10 sinais de que você precisa trocar sua van de carga
10 sinais de que você precisa trocar sua van de carga
É sabido que o desgaste de uma van de carga pode ocasionar perda de performance no dia a dia, além de precisar parar o veículo para manutenção abruptamente.
Identificar que é o momento de trocar sua van de carga pode evitar que ela se torne fonte de dores de cabeça no cotidiano de trabalho, principalmente por questões que envolvem a segurança de todos os usuários.
Trocar de van também vai ajudar a minimizar custos. Afinal, é normal que manutenções não previstas ocasionem perda de dias inteiros de trabalho e impactem no orçamento.
Para ajudar a tomar uma decisão mais assertiva, elencamos 10 sinais de que está na hora de trocar sua van de carga.
10 sinais de que é preciso trocar sua van de carga
Confira alguns dos principais indicadores de que sua van de carga precisa ser substituída por um modelo mais novo:
1. Reparos sucessivos
Esse é o principal motivo para trocar um veículo. Quando a van começa a ficar mais tempo em manutenção do que na rua, é sinal de problemas
A alta quilometragem, peças danificadas e outros cuidados que não foram tomados podem levar sua van de carga constantemente para o mecânico.
Ter uma boa mão de obra e manutenção preventiva minimizam os danos do veículo e viabilizam uma manutenção corretiva mais econômica.
No entanto, quando o gasto está elevado, é indicativo de que está na hora de trocar sua van de carga.
2. Alto consumo de combustível
O consumo de combustível muito alto também é um indicador de momento ideal para a troca, especialmente quando o profissional depende dos ganhos com a van.
Veículos muito antigos e que demandam muita manutenção acabam também tendo o consumo elevado de combustível.
Com o objetivo de aumentar o lucro, o ideal é adquirir modelos que apresentem uma baixa quilometragem por litro.
3. Rodas desgastadas
Em casos mais simples, o desgaste de rodas pode ser resolvido com um alinhamento e balanceamento. No entanto, os mais graves exigem a troca das rodas.
Se o veículo tem rodas de liga leve, essa troca pode acabar não valendo a pena. Além disso, a suspensão debilitada também pode ser um problema.
O custo elevado de manutenção nesses casos justifica a troca de sua van de carga por uma mais nova em melhores condições, tendo em vista a economia diária que uma nova aquisição ocasionará.
4. Alta quilometragem
A quilometragem alta é um forte indicador de que haverá maior necessidade de manutenção.
Ultrapassando os 100 mil quilômetros rodados é preciso ter atenção, tendo em vista que poderá começar a ocorrer desgaste significativo do veículo e problemas com o motor.
A troca é muito recomendada nesse momento, para evitar eventuais problemas mais graves com a sua van de carga.
5. Necessidade em relação ao uso da van de carga
A mudança de necessidade é um fator considerável para motivar a troca de sua van de carga.
Mesmo que o veículo não tenha se tornado problemático, quando há mudança de demanda, é preciso procurar por um veículo que atenda melhor suas necessidades.
6. Peças e motor desgastados
Observar o estado das peças e do motor é um cuidado importante para identificar se o veículo continua sendo uma boa opção ou se o desgaste excessivo é um problema.
7. Término da garantia
O fim da garantia de três a cinco anos oferecida pela montadora é um fator que pode motivar a busca por um modelo mais novo, que tenha cobertura de peças caras.
8. Oportunidades
O mercado também deve ser considerado. Aproveitar um desconto de IPI que reduz drasticamente o valor do veículo, por exemplo, é algo a ser considerado.
Artigos Relacionados
- Como montar um serviço de frete e transporte de pequenas cargas
- 9 dicas sobre frete e transporte de pequenas cargas para lucrar mais
9. Alterações no cotidiano de faturamento
Quando as parcelas do financiamento ficam pesadas, demais devido a alterações em seu cotidiano de faturamento com a van de carga, é preciso rever a viabilidade de manter o veículo.
Desse modo, às vezes pode ser mais viável renegociar o valor ou substituir o modelo adquirido por um que tenha taxas mais baixas.
10. Adaptação às tecnologias
Quando o veículo já tem alguns anos de uso, ele acaba mostrando dificuldade de se adaptar a algumas tecnologias que tornam o uso da van mais prático no dia a dia.
Portanto, é interessante identificar se a sua van vem apresentando dificuldade de usar novas tecnologias que facilitem o transporte, para que possa se concentrar na busca por um modelo mais moderno e compatível com sua demanda diária.
De olho nos indicadores citados, é possível ter uma noção de qual é o momento ideal para trocar a van de carga e, assim, evitar contratempos em relação ao veículo e gastos acima da média.
A Divelp Veículos
Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos todo o país, oferecendo ótimas condições de pagamento e assistência diferenciada.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre sinais de que é hora de trocar sua van de carga? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!