O que é e como funciona o carro elétrico

Por divelp em Notícias sobre veículos - 07/12/2023

 

O que é e como funciona o carro elétrico

No contexto atual de crescente preocupação com a poluição e a busca por soluções econômicas, o carro elétrico tem se mostrado uma alternativa considerável no que diz respeito a benefícios ambientais e financeiros.

Entretanto, como ainda se trata de um assunto relativamente novo e ao qual poucas pessoas têm acesso, resolvemos abordar o tema a fim de elucidar as dúvidas mais frequentes que o permeiam.

Neste conteúdo, você verá diversas informações sobre carro elétrico, como seus motores funcionam e suas vantagens. Confira!

 

Como funciona o carro elétrico

Como o próprio nome sugere, o carro elétrico funciona utilizando eletricidade. 

Enquanto os veículos convencionais utilizam motores movidos a álcool, gasolina ou diesel, para realização da combustão, os veículos elétricos, por sua vez, possuem motores que são abastecidos por eletricidade, a qual fica acondicionada em baterias ou células a combustível.

Assim sendo, os veículos elétricos (VE) podem possuir um ou mais motores para tração e propulsão.

Assine nossa newsletter

 

Diferentes tipos de funcionamento

Nem todos os carros elétricos possuem o mesmo funcionamento. 

Existem os que possuem tanto motor elétrico como motor movido a combustão. São os chamados híbridos plug in. Seu motor elétrico, movido pela energia dissipada por uma bateria, para ser abastecido necessita de uma fonte externa via cabo (plugue).

Existem ainda veículos elétricos que não necessitam de combustível (álcool ou gasolina). São os “100% elétricos”. 

Além deles, há também os que utilizam células de combustível de hidrogênio para fazer o motor funcionar.

Outra classe integra os carros elétricos que não podem ser recarregados por fonte externa, ou seja, que não são plug in. Esses são os carros híbridos convencionais.

 

Tipos de carros elétricos

Híbrido Plug In

Possui dois motores, um elétrico e outro a combustão.

Esse veículo sai de fábrica com cabo de recarga, que permite recarregar a bateria através de fonte externa via cabo.

Dessa forma, pode rodar parte do percurso utilizando o motor elétrico e o restante com motor a combustão, assim reduzindo os custos de abastecimento se comparado aos carros convencionais.

 

100% elétrico 

Essa é a classe mais ecologicamente correta. Devido à total substituição da gasolina pela eletricidade, é livre da emissão de poluentes na atmosfera.

Seu funcionamento se dá por meio de uma corrente elétrica que gera a energia (que fica armazenada na bateria) para alimentar o motor. 

Para sua utilização é preciso que a capacidade da bateria atenda às necessidades do usuário. Entretanto, com o crescimento nas vendas de veículos elétricos, os pontos de recargas vêm aumentando também.

 

Célula a combustível de hidrogênio

A modalidade tem funcionamento similar ao dos carros elétricos, diferenciando-se pela maneira de como a energia é gerada.

A mistura da reação química entre hidrogênio e oxigênio traz benefícios como maior autonomia e velocidade de recarga, porém, existem poucas estações de recarga para esse tipo de veículo no Brasil.

 

Híbrido convencional 

É alimentado por dois tipos de motores: combustão e eletricidade. Além de funcionar com gasolina, etanol ou diesel, possui ainda um propulsor elétrico.

Sua propulsão e tração são provenientes do motor a combustão, enquanto a bateria só é recarregada pelo frio regenerativo. Dessa forma, esse sistema acaba por reunir os pontos positivos de cada uma dessas fontes de energia.

 

Artigos Relacionados

 

Vantagens de um carro elétrico

Emissão de poluentes

Existem dois fatores essenciais para determinar a redução ou extinção da emissão de poluentes, são eles: o tipo de veículo e a fonte de energia.

Seguindo esse raciocínio, no quesito poluição dos gases e emissão de poluentes, os carros e caminhões elétricos são uma opção mais limpa quando comparados aos veículos de motores a combustão.

Se a bateria de um carro elétrico for carregada por energia proveniente da rede, as emissões de poluentes são comparáveis a um carro que andou por volta de 43 quilômetros com um litro de combustível, ou seja, menos poluentes que um carro comum. 

Entretanto, se carregada exclusivamente com energia renovável, como solar fotovoltaica ou eólica, as emissões podem chegar a zero.

 

Custo/benefício

Ainda que, na hora da compra, o carro elétrico possua um valor mais alto que um carro de motor a combustão, na relação custo/ benefício, o veículo elétrico leva amplas vantagens.

Dentre elas podemos citar: menor custo de manutenção, economia com combustível, seguros e impostos reduzidos.

Se estendermos a comparação aos 100% elétricos, a economia torna-se maior ainda.

Afinal estes possuem menor quantidade de peças, o que resulta em menos reposições, menor custo de manutenção, além do fato de a energia elétrica ser mais barata que o álcool, gasolina ou diesel.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos todo o país, oferecendo ótimas condições de pagamento e um suporte diferenciado.

Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre o que é e como funciona o carro elétrico? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments