Como montar um serviço de frete e transporte de pequenas cargas

 

Como montar um serviço de frete e transporte de pequenas cargas

Está planejando iniciar um serviço de frete e transporte de pequenas cargas? É importante ter alguns cuidados no processo de abertura do seu negócio, se o objetivo é que ele seja bem estruturado e capaz de crescer.

Além de um bom planejamento, é preciso trabalhar para oferecer eficácia, rapidez e confiança no deslocamento das entregas.

O serviço de frete e transporte de pequenas cargas é uma demanda logística que requer qualidade para que sua empresa possa fechar boas parcerias.

Quando a empresa se empenha e consegue oferecer total qualidade na logística de transporte, é natural que os resultados sejam positivos. Confira nossas dicas para começar seu negócio de transporte e ter sucesso.

 

Dicas para montar um serviço de frete e transporte de pequenas cargas

Uma empresa de serviço de frete e transporte de pequenas cargas tem como principal finalidade a prestação de um transporte rápido, eficaz e seguro.

Elencamos alguns pontos a serem considerados antes de iniciar sua operação no setor, para que haja mais chances de sucesso e garantia de que o seu negócio tenha resultados acima da média.

 

1.  Estabeleça o tipo de transporte com que quer trabalhar

É importante definir, desde o início da operação, qual é o principal tipo de transporte que sua empresa irá desempenhar.

Isso irá orientar qual é o perfil de cliente que está procurando, a compra de veículos adequados para desempenhar a atividade que deseja em sua empresa, além de garantir a contratação de equipe que tenha experiência para efetuar o transporte.

Definir com objetividade a atividade principal poderá elucidar os próximos passos de suas decisões.

 

2. Invista em veículos compatíveis com a atividade a desempenhar

O serviço de frete e transporte de pequenas cargas requer que a empresa invista em frota de veículos compatíveis com a atividade que deseja desempenhar.

É preciso analisar se os veículos escolhidos são adequados, econômicos e conciliáveis com a circulação urbana.

Considere leis e limitações de circulação na região em que pretende atuar, para que possa comprar um modelo que seja adequado à sua demanda e que possa ser usado conforme o planejamento do negócio.

 

3. Elabore uma planilha de investimentos

Ter noção do capital necessário para montar a sua empresa de transportes pequenos é fundamental.

Por isso, é necessário elaborar uma planilha inicial, com riqueza de detalhes sobre todos os investimentos possíveis, esmiuçando as informações sobre o que precisa ser comprado, quanto precisará ser investido e quais são os custos fixos do negócio para minimizar eventuais despesas adicionais.

Planejar é importante para que seja  possível atuar com os menores custos e ter a maior chance possível de lucrar.

Além disso, com base no seu investimento e custos que foram traçados, é preciso estabelecer qual será o capital de giro, de modo que exista um fluxo de caixa realista e que possa manter a saúde financeira do negócio. Afinal, é comum que existam oscilações quando o assunto é comércio e prestação de serviços.

 

4. Adquira seguro para sua frota

É muito importante ter em mente que será necessário contratar seguro para os veículos de sua frota.

O seguro para transportadora é essencial e visa resguardar o empreendimento contra roubos, acidentes e outros contratempos que surgem no cotidiano de operação da empresa.

 

5. Disponha de um espaço físico

O espaço físico é necessário para o escritório que precisa fazer o controle administrativo do negócio.

É essencial que conte com estacionamento para os veículos da frota, um ambiente para acolher os motoristas e local para manusear a carga a ser transportada.

 

6. Busque algo para se destacar de seus concorrentes

Existem diversas empresas que atuam no serviço de frete e transporte de pequenas cargas. O que a sua empresa irá oferecer para se destacar e conquistar mais clientes?

Pensar na logística de seu negócio e desenvolver uma estratégia para se destacar é fundamental para que seja possível ter um bom resultado e obter vantagem competitiva no ramo, seja investindo em personalização para entregar benefícios adicionais ou até mesmo focando em um nicho específico do mercado.

O diferencial é um fator a ser analisado no processo de abertura.

 

Artigos Relacionados

 

Conclusão

É essencial entender que a abertura de um serviço de frete e transporte de pequenas cargas requer planejamento, tendo em vista que toda decisão altera o resultado que sua empresa pode alcançar.

Decidir cada passo com consciência, possibilitará que, desde o início das atividades, a empresa tenha um posicionamento coerente e alcance os resultados pretendidos.

Receba novidades em seu email

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre como montar um serviço de frete e transporte de pequenas cargas? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

E-book Melhores furgões para fazer entregas

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments