Quais são os tipos de veículos elétricos?

Por divelp em Notícias sobre veículos, Dicas sobre veículos - 14/12/2023

 

Quais são os tipos de veículos elétricos?

Já é sabido que os veículos movidos a combustão contam com uma variedade de tecnologia. Cada uma delas atende a necessidades específicas.

Mas, e quando falamos em carros elétricos

Existem três tipos de veículos elétricos: os totalmente elétricos, os híbridos e os híbridos plug in. 

Entenda como funcionam os tipos de veículos elétricos existente no mercado.

 

Tipos de veículos elétricos

1. Veículos totalmente elétricos

Quando falamos sobre os tipos de veículos elétricos, é importante destacar que dentro da categoria dos veículos que são totalmente elétricos, existem duas modalidades: os elétricos a bateria (BEV) e os carros elétricos a célula de combustível (FCEV).

 

Veículo elétrico a bateria 

Também conhecido pela sigla BEV (Battery Electric Vehicle), é 100% elétrico.

Utiliza uma bateria como armazenamento de energia para alimentar o motor. 

Não possui tanque de combustível nem escapamento. É movido exclusivamente pela energia gerada pela bateria e não emite nenhum gás poluente.

Os carros 100% elétricos minimizam a perda de energia desligando o motor quando parados no trânsito ou no semáforo.

Entretanto, quando a bateria esgota, é recarregada utilizando os freios regenerativos (kers) que convertem em eletricidade parte da energia perdida nas frenagens, armazenando-a na bateria.

A bateria também pode ser abastecida pela energia da rede elétrica, via plugue, por um carregador de carro elétrico ou por meio de uma tomada 220V, similar às utilizadas em chuveiros, recarregando o veículo ao longo da noite.

Quando totalmente carregado e dependendo do modelo, o veículo consegue uma autonomia que varia de 160 km a 420 km.

Vale ressaltar que, no futuro, a capacidade de recarga para as baterias tende a aumentar, assim como o número de estações de recarga em locais públicos e estacionamentos. 

Modelos de veículos a bateria: Tesla, Chevrolet Bolt, Nissan Leaf, BMW 13, Renault ZOE, Jaguar I-Pace, Volkswagem e-Golf.

 

Veículo elétrico a célula de combustível (FCEV)

Dentre os tipos de veículos elétricos existentes no mercado, o Elétrico a Célula de Combustível, também conhecido pela sigla FCEV (Hydrogen Fuel Cell Electric Vehicle), possui como principal fonte de combustível o gás hidrogênio e utiliza os freios regenerativos para ajudar na recarga da bateria.

Esse tipo de veículo possui um tanque de combustível abastecido com a mistura hidrogênio e oxigênio que, por sua vez, produz a eletricidade de alimentação do motor elétrico através das células de combustível. Nessa conversão, não existe emissão de gases poluentes. 

O reabastecimento é realizado em menos de 10 minutos, por meio de hidrogênio pressurizado, vendido em estações de recarga.

Após o abastecimento, dependendo do modelo do veículo, a autonomia pode variar de 320 km a 600 km. 

A perda de energia é mínima, pois o motor é desligado ao parar no trânsito ou no semáforo e religado novamente para iniciar o movimento.

Os veículos elétricos a célula de combustível estão entrando lentamente no mercado nacional e  os modelos mais conhecidos, encontrados atualmente nos Estados Unidos, são: Toyota Mirai, Hyundai Tucson FCEV, Hyundai Nexo e o Honda Clarity.

Receba novidades em seu email

 

2. Veículo Elétrico Híbrido (HEV)

O HEV (Hybrid Electric Vehicle), ou Veículo Elétrico Híbrido, é mais um dos tipos de veículos elétricos no mercado.

É composto por um motor a combustão com tanque de combustível e conta também com um motor elétrico, mantido por uma bateria.

Esta fornece energia para o ar-condicionado e outros acessórios, mesmo quando o veículo está parado no trânsito.

Em alguns momentos, o motor elétrico complementa a atividade do motor a combustão e, quando necessário,  o motor a combustão atua junto ao elétrico, fornecendo mais potência para a aceleração.

A bateria pode ser recarregada por uma fonte externa, pela rede elétrica, além de contar com os freios regenerativos.

Os híbridos mais eficientes, geralmente, utilizam o modo “somente elétrico” fazendo com que o veículo opere inteiramente apenas com eletricidade, consumindo assim, menos combustível e reduzindo a emissão de poluentes.

No entanto, em alguns modelos, o modo “somente elétrico” é utilizado para ignição, acessórios e velocidades baixas, quando o consumo de combustível é maior, deixando que o motor a combustão funcione nas velocidades maiores, onde são mais eficientes.

Os modelos mais conhecidos são: Toyota Prius, Ford Fusion Hybrid e Chevrolet Malibu.

 

Artigos Relacionados

 

3. Veículo Elétrico Híbrido Plug In 

Dentre os tipos de veículos elétricos, há ainda o  Veículo Elétrico Plug In ou PHEV (Plug In Hybrid Electric Vehicle), que além de possuir um motor a combustão, conta também com um motor elétrico e bateria recarregável.

Sua bateria pode ser recarregada pelos freios regenerativos e por cabo, alimentado pela rede elétrica.

Diferentemente dos híbridos convencionais, este alcança longas distâncias usando apenas eletricidade e, somente quando a bateria acaba, o motor a combustão interna funciona como um carro convencional.

Além de emitir menos poluentes ao utilizar a eletricidade, é eficiente no uso do combustível líquido, gerando uma considerável economia anual.

Quando parado no trânsito ou no semáforo, o motor desliga automaticamente, economizando energia.

A autonomia dos primeiros modelos pode chegar a 100 km, e alguns deles trocam para o modo combustão assim que a velocidade atinge 100 ou 115 km/h.

BMW i8, Mercedes Benz C350e, Volvo V60 PHEV, Mitsubishi Outlander e Volkswagem Golf GTE são modelos de Veículo Elétrico Híbrido Plug In.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos todo o país, oferecendo ótimas condições de pagamento e um suporte diferenciado.

Ficou com dúvidas ou quer saber mais sobre os tipos de veículos elétricos? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments