Carros de carga de pequeno porte: quais são e suas vantagens

 

Carros de carga de pequeno porte: quais são e suas vantagens

Quando pensamos em transporte de carga, a primeira coisa que nos passa pela cabeça são caminhões grandes circulando pelas estradas.

Entretanto, os carros de carga de pequeno porte também são veículos essenciais para a logística em todo o país. Eles são responsáveis pelo deslocamento de mercadorias e outros tipos de serviços que demandam veículos menores, como por exemplo a circulação pelas cidades.

Existem diversos modelos de carros de carga de pequeno porte para circular pelas cidades e ajudar na logística. Conheça as características principais de cada um deles e suas finalidades.

 

Tipos de carros de carga de pequeno porte

São vários os tipos de veículos de carga de pequeno porte disponíveis no mercado. As principais diferenças entre os modelos são o design, preço e tamanho. Em geral, os veículos de carga pequenos se dividem em:

 

Utilitários tradicionais

Usados para transportar cargas leves, realizar pequenos fretes e fazer entregas, como Doblô, Fiorino, vans e furgões.

 

Utilitários esportivos

Possuem design mais moderno, são mais espaçosos e além de poderem trafegar em ambientes mais difíceis, são veículos de passeio. Dentre eles estão os SUVs e picapes.

 

VUCs ou veículos urbanos de carga

São modelos com dois eixos, com largura máxima de 2,2 metros, capacidade de transportar até três toneladas e que podem circular dentro das cidades.

 

Artigos Relacionados

 

Benefícios dos carros de carga de pequeno porte

Confira os 4 principais benefícios que os carros de carga de pequeno porte oferecem:

 

1. Redução de consumo

São veículos que apresentam grande eficiência no uso de combustível quando comparados aos caminhões de grande porte.

 

2. Facilidade para estacionar

Com tamanho menor, são veículos que estacionam com mais facilidade nas grandes cidades, evitando problemas no cotidiano de uso.

 

3. Não há restrição de rota

Os caminhões médios e pesados habitualmente possuem restrições em áreas das maiores cidades, enquanto os veículos de carga de menor porte circulam livremente.

 

4. Versatilidade para o motorista

Os veículos leves são modelos que integram a lista de veículos que podem ser dirigidos por profissionais habilitados na categoria B. 

 

Serviços que os carros de carga de pequeno porte podem executar

Os carros leves de carga podem desempenhar inúmeros tipos de serviço, como a entrega de pedidos em grandes cidades, atendendo demandas de compras online, por exemplo.

Outras atividades também podem ser executadas com o uso dos carros de carga de pequeno porte, como:

  • Carretos e mudanças;
  • Transporte de móveis e materiais de maior porte;
  • Serviços de entregas, sejam elas para um mesmo cliente ou para vários;
  • Atender demandas de distribuição;
  • Apoio para prestadores de serviços de manutenção;
  • Prestação de apoio para profissionais liberais.

Também é importante destacar que esses veículos podem ser adaptados para exercer outras funções, como o caso das vans que são usadas para vender alimentos em grandes cidades.  A van também pode ser usada para transporte de passageiros, quando adaptada para a função.

 

Receba novidades em seu email

 

Habilitação para dirigir veículos de carga

As regras variam de acordo com o peso do veículo. A categoria B, por exemplo, é válida para quem deseja dirigir veículos de quatro rodas, com lotação máxima de 9 lugares (incluindo o condutor) e peso bruto total de 3.500 quilos.

Portanto, se o veículo excede tais condições é necessário verificar a necessidade de adicionar uma nova categoria na habilitação do condutor.

Para o transporte de passageiros, é preciso adicionar a categoria D e para o transporte de veículos com mais de 3,5 toneladas, a categoria C.

Outro ponto importante é observar a eventual necessidade de fazer o registro do veículo junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), pois todos os veículos que fazem transporte de cargas com remuneração precisam do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga.

 

Como escolher entre os carros de carga de pequeno porte

Conhecendo alguns modelos e aspectos, é possível tomar a melhor decisão e evitar eventuais arrependimentos após a compra.

Observe a ligação entre peso e combustível, os veículos mais leves consomem menos. Outro ponto é a utilização do veículo, quem presta serviço normalmente o faz de forma eficiente com uma van.

Quem busca uma picape, deve observar a possibilidade de cabine simples ou dupla e a carroceria aberta ou fechada, conforme o tipo de carga que deseja transportar, para ter um dia a dia eficiente.

A capacidade do motor e tração também são fatores que precisam ser considerados na hora de efetuar a escolha.

Sempre vale a pena pesquisar o modelo e obter referências antes de fazer a aquisição do carro de carga de pequeno porte.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos todo o país, oferecendo ótimas condições de pagamento e um suporte diferenciado.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será um prazer se pudermos ajudar!

Planilha para cálculo de consumo com combustível - baixe agora!

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments