Tipo de caminhão ideal para sua carga

 

Tipo de caminhão ideal para sua carga

Para transportar adequadamente a carga, é necessário saber qual é o tipo de caminhão ideal para o frete. Isso porque o caminhoneiro precisa ter cuidado para não expor a riscos desnecessários, tanto a si próprio, quanto também a carga e o veículo.

Como são vários os formatos de carrocerias, para as mais diferentes cargas, selecionamos alguns detalhes sobre o tipo de caminhão ideal para o frete em cada caso.

 

A carga determina o tipo de caminhão para transporte

Para descobrir qual o tipo de caminhão ideal para o frete, primeiro é preciso entender quais são as opções disponíveis para a locomoção dos diferentes produtos. Cada tipo de carga necessita de um modelo de carroceria e este é o que determina o tipo de caminhão. Confira também o artigo Modelos de carrocerias mais utilizadas: conheça o tipo de carga para cada uma delas.

 

Carga seca

Está entre as cargas mais comuns e não precisam de refrigeração ou outros cuidados com acondicionamento, visto que possuem embalagens e, geralmente, são organizadas em fardos ou paletes.

O tipo de caminhão ideal para seu transporte deve ter carroceria baú. Já o tamanho do veículo depende de alguns fatores como a área de circulação, distância a ser percorrida e o volume da carga, podendo utilizar VUC ou LS.

 

Carga a granel

São os produtos não embalados ou ensacados. Geralmente, matérias-primas são classificadas como granel sólido e líquido.

 

Granel sólido

A soja, o milho e o trigo são exemplos de cargas a granel sólido, que podem ser transportados em carroceria aberta, do modelo grade alta ou graneleiro. Devido ao peso e grande volume, são indicados veículos como LS, truck ou carreta de cavalo simples.

Esse tipo de carga também permite o uso de containers em bitrem, rodotrem e carretas. Assim como, carrocerias basculantes, quando há necessidade de transportar brita ou areia.

Receba novidades em seu email

 

Granel líquido

A carroceria necessária para o transporte de líquido é o tanque de aço e os tipos de caminhão ideais para o frete de líquidos são: caminhão cisterna, transporte de combustíveis e o caminhão-pipa, usando carreta ou truck.

 

Cargas frágeis

Vidros, cristais e espelhos exigem cuidados redobrados, tanto durante o processo de carga e descarga, como na condução suave do caminhão.

Se as mercadorias estiverem acondicionadas em caixas, o adequado é usar caminhão baú. Mas, se estiver transportando itens que podem ser molhados, como os vidros, o ideal é fazê-lo em carroceria aberta. Desse modo, haverá maior espaço para carga e descarga sem danos.

 

Medicamentos

Para evitar contaminações, mercadorias sensíveis como medicamentos devem ser protegidas. O caminhão precisa ter baú fechado e, em alguns casos, é necessária refrigeração. O tipo de caminhão ideal para o frete de medicamentos varia desde o VUC até o bitrem.

 

Carga frigorífica

Para transportar mercadorias resfriadas ou congeladas, é obrigatório o uso de equipamentos específicos, com dispositivo de resfriamento, baú com vedação e revestimento térmico.

Para isso, os tipos de caminhão ideal são carreta, toco, VUC ou truck. Essa definição depende da área de circulação necessária e do volume da carga.

 

Carga viva

Além de exigir maior atenção, também é necessário um tipo específico de caminhão. Sua carroceria – chamada de carga boiadeira –  permite a respiração dos animais através da ventilação interna.

Deve ser utilizada para animais de grande porte, como cavalos e bois. Já para animais menores, recomenda-se a gaiola. A carreta e o truck são os modelos mais usados.

 

Artigos Relacionados

 

Carga indivisível e de grandes dimensões

Cargas de grande volume que não podem ser fracionadas, necessitam da prancha, tipo de carroceria totalmente aberta, na qual é possível carregar mercadorias de grandes dimensões.

Além disso, como as cargas são pesadas, é necessário também usar o cavalo mecânico trucado, que conta com eixo duplo no conjunto.

 

Veículos

Para transportar veículos é necessário um tipo de caminhão específico. Carrocerias baú ou sider são indicadas para levar motocicletas, já os automóveis necessitam de cegonheiras.

Para veículos ainda maiores, como por exemplo, máquinas agrícolas, é preciso usar a carroceria prancha. Para essa carga, os veículos mais comuns são a carreta e o truck.

 

Caminhão para mudanças

Fretes de mudanças envolvem o transporte dos mais variados itens, dos mais leves até os mais pesados, além de sempre haver algum conteúdo frágil, por isso, é preciso proteger a carga.

Nesse caso, o caminhão mais indicado é o baú. Os veículos podem ser o toco e o VUC, já que além de serem suficientes para o volume e peso das mudanças, também se movimentam melhor nas cidades.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tipo de caminhão ideal para sua carga? Deixe seu comentário. Será uma satisfação poder ajudar!

Checklist para viagem de motorhome: Como garantir a segurança e o que levar - baixe agora!

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments