Veículo sinistrado: como identificar e não cair em golpes

Por divelp em Notícias sobre veículos, Dicas sobre veículos - 10/03/2022

 

Veículo sinistrado: como identificar e não cair em golpes

Veículo sinistrado é uma expressão comumente usada por seguradoras e que muitas vezes causa dúvidas entre os motoristas. 

Mas, saber a respeito é essencial para quem deseja adquirir um automóvel para não cair em golpes. Saiba o que é e quais são as informações que permeiam esse assunto.

 

Sinistro: veículo roubado ou danificado

Sinistro é o termo utilizado quando um veículo é roubado ou danificado e o seu seguro é acionado. É relacionado a batidas, fenômenos naturais, explosões, alagamentos, roubo/furto e etc.

Refere-se à garantia de cobertura aos danos que o carro pode vir a sofrer e está previsto no contrato do seguro, podendo ser consultado na apólice.

Caso ocorra alguma dessas situações, o seguro pode indenizar o motorista em até 30 dias. Mas, para isso é preciso registrar um boletim de ocorrência (para a seguradora utilizar como análise) e comunicar o evento ocorrido.

 

O tamanho do dano influencia no valor do veículo

Entretanto, a possibilidade de acidentes é uma grande variável. Pode acontecer de ser algo leve e facilmente reparado ou até mesmo causar marcas permanentes que podem diminuir significativamente o valor de mercado após o incidente.

Por isso é preciso tomar cuidado ao adquirir um automóvel e saber como verificar se não se trata de um veículo sinistrado.

Receba novidades em seu email

 

Tipos de sinistro

Sinistro de pequena monta

Sinistro de pequena monta são aqueles em que o veículo sofreu danos pouco críticos, que alteram peças externas mecânicas, estruturais ou internas, que são resolvidos com simples reparo ou substituição, permitindo que o veículo volte a circular de maneira normal.

Após a emissão do laudo e da documentação, o carro já pode ser usado sem precisar passar por novas inspeções. No relatório de avarias, sua pontuação é de até 20 pontos.

 

Sinistro de média monta

No sinistro de média monta os danos são mais relevantes, e após reposição ou substituição das peças, o veículo precisa ser inspecionado pela segurança veicular, visando a obtenção do Certificado de Segurança Veicular (CSV). A avaliação, nesse caso, varia entre 21 e 30 pontos.

 

Sinistro de grande monta

Nesse caso os veículos estão em um estado irrecuperável. Normalmente isso é estabelecido quando o custo para reparo chega a 75% do valor do carro (de acordo com a tabela FIPE).

Dessa forma, o veículo representa sucata e não pode mais circular, perdendo o direito à documentação. As peças podem ser comercializadas, conforme legislação específica e a pontuação do sinistro de grande monta supera os 30 pontos.

 

Como verificar um veículo sinistrado

Consulte o site do Detran

Atualmente, alguns estados permitem a verificação através do site do Detran, para isso você deve usar o número do chassi e a placa do automóvel ao acessar a sessão “Consulta veículos sinistrados”.

O Detran exige outros documentos quando o veículo é comprado em um leilão, são eles: a nota de venda, a nota das peças usadas e o CSV (Certificado de Segurança Veicular).

 

Examine o Certificado de Segurança Veicular

O sinistro também pode ser consultado pelo CSV, certificado emitido pelo Inmetro após ser realizada uma inspeção em oficina certificada, revelando se as configurações de fábrica do carro permanecem as mesmas ou foram modificadas.

O CSV é uma sequência de números identificada no documento do veículo. Para conseguir as informações você pode ir ao Detran da sua localidade e solicitar pessoalmente as informações.

 

Faça uma vistoria cautelar

A vistoria cautelar é realizada por uma empresa credenciada de vistoria (ECV) antes da aquisição ou no momento de transferência, para garantir as condições reais das funcionalidades do veículo.

A análise é baseada em várias etapas de vistoria, que vão desde o exame de número do chassi, placa, itens de segurança, equipamentos obrigatórios até a documentação que pode identificar o histórico judicial do veículo.

Essa vistoria garante maior segurança e tranquilidade, reduzindo a incidência de fraudes ao analisar clonagens e adulterações.

 

Artigos Relacionados

 

Comprar um veículo sinistrado requer análise

O veículo sinistrado costuma ter uma queda de 30% a 40% no seu preço e geralmente é encontrado em leilões de montadoras ou informalmente.

Para fechar um bom negócio é preciso analisar a situação do veículo e entender que ele pode representar certos custos no futuro, assim como possíveis inconvenientes, afinal a dificuldade em revendê-lo também será maior.

Além disso, as chances de conseguir uma seguradora que aceite carros sinistrados é menor, aquelas que aceitam costumam ter um preço consideravelmente mais alto.

 

Cuidado é fundamental

Alguns vendedores informais tentam ocultar o sinistro do comprador para vender mais fácil, por isso tenha cuidado para não cair em golpes.

Nesse caso, os veículos sinistrados encontrados em bom estado e com maior confiabilidade, segurança e melhor garantia de procedência são aqueles provenientes de leilões de montadoras.

Tenha cuidado para não ser seduzido pelo preço baixo e fique esperto!

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre veículo sinistrado? Deixe seu comentário. Ficaremos felizes em poder ajudar!

Guia de documentos obrigatórios de veículo: Taxas e procedimentos - baixe agora!

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments