Como ser entregador do Mercado Livre: confira nossas dicas

Por divelp em Notícias sobre veículos, Dicas sobre veículos - 19/05/2022

 

Como ser entregador do Mercado Livre: confira nossas dicas

Confira dicas sobre como ser entregador do Mercado Livre.

A Internet mudou a maneira como as pessoas fazem compras. Hoje, os consumidores estão pesquisando preços, procurando promoções e ofertas especiais online. 

A imposição do distanciamento social pelo qual passamos também refletiu no aumento das compras com serviço de entrega, tanto no segmento de alimentos quanto nas mais diversas lojas online.

Esses fatores aumentam ainda mais a quantidade de produtos sendo entregues. Com esse crescimento, mais empresas estão abrindo suas próprias lojas de comércio eletrônico e departamentos de entrega para acompanhar a demanda, tornando-a um dos tipos de negócios que mais crescem. 

 

Mercado Livre: destaque em crescimento

Com a pandemia, o Mercado Livre cresceu 185%. Só no último ano houve um aumento nas vendas de 60,5% na comparação com 2020, o que representa uma expansão de 73,9%.

O faturamento da empresa no nosso país teve um avanço de 56% em dólares e 62,4% em reais. Durante esse cenário positivo, a companhia revelou ainda que construirá mais quatro centros logísticos em São Paulo ainda neste ano. 

Por isso, se você pretende trabalhar com entrega, deve ficar de olho nessa empresa. Pode ser o momento certo para conseguir faturar mais. Confira algumas dicas de como se tornar entregador do Mercado Livre.

 

Por que ser entregador do Mercado Livre

A fim de acelerar suas entregas de comércio eletrônico, o Mercado Livre lançou um pedido de registro de motoristas de entrega. Em operação desde agosto de 2021, o serviço conecta os motoristas autônomos ao comércio eletrônico.

O aplicativo, chamado Mercado Envios Extra, oferece maior previsibilidade de rotas e ganhos, assim como a possibilidade de um dia de trabalho mais curto, o que motivou muitos motoristas de aplicativos de transporte de passageiros a migrarem de uma atividade para outra.

De acordo com a empresa, a maioria de seus novos entregadores registrados veio de aplicativos de transporte de passageiros. A razão é que o comércio eletrônico pode oferecer uma experiência mais confortável para um motorista.

 

Artigos Relacionados

 

O que é necessário para ser entregador do Mercado Livre

  • Ter um veículo de até 15 anos que esteja em bom estado
  • O veículo pode ser seu ou de terceiros e deverá estar devidamente regular, perante os órgãos competentes
  • Caso utilize moto, possuir uma mochila ou baú de pelo menos 80 litros de capacidade para transportar os pacotes
  • Ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vigente
  • Ter Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)
  • Ter cadastro de Microempreendedor Individual (MEI), com atividade principal ou secundária específica de entregas (CNAE 4930-2/01, 4930-2/02, 5320-2/01, 5320-2/02 ou 5229-0/99) 
  • Possuir celular e dados móveis

 

Veículo para ser entregador do Mercado Livre

Você pode fazer as entregas com uma moto ou carro de menos de 15 anos e este pode ser de propriedade sua ou de outra pessoa.

Para fazer entregas com carro, ele deve ter as seguintes características:

  • Sedan ou hatchback
  • 5 portas
  • Com porta-malas (separado ou integrado)

Por enquanto, não é possível fazer entregas com bicicleta ou utilitário.

 

Ser entregador do Mercado Livre: remuneração

O valor a ser recebido está associado ao número de entregas de cada motorista. Dessa forma, cada pedido de serviço possui uma taxa inicial que o motorista saberá antes de aceitar. Isso é bastante variável, portanto o valor final vai depender do número de entregas realizadas durante o percurso.

Mas vale destacar que, de acordo com a empresa, é possível ganhar até R$240,00 por dia e os pagamentos são realizados semanalmente na conta do Mercado Pago.

Receba novidades em seu email

 

Como ser entregador do Mercado Livre

Para ser entregador autônomo da empresa é preciso fazer o cadastro no aplicativo Mercado Envios Extra e ter uma conta no Mercado Livre.

No site Mercado Envios Extra, a empresa informa os pacotes agrupados em percursos para diferentes horários e você aceita os que preferir. Então pega todos os pacotes num ponto de coleta e faz a entrega na sua cidade. O app também sugere o percurso para otimizar a rota.

No aplicativo, o entregador autônomo pode definir as suas entregas, identificar os postos de coleta indicados para a retirada das encomendas e avisar ao dono da mercadoria que está a caminho de sua residência. O app também possibilita ver os ganhos com cada entrega realizada.

 

Dicas importantes

Confira algumas dicas úteis para o entregador autônomo do Mercado Livre:

  • Você pode aceitar rotas no mesmo dia ou no dia seguinte; 
  • Você pode ligar as notificações para saber imediatamente se uma nova rota está disponível;
  • Fique de olho no aplicativo caso você tenha perdido alguma notificação;
  • Sempre que você aceitar uma rota, vá até o centro de distribuição;
  • Só cancele rotas em casos excepcionais;
  • O cancelamento de uma rota que já tenha sido aceita pode afetar a quantidade de novos pedidos que você receberá no futuro.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre como ser entregador do Mercado Livre? Deixe seu comentário. Será um prazer se pudermos ajudar!

E-book Melhores furgões para fazer entregas - baixe agora!

3.8 6 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Johny
1 ano atrás

Preciso emitir alguma ota fiscal?