6 dicas para identificar se está na hora de trocar veículos da empresa

 

6 dicas para identificar se está na hora de trocar veículos da empresa

Você sabe identificar quando chega a hora de trocar veículos da empresa?

Quem trabalha com gestão de frotas compreende que é necessário, no decorrer do tempo, fazer a troca dos veículos, a fim de obter um bom custo/benefício e, principalmente, prezar pela segurança de seus condutores.

Entretanto, para que isso seja possível, é fundamental saber quando é chegada a hora de trocar veículos da empresa.

Para ajudar nessa tarefa, seguem algumas dicas que ajudam a analisar o momento certo de fazer a troca dos veículos. Confira!

Receba novidades em seu email

 

6 dicas para identificar se está na hora de trocar veículos

1. Analise o custo das manutenções em relação a uma nova aquisição

É claro que com o passar do tempo, com o uso contínuo dos carros e o aumento da quilometragem, a propensão é de que ele precise de manutenção.

Nesse caso, para saber se é hora de trocar veículos da empresa, você deve analisar e comparar o custo de manutenção ao custo de adquirir modelos novos.

Nessa análise, considere os valores gastos com troca de peças, revisões, manutenções preventivas e corretivas no decorrer de um ano. Se o valor total da manutenção for maior que 10% do valor de venda do veículo, está na hora de trocar, valendo a pena investir nessa troca.

 

2. Compare o rendimento dos veículos às opções do mercado

Como as montadoras estão investindo em modelos mais econômicos sem perder a potência, coloque na ponta do lápis, os gastos que você tem no abastecimento de seus carros.

Ao analisar se está na hora de trocar veículos, os gestores de frotas devem levar em consideração a relação: economia x potência, comparando o rendimento dos seus veículos ao das outras opções no mercado. Assim saberão se vale a pena trocar seus carros.

 

3. Atente-se à periodicidade de manutenção

Outra questão importante para identificar se está na hora de trocar veículos da empresa é verificar se os carros de sua frota necessitam de frequentes manutenções e consertos.

 

4. Analise a facilidade de reposição de peças

Vale a pena estar atento aos modelos e marcas de carro que são mais difíceis na hora de fazer a manutenção, seja pelo alto preço das peças ou pela falta de profissional capacitado para executar o serviço.

Se os carros que compõem a sua frota apresentam um desses fatores, talvez seja hora de trocar.

 

5. Observe o tempo ocioso de sua frota 

Analise qual a necessidade de sua empresa e se o número de veículos são ou não suficientes.

É fundamental considerar demanda da frota, já que manter veículos que ficam a maior parte do tempo inoperantes, acaba se tornando uma despesa a mais para a empresa

 

6. Opte por um sistema de Big Data

Big Data é um conjunto de técnicas capazes de analisar grandes quantidades de dados para a geração de resultados importantes.

Na gestão de frotas, o sistema aborda informações resultantes de diversas fontes referentes a frotas, como dados do veículo, empresas relacionadas ao segmento, sistemas de gestão, entre outros.

Fazer uso de soluções de Big Data, analisando dados que auxiliem na decisão de troca de veículos pode ser de grande valia, já que através dessas informações é possível analisar com precisão o momento adequado para a troca de veículos.

 

Artigos Relacionados

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos todo o país, oferecendo ótimas condições de pagamento e um suporte diferenciado.

Ficou com dúvidas sobre as dicas para identificar se está na hora de trocar veículos da empresa ou quer saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

Planilha de controle de frota - baixe agora!

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments