviço de entregas eficiente.
Desse modo, será preciso ter a ordem do pedido, todo o processo de entrega detalhado, cumprimento dos prazos e, primordialmente, manter o cliente atualizado e informado sobre a logística de entrega.
Além disso, é importante também procurar se comunicar com ele, a fim de identificar o melhor horário para entrega ou se haverá alguém em casa para receber o produto.
Assim, você poderá ter um plano B para realizar as entregas, evitando tempo desperdiçado com o deslocamento sem que a entrega possa ser efetuada.
2. Agendamento
Tenha um bom planejamento para evitar que o produto volte ao depósito. Para isso, você pode adotar um sistema de agendamento, no qual será possível visualizar e gerenciar datas e horários para realizar as entregas.
Nessa agenda deve conter os clientes, as localizações, datas, horários de entrega e os dados de contato, além dos produtos que serão entregues e o veículo mais adequado para isso.
Gerenciar esse processo permite que você registre todas as etapas de maneira organizada.
3. Realização das rotas
Após todas as etapas anteriores é o momento de executar as rotas para entrega.
Para isso é importante estar atento aos horários de congestionamento e evitar entregar em grandes centros nesses períodos de maior movimento no trânsito.
Assim, você pode fazer as entregas, primeiro, em locais mais afastados, até que o fluxo do trânsito volte ao normal.
Você pode contar com aplicativos, como: Google Maps, Sygic e Waze para otimizar as rotas e planejar a ordem adequada de entregas.
4. Acompanhar o cliente no pós-atendimento
Engana-se quem acredita que a venda termina na entrega do produto, após a entrega também é importante acompanhar se o cliente está satisfeito com o serviço.
Para isso, basta criar um feedback em tempo real para as entregas realizadas e também monitorar a atuação da equipe de entregas nas atividades de campo.

Você pode contar com aplicativos para otimizar as rotas e planejar a ordem adequada de entregas.
5. Ter um sistema para rotas
Traçar um bom planejamento de rotas para entregas pode parecer difícil quando feito apenas por meio de planilhas e controles paralelos. Para evitar essa dificuldade, o ideal é adotar um sistema automatizado de rotas, que permite uma melhor organização e também maior agilidade.
Certamente, desse modo você terá um gerenciamento mais fácil para planejar e traçar as rotas de entrega da sua empresa, tornando a satisfação do cliente ainda melhor quanto ao serviço prestado com agilidade e qualidade.
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