Seguro para carro elétrico: como funciona

Por divelp em Notícias sobre veículos, Dicas sobre veículos - 11/01/2024

 

Seguro para carro elétrico: como funciona

Você sabe como funciona o seguro para carro elétrico?

O carro elétrico já é uma realidade no Brasil e as vendas têm aumentado gradativamente, seja pelo avanço da tecnologia ou pela consciência ambiental das pessoas.

A ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) registrou em 2022 o emplacamento de mais de 49.000 veículos elétricos, ao passo que, apenas nos oito primeiros meses de 2023, esse número já foi superado.

Mas como funciona o seguro para carro elétrico?

Para tirar essa dúvida que pode surgir diante do aumento nas vendas, desenvolvemos este conteúdo. Confira!

 

Seguro para carro elétrico e carro híbrido

Atualmente, várias corretoras já oferecem seguro para carro elétrico e este não apresenta nenhuma diferença em relação ao seguro de um veículo movido  a combustão. E o mesmo vale para carros híbridos. As coberturas são para:

  • Roubo e furto;
  • Incêndio, alagamento e fenômenos da natureza;
  • Colisão com indenização parcial ou integral
  • Cobertura para danos corporais e materiais a terceiros;
  • Assistência 24 horas com auxílio eletromecânico, reboque, chaveiro;
  • Cobertura para para-brisa e vidros;
  • Cobertura para danos morais;
  • Carro reserva;
  • Assistência para a residência do segurado.

As assistências podem ser diferentes, já que cada seguradora oferece um tipo de serviço, independentemente de se tratar de um carro elétrico, híbrido ou a combustão.

Receba novidades em seu email

Seguro para carro elétrico: assistências exclusivas

No geral, os planos são similares, mas como os carros elétricos possuem componentes diferentes e específicos, as seguradoras oferecem assistências exclusivas, como:

  • Cobertura para cabos de carregamento
  • Socorro em casos de falta de bateria ou carga
  • Oficinas especializadas em veículos elétricos
  • Pontos de recarga gratuita nos Centros Automotivos das Seguradoras
  • Cobertura para wallbox (tomada fornecedora de energia mais potente que as tomadas normais)

Essas opções podem fazer uma grande diferença para quem é proprietário de um carro elétrico. Por isso, no momento da contratação, o ideal é escolher as assistências de acordo com a necessidade.

 

Preço do seguro para carro elétrico

Não existe nenhum fator que encareça o preço do seguro de um carro elétrico ou híbrido.

Assim como com os carros movidos a combustão, em que o valor depende do bem a ser protegido, para os carros elétricos ocorre da mesma forma. O preço do seguro gira em torno de 5% a 10% do valor do veículo.

Entretanto, é importante lembrar que esses veículos são consideravelmente mais caros e isso reflete no valor da prestação do seguro, pois os valores de indenização integral se tornam maiores.

Felizmente, considerando que toda nova tecnologia leva certo tempo até se popularizar, a tendência é que os carros elétricos se tornem mais acessíveis em poucos anos. Evidentemente, os preços de seguros também devem acompanhar essa redução.

 

Artigos Relacionados

 

Fatores de oscilação de preços

É importante lembrar que existem diversos fatores que fazem com que o preço oscile, por isso, lembre-se de informar corretamente todos os detalhes relevantes sobre o veículo, seu uso, seu histórico de condução e quaisquer dispositivos de segurança adicionais, pois esses fatores podem influenciar significativamente o custo do seguro.

Aqui estão alguns pontos a serem considerados:

 

Modelo do veículo

O valor do seguro pode variar dependendo do modelo e marca do carro elétrico. Carros elétricos geralmente possuem tecnologia avançada e peças mais caras para substituição, o que pode influenciar o custo do seguro.

 

Cobertura desejada

A extensão da cobertura que você escolher, como responsabilidade civil, colisão, abrangência e cobertura contra danos pessoais, terá impacto no custo total do seguro.

 

Histórico do motorista

O histórico de condução do motorista, incluindo o número de acidentes e infrações, pode afetar o prêmio do seguro. Motoristas com um histórico limpo geralmente pagam menos.

 

Localização

A área em que você mora também influencia o custo do seguro. Áreas com taxas de crime mais altas podem resultar em prêmios mais elevados.

 

Descontos

Algumas seguradoras oferecem descontos para carros elétricos devido à sua natureza ecologicamente correta. Além disso, descontos relacionados à segurança do veículo, como sistemas avançados de assistência ao motorista, podem estar disponíveis.

 

Incentivos governamentais

Em alguns lugares, pode haver incentivos governamentais ou descontos específicos que podem afetar indiretamente o custo total de propriedade, incluindo o seguro para carro elétrico.

Para obter uma estimativa mais precisa, o ideal é entrar em contato com diferentes seguradoras para solicitar cotações específicas com base no modelo do carro, suas circunstâncias e necessidades de cobertura.

Cada seguradora terá seus próprios critérios e fatores de avaliação de risco.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos todo o país, oferecendo ótimas condições de pagamento e um suporte diferenciado.

Ficou com dúvidas ou quer saber mais sobre seguro para carro elétrico? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments