Carro novo ou usado: qual a melhor opção?

Por divelp em Notícias sobre veículos, Dicas sobre veículos - 21/03/2024

 

Carro novo ou usado: qual a melhor opção?

Todo brasileiro é apaixonado por carro e sonha em ter em sua garagem um automóvel.

Entretanto, além da escolha diante de inúmeros modelos disponíveis no mercado, normalmente há também uma dúvida recorrente entre optar por um carro novo ou usado.

A verdade é que, apesar de, à primeira vista, a maioria das pessoas achar que não há nada melhor que um carro zero quilômetro, existem vários aspectos a serem levados em conta antes de tomar uma decisão.

Para entender quais são os fatores a serem avaliados antes de escolher entre um carro novo ou usado, confira nossas considerações!

 

Carro novo

Comprar um carro zero-quilômetro nos dá a plena certeza de que todas as peças que compõem o veículo são originais, passam por vistoria, têm selo de qualidade e garantia do bem dada pela montadora.

Todas as revisões, que futuramente serão realizadas, são programadas no manual e possuem valores tabelados por quilometragem rodada. A substituição das peças gastas é realizada por mecânicos especializados e concessionários com oficinas autorizadas pela fábrica, sem que o consumidor perca a garantia do veículo.

Além disso, ao optar pelo carro novo, toda aquela burocracia com vistoria, transferência de documentação e consultas a multas fica de lado.

Por outro lado, a desvantagem mais notória é a questão da desvalorização do bem. Dependendo do veículo, a desvalorização pode chegar em 15% do valor de compra, só pelo fato de se tirar o carro da concessionária.

Dessa forma, ao adquirir um carro zero-quilômetro, se programe para ficar com o bem por pelo menos três anos, período considerado razoável pelos especialistas em finanças, que apontam a aquisição de carro como um passivo, já que este gera custos ao dono.

Receba novidades em seu email

 

Carro usado

Muitos especialistas afirmam que a compra de um carro seminovo é mais vantajosa, principalmente se tiver até três anos de uso, pois ainda estará em boas condições e já terá sofrido a alta depreciação.

Em muitos casos, o bem pode contar ainda com a garantia da fábrica por ter poucos anos de uso.

Além disso, pelo fato de ter um valor mais em conta em relação ao zero-quilômetro, torna-se possível investir em um modelo usado superior, mais confortável e até mesmo com tecnologia mais avançada.

No entanto, no carro usado, devem ser considerados outros fatores além do preço.

Nem sempre o antigo dono conserva o bem adequadamente e, por conta disso, este pode apresentar alguns problemas posteriormente. É importante também estar atento à quilometragem rodada e ao desgaste das peças.

Dessa forma, ao optar por um carro usado, algumas dicas são válidas:

  • Leve consigo um profissional de sua confiança;
  • Contrate uma vistoria cautelar;
  • Acesse e pesquise sobre a documentação do carro (multas, IPVA, licenciamento, financiamento, sinistro, leilão);
  • Quando comprar de terceiros, verifique se a pessoa é de confiança.

 

Artigos Relacionados

 

Carro novo ou usado: afinal, como avaliar a melhor opção?

O primeiro quesito a ser avaliado ao escolher entre um carro novo ou usado é a depreciação do veículo. Vale lembrar que um carro novo sofrerá uma desvalorização maior do que um carro seminovo e que quanto mais caro for o bem, maior tende a ser essa desvalorização.

Independentemente de ser um carro novo ou usado, outra atitude a ser tomada é realizar o test drive. Dessa forma, no caso do seminovo, é possível perceber se ele demora para ligar, vibrações ao dirigir ou até mesmo barulhos estranhos.

Caso opte pelo carro novo, atente-se à garantia do veículo, pois algumas montadoras oferecem um período de até seis anos, basta fazer as revisões em rede autorizada. Já os carros seminovos, normalmente, contam com garantia de três meses para motor e caixa de câmbio.

Alguns custos extras também devem ser verificados, como seguro, emplacamento (no caso do carro novo), taxas de transferências, IPVA, licenciamento, entre outras despesas.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos todo o país, oferecendo ótimas condições de pagamento e um suporte diferenciado.

Ficou com dúvidas ou quer saber mais sobre qual é a melhor opção: carro novo ou usado? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

 

 

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments