Aquecimento do setor de turismo pós-pandemia
Aquecimento do setor de turismo pós-pandemia
O mundo inteiro sofreu os impactos da pandemia, e o turismo foi um dos setores mais atingidos devido à pausa nas atividades, causada pelos riscos de contaminação.
Entretanto, atualmente mesmo com algumas regras rígidas ainda vigorando para o turismo pós-pandemia, o setor tem apresentado um aquecimento, aspecto que anima quem sofreu durante os últimos dois anos.
Avanço da imunização e turismo pós-pandemia
Com o avanço da imunização ao redor do mundo, o setor de turismo já começou a dar sinais de que conseguiria se reaquecer no fim de 2021.
A flexibilização das regras sanitárias levou à movimentação das pessoas em busca de viagens e momentos de diversão.
Por isso, segundo relatório da Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), em setembro de 2021 o setor já registrou 96% de aumento em seu faturamento quando comparado ao mesmo período em 2020.
As tendências de crescimento no setor continuam se mostrando positivas e animando o mercado do turismo. Afinal, os últimos anos foram difíceis e precisam ser superados.
Viagens de trabalho e pós-pandemia
A pandemia desencadeou profundas mudanças na sociedade, inclusive no âmbito laboral. Mesmo assim, segundo a pesquisa realizada em 2020 pela Insights para o Turismo – Viagens Corporativas, da TRVL Lab Elo, 61,59% dos entrevistados consideram a viagem de trabalho fundamental para a concretização de grandes negócios.
O fato dá sinais de que o setor volta a se aquecer com viagens de trabalho, o que exige o deslocamento de profissionais por todo o país para fechar novos negócios.
Isso representa um aspecto muito positivo para a engrenagem do turismo. Afinal, um viajante que precisa trabalhar em outras cidades com frequência é um cliente a ser fidelizado e que move o segmento.
A pesquisa também demonstra que os brasileiros viajam a trabalho, em média, duas a três vezes por ano, gastando entre R$1.000 e R$3.000 por viagem
Além disso, 70% das pessoas que estão viajando a trabalho conhecem lugares novos, o que fomenta a economia local.
Portanto, esses são dados relevantes para que as empresas e pequenos negócios que sobrevivem do turismo se organizem para receber a demanda.
Viagens internacionais e o cenário de incerteza
Mesmo com turistas vacinados, o cenário de viagens internacionais ainda é repleto de incertezas.
Tendo em vista as exigências dos protocolos de saúde do país de destino que precisam ser respeitadas, grande parte das pessoas está optando por adiar as viagens internacionais, principalmente por receio de adoecer durante a viagem e ter que cumprir quarentena em outro país com gastos elevados.
Por outro lado, a flexibilidade passou a ser um fator decisivo para quem busca pelo turismo pós-pandemia, pois há quem prefira pagar por tarifas que permitam remarcar e cancelar a viagem sem custo adicional.
Afinal, imprevistos podem ocorrer e com essa flexibilidade é possível se reorganizar para não perder a viagem planejada, sendo necessário apenas reagendá-la.
Artigos Relacionados
- Ficha técnica da Sprinter 416 Cdi 2022: tradição aliada à inovação
- Qual melhor furgão para carga de 2022?
Turismo pós-pandemia: sem sair do Brasil
Com as restrições de viagens internacionais e aumento no valor das passagens aéreas, os brasileiros estão mais atentos em relação ao turismo interno.
A tendência deve se manter, visando conhecer lugares novos e vivenciar boas experiências sem sair do país.
Um ponto interessante identificado no turismo pós-pandemia são as viagens de fins de semana prolongados sendo mais frequentes. Além disso, as férias tendem a ser aproveitadas ao máximo.
Pegar a estrada em família é outra possibilidade de baixo custo e que garante diversão.
Independentemente do destino, e da escolha entre um resort numa praia do Nordeste, ou numa pousada na serra gaúcha, o Brasil tem muito a oferecer e é natural que passe a ser cada vez mais valorizado e aproveitado, seja para viagens curtas ou mais longas.
A Divelp Veículos
Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos todo o Brasil, oferecendo ótimas condições de pagamento e assistência diferenciada.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o aquecimento no setor de turismo pós-pandemia? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!