Restituição do IPVA: quando e como você pode solicitar
Restituição do IPVA: quando e como você pode solicitar
Confira como solicitar a restituição do IPVA.
Como todo bom motorista já sabe, o IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores deve ser pago todo início de ano, seja à vista ou parcelado.
O imposto é uma espécie de autorização para o uso do veículo por 12 meses e, para que este esteja em situação regular, juntamente com o IPVA, deve ser pago também o DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres).
O valor desses impostos é passado ao governo estadual, para ser utilizado em despesas de administração.
Entretanto, quando, porventura, o veículo sofre perda total, a autorização de uso concedida a ele por meio do IPVA não será mais necessária. Desta maneira, a maioria dos estados estabeleceu regras para a restituição do IPVA, em caso de perda total do veículo.
Quando é possível haver restituição do IPVA
São considerados casos de perda total quando o veículo sofre um sinistro e seu reparo terá um custo superior a 75% do seu valor de mercado. Nessa situação, quando está segurado, a seguradora paga ao usuário o valor integral da indenização.
O mesmo acontece quando o veículo é roubado e a polícia não consegue recuperá-lo.
É possível requerer a restituição do IPVA em ambos os casos: em situações de perda total ou de roubo ou furto.
Como requerer a restituição do IPVA
As regras para restituição do imposto variam conforme o estado, porém, alguns pontos são comuns a todos eles.
Para solicitá-la, é necessário que o usuário registre um boletim de ocorrência da perda total do veículo. O documento servirá como comprovante na abertura do pedido.
Depois é preciso entrar em contato com a Secretaria de Fazenda Estadual ou Detran da sua localidade e seguir as orientações do órgão sobre o pedido de restituição.
Vale lembrar que para fazer essa solicitação é necessário estar em dia com a Receita Federal.
Valor da restituição do IPVA
Normalmente, o motorista recupera o valor proporcional ao tempo que não utilizará mais o veículo. O imposto é pago em janeiro e a perda total ocorreu em agosto, desta forma, ele receberá o proporcional a quatro meses.
Em caso de roubo e recuperação do veículo, a restituição será proporcional ao tempo em que ele ficou perdido. Por exemplo, o roubo ocorreu em junho e a recuperação em agosto, então o valor é proporcional a dois meses.
Artigos Relacionados
Alternativa à restituição
Além da possibilidade de receber o imposto de volta, o motorista pode optar também por ter o valor deduzido do IPVA do ano seguinte, caso ele adquira um novo veículo.
A Divelp Veículos
Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre restituição do IPVA? Deixe seu comentário. Ficaremos felizes se pudermos ajudar!