Gestão de frota: o que é e como funciona?

 

Gestão de frota: o que é e como funciona?

Atualmente, empresas dos mais diversos setores possuem veículos para realização de suas atividades, independentemente dos serviços que prestam.

E os veículos que constituem essa frota precisam de cuidados e atenção para que estejam em pleno funcionamento. Mas para garantir que isso aconteça, é necessário haver a gestão dessa frota.

Entenda o que é gestão de frota e como esse gerenciamento é importante para qualquer empresa.

 

O que é frota

Antes de saber sobre gestão de frota, é imprescindível entender a definição de frota. Trata-se do conjunto de veículos a serviço de uma empresa ou instituição.

Ela pode ser constituída por motos, carros de passeio, pick-ups, vans, furgões, caminhões, ônibus ou até outros tipos de veículos.

Seu objetivo é atender as necessidades de locomoção de uma empresa, seja com entrega de produtos, transporte de funcionários, serviços etc.

 

Gestão de frota

Se a frota tem como objetivo atender as necessidades de uma empresa, é importante que os veículos estejam sempre em boas condições. Dessa forma, é preciso se estruturar para que isso aconteça. É aí que entra a gestão de frota.

 A gestão de frota é a administração e monitoramento de todas as operações que envolvem os veículos de uma empresa, organizando e planejando estratégias para reduzir os custos e aumentar a lucratividade.

 

Veículos que necessitam da gestão de frota

Toda e qualquer frota necessita de gestão. Cabe a cada empresa planejar as suas ações com o objetivo de reduzir as despesas elevando a rentabilidade, decidindo o que é melhor para si: comprar veículos novos de acordo com a sua demanda ou terceirizar a frota fazendo o seu acompanhamento.

 

Carros leves

Nessas categorias estão os sedans, hatchs, campactos, SUVs ou utilitários, que fazem o transporte de pessoas em tarefas como visita a clientes, prestação de serviços, entrega de pequenos produtos.

 

Caminhões

Aqui se enquadram os caminhões e outros veículos pesados que fazem o transporte por todo o Brasil de variados produtos de volumes maiores.

 

Automóveis especiais

São aqueles que atendem necessidades específicas, como viaturas policiais, ambulâncias, carros funerários, entre outros.

 

Receba novidades em seu email

 

Gestão de frota: de quem é essa responsabilidade?

É comum em empresas maiores, o profissional responsável ser um especialista na área, com setores próprios dentro da empresa.

Já em empresas menores, onde não há um profissional especialista, essa função pode ser destinada aos profissionais que atuam na área administrativa, logística, operações, recursos humanos ou até mesmo o próprio gerente da empresa.

 

Atribuições da gestão de frota

Quando se trata de gerenciar uma frota, seja ela pequena, média ou grande, o gestor tem algumas tarefas essenciais para que o sucesso seja alcançado:

 

Coordenar processos operacionais

É preciso que todos os veículos estejam regularizados, conforme a legislação de trânsito exige, como licenciamento, IPVA e emplacamento. Entretanto, se for uma frota terceirizada, o gestor apenas supervisiona essa questão.

 

Ponderar o desempenho dos condutores

Acompanhar o desempenho e o comportamento dos condutores dos veículos em relação à segurança no trânsito, a otimização do tempo sem perder a qualidade e a segurança. 

A produtividade também deve ser acompanhada. Atualmente, para isso existem sistemas de gestão e telemetria que monitoram indicadores da frota, fazendo com que os resultados sejam satisfatórios.

 

Controlar despesas

A gestão de frota também é responsável por monitorar despesas relacionadas aos veículos e buscar oportunidades de redução de custos.

 

Artigos Relacionados

 

Diferença entre frota própria e frota terceirizada

Os veículos que compõem uma frota nem sempre precisam ser de propriedade da empresa, podendo ser terceirizados.

A frota terceirizada é composta por veículos que a empresa contrata por um determinado período de tempo. 

 

Frota própria

É composta por veículos que a empresa compra e fica com eles até que opte por revendê-los.

Nessa modalidade, é ela quem fica com toda a centralização dos processos, coordenando também os processos operacionais dos veículos e não apenas focando nas estratégias que impactam no resultado da empresa.

 

Frota terceirizada

A frota terceirizada é composta por veículos que a empresa contrata por um determinado período de tempo. 

Dessa forma, não se preocupa tanto com fatores como a depreciação dos veículos e evita gastos de dinheiro e de tempo na renovação dos modelos, por exemplo.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos todo o país, oferecendo ótimas condições de pagamento e um suporte diferenciado.

Ficou com dúvidas sobre gestão de frota ou quer saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será uma satisfação para nós poder ajudar!

Planilha de controle de frota - baixe agora!

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments