Transporte de carga na picape: confira 7 orientações de segurança

Por divelp em Dicas sobre veículos, Veículos Utilitários - 22/04/2021

 

Transporte de carga na picape: confira 7 orientações de segurança

O transporte de carga na picape requer segurança para que seja possível proteger não apenas a carga, como também o veículo e principalmente os demais usuários das vias.

Essa segurança pode ser garantida ao seguir cuidados como: distribuição, fixação e a devida cobertura da carga na caçamba da picape. Confira também o artigo Caçamba de picape: conheça as regras para o uso.

Confira a seguir um guia com 7 orientações básicas de segurança que auxiliam no transporte de carga na picape.

 

1. Não exceda a capacidade de carga útil

O peso da carga, combinado ao peso dos passageiros e também do motorista nunca poderá exceder a capacidade de carga útil da capacidade do veículo, ainda que haja espaços vazios. Esse é um requisito essencial no transporte de carga na picape.

O peso permitido depende do modelo do automóvel. Para saber a capacidade de carga exata da picape, consulte o manual do proprietário ou procure pela etiqueta do carro que contém a descrição do peso que poderá transportar (lotação).

Transportar peso extra pode dificultar o controle do veículo e prejudicar a estabilidade. Além disso, a sobrecarga também gera multa grave e perda de pontos na CNH. Leia também o artigo Transporte em picape: o que é permitido?

 

2. Cargas mais pesadas na frente

Para melhorar a estabilidade, as cargas mais pesadas devem ser colocadas na frente da caçamba, acomodadas sempre à frente do eixo traseiro, o mais próximo possível da cabine e na altura mais baixa. Isso ajuda a preservar a segurança e garante uma melhor dinâmica de direção.

Só para exemplificar: cargas como materiais de construção (areia e cimento) facilitam a distribuição do peso, já os equipamentos e móveis não, pois concentram a carga.

 

Artigos Relacionados

 

3. Transporte de carga na picape: Respeite limites de largura

O transporte de carga na picape não pode exceder a largura da caçamba, nem mesmo a frente da carroceria, assim os objetos em transporte deverão obedecer aos limites permitidos para largura, altura e comprimento.

Há exceção em alguns casos, onde parte da carga pode ficar suspensa na traseira, contanto que seja sinalizada para ajudar a visualização e garantir a segurança dos demais motoristas.

 

4. Amarração com cintas específicas

Objetos grandes como móveis e eletrodomésticos deverão ser transportados com boa amarração, preferencialmente com cintas específicas de fibra sintética.

Além disso, se houver mais de um objeto, estes devem ser amarrados entre si. O melhor método de amarração para o transporte de carga na picape é em formato cruzado no topo, assim evita-se o movimento dos objetos em todas as direções possíveis.

 

5. Proteja itens menores

Cargas pequenas precisam de uma atenção especial, pois não devem ficar soltas. O ideal é colocar os objetos menores em caixas e proteger malas com redes de poliéster ou náilon, que devem ser fixadas nos ganchos laterais da picape. As redes são fáceis de guardar, leves e também muito resistentes.

 

Assine nossa newsletter

 

6. Embale itens frágeis

Para transportar itens frágeis (tapetes, painéis de madeira, etc) e que podem molhar, uma boa alternativa é protegê-los com filme plástico ou plástico-bolha, assim não sofrem danos durante a viagem.

 

7. Protetor ou capota marítima

Vale a pena investir tanto em um protetor de caçamba, como também na capota marítima, visto que são acessórios que facilitam o transporte de diferentes tipos de carga, desde que possuam as dimensões adequadas para a caçamba da picape e que usem os pontos de ancoragem recomendados. 

Algumas dessas capotas possuem elásticos ou cintas para fixação. Vale lembrar que em caçambas que possuem três pontos de afivelamento deve-se usar sempre aqueles da frente, os mais próximos da cabine, e no mínimo mais um (quer seja do centro ou de trás). 

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de vans, utilitários e veículos novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Quer saber mais sobre orientações de transporte de carga na picape ou ficou com alguma dúvida? Compartilhe com a gente seu comentário. Ficaremos satisfeitos em poder ajudar!

 

Checklist 6 procedimentos simples de como fazer a Transferência de Veículos

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments