Vantagens e desvantagens de carros híbridos

Por divelp em Notícias sobre veículos, Dicas sobre veículos - 28/12/2023

 

Vantagens e desvantagens de carros híbridos

Você sabe o que é um carro híbrido? É um veículo composto por dois motores combinados, um a combustão e outro elétrico.

Essa junção traz inúmeros benefícios comparados a outras alternativas, tanto que a Toyota, uma das maiores fabricantes de automóveis da atualidade, vende mais modelos híbridos do que os movidos a combustão. 

O que chama a atenção dos consumidores é que por mesclarem combustível e eletricidade, os carros híbridos oferecem autonomia com economia, dessa forma, muitos acabam optando por pagar um pouco mais para garantir um maior custo/benefício a longo prazo.

Entretanto, é importante destacar que essa modalidade de veículo ainda conta com pontos que necessitam de melhorias.

Visando esclarecer quais são, desenvolvemos este conteúdo. Nele abordaremos quais são as vantagens e desvantagens de adquirir carros híbridos. Confira!

 

Tecnologia dos carros híbridos

Antes de tudo, é importante entender que os modelos híbridos podem apresentar diferenças de uma marca para outra, tanto na qualidade do produto, como durabilidade, garantia e sistema de recarga.

Mas de maneira geral, independentemente da marca, o sistema trabalha de forma conjunta: o motor elétrico funciona para baixas velocidades, ao passo que quando é exigida mais potência para atingir velocidades maiores, o motor a combustão é acionado.

Receba novidades em seu email

 

Vantagens dos carros híbridos 

  • Emitem menos poluentes na atmosfera por conta do motor elétrico. Portanto, são ecologicamente mais corretos.
  • Por terem um propulsor elétrico como sistema inicial, responsável pelas baixas velocidades, na cidade apresentam redução de ruídos.
  • Economia no abastecimento. Além da economia financeira, esse sistema tem uma resposta mais rápida comparada ao sistema à combustão, isso serve tanto para os carros 100% elétricos quanto aos modelos híbridos.
  • Equipados com sistema KERS, o mesmo da Fórmula 1, utilizam a energia cinética gerada pelas frenagens para recarregar o motor elétrico.
  • Atendem aos protocolos de poluição impostos pelos órgãos regulamentadores.
  • Como possuem dois sistemas, podem viajar centenas de quilômetros sem precisar recarregar ou abastecer o veículo.
  • Veículos que possuem um selo ambiental têm descontos no pagamento de impostos.
  • Além de apoiarem o avanço da indústria, tanto no quesito tecnológico como no ecológico, atualmente pode-se contar com vários modelos e marcas que atendem a todos os segmentos do mercado.

 

Desvantagens dos carros híbridos

  • Alto custo dos veículos, mesmo partindo dos modelos mais básicos. Entretanto, com o crescimento nas vendas e maior demanda de produção, existe a possibilidade de redução do valor.
  • Colocados num comparativo com carros movidos a combustão, os híbridos acabam sendo mais pesados pelo fato de possuírem dois motores. Dessa forma, exigem mais consumo de energia.
  • Nos modelos híbridos, quando o motor a combustão é acionado, a poluição ocorre da mesma forma que um carro convencional.
  • O carro é ideal para uso em sistema misto (na cidade e em rodovia). Para uso somente em rodovia, as despesas podem ser iguais a de um veículo convencional, já que o motor elétrico é desligado e apenas o motor a combustão permanece em funcionamento.
  • A obtenção para energia elétrica demanda processos químicos complexos, além de extração de materiais escassos da natureza. Portanto, se essa modalidade de veículo se tornar  mais popular, pode haver problemas com matéria-prima.

 

Artigos Relacionados

 

Avaliação dos prós e contras

Ao conhecer as vantagens e desvantagens dos carros híbridos, o melhor é fazer uma avaliação desses prós e contras.

Afinal é muito bom poder usufruir de benefícios fiscais, economia de combustível, autonomia e contribuir com a redução na emissão de poluentes.

Por outro lado, o alto custo de aquisição e alguns outros aspectos que ainda necessitam de melhoria podem ser cruciais, dependendo do consumidor.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos todo o país, oferecendo ótimas condições de pagamento e um suporte diferenciado.

Ficou com dúvidas ou quer saber mais sobre as vantagens e desvantagens de carros híbridos? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments