Diferença entre manutenção preditiva, preventiva e corretiva
Diferença entre manutenção preditiva, preventiva e corretiva
Você sabe a diferença entre manutenção preditiva, preventiva e corretiva?
Entender sobre as diferenças e táticas de manutenção é crucial para que o gestor de frotas tenha um controle de veículos bem organizado e com carros em ótimas condições de uso, a fim de evitar gastos desnecessários.
A Norma Brasileira 5462 (NBR-5462) cita três tipos de manutenção: corretiva, preventiva e preditiva.
Para compreender o assunto, saiba em que cada tipo de manutenção consiste, quais as principais diferenças e qual deve ser utilizada para a gestão de frotas.
Manutenção preditiva, preventiva e corretiva: qual a diferença?
Para entender a diferença entre manutenção preditiva, preventiva e corretiva é importante conhecer os objetivos de cada uma delas. Confira!
Manutenção preditiva
Manutenção preditiva é o exame sistemático das peças para identificar desvios no desempenho das peças e impedir panes. Trata-se de uma inspeção minuciosa do funcionamento de cada componente do veículo.
O principal propósito da manutenção preditiva é identificar possíveis falhas futuras e corrigi-las antes de que elas ocorram. Essa abordagem permite prever a vida útil de cada componente do veículo, bem como proporcionar sugestões para que sejam usados de maneira mais eficaz durante esse período.
Fazem parte da manutenção preditiva termografia e ultrassom do sistema, estudos de vibração e análises estruturais.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva consiste em verificar e substituir peças do veículo em períodos previamente estabelecidos.
Nela, realiza-se periodicamente uma avaliação das condições de cada componente, substituindo aqueles já danificados ou que podem falhar em breve, evitando complicações que podem resultar em custos mais elevados posteriormente.
De acordo com a NBR 5462/94, o propósito principal da manutenção preventiva é diminuir a chance de erro ou deterioração de alguma peça.
Normalmente, o manual do veículo indica os períodos e a quantidade de quilômetros que precisam ser percorridos para que a revisão seja feita em relação a:
- checagem de rolamentos;
- checagem de nível de óleo;
- troca de componentes desgastados, como pastilhas e bateria;
- limpeza de filtros;
- lubrificação do motor;
- ajustes e apertos de parafusos.
Manutenção corretiva
A manutenção corretiva refere-se à reparação de defeitos no automóvel, ou seja, dos componentes que deixaram de funcionar corretamente e estão afetando o desempenho do carro ou tornando-o inutilizável.
Ela é necessária quando não há manutenção preventiva e, geralmente, em situações de emergência, por isso sua principal característica é a imprevisibilidade.
Seu propósito está em devolver um componente à condição operacional original, efetuando a reparação no sistema ou a mudança de peças.
É mais dispendiosa e exige mais tempo em relação às outras, pois o veículo precisa ficar parado até que o componente seja restaurado. Algumas das avarias que podem ocorrer são:
- bateria em mau estado;
- marchas raspando;
- freios desregulados;
- aquecimento do motor;
- más condições dos pneus;
- amortecedores e molas com problemas;
- desbalanceamento;
- gasto excessivo de combustível.
A manutenção corretiva deve ser evitada
Como ela pode sair mais cara, o recomendado é evitar a manutenção corretiva. A forma mais adequada para isso é não negligenciar a manutenção preventiva, já que com ela, as falhas podem ser descobertas antes que se tornem problemas sérios.
Dentre os problemas mais expressivos de como um item pode afetar os demais está o óleo. Com as manutenções regulares, é possível examinar o nível e a qualidade do líquido, corrigindo qualquer anomalia antes de o produto perder suas propriedades ou até mesmo se esgotar.
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Melhor tipo de manutenção para a frota
Mesmo que a manutenção corretiva seja necessária, as manutenções preventivas e preditivas devem ser a prioridade, pois são mais baratas e evitam problemas.
Manutenção preventiva é a recomendação do fabricante, pois ajuda a manter a vida útil do veículo e é mais prática e rápida. Economiza tempo e trabalho da equipe, pois é planejada.
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