Volvo Euro 6: Motores deixam caminhões ainda mais econômicos
Volvo Euro 6: Motores deixam caminhões ainda mais econômicos
Com foco voltado para economia de combustível e redução na emissão de poluentes, a Volvo lança seus caminhões com motorização Euro 6.
Os modelos Volvo Euro 6 FH, FM e FMX agora são equipados com motor de 13 litros (D13K Euro 6) e produzidos localmente, enquanto a linha VM conta com o motor montado no Brasil com componentes importados, de 8 litros (D8K Euro 6).
Volvo Euro 6 com motor D13K
Produzido no Estado do Paraná, o novo motor D13K, dos modelos dos FH, FM e FMX chega com as seguintes potências: 380 cv, 420cv, 460 cv, 500cv e 540cv.
A Volvo garante o avanço tecnológico dos motores por meio de um sistema eficaz de pós-tratamento de gases.
Estes contam ainda com um propulsor com componentes mais fortes, sistema Common Rail com bicos injetores de alta pressão, além de uma exclusiva tecnologia de combustão “Wave”.
Essa tecnologia garante uma queima mais rápida e eficaz da mistura diesel/ar, com maior rendimento energético, redução nas emissões de gases e economia no consumo de combustível que pode atingir 8% em relação ao anterior.
Além dessas alterações, o motor Volvo Euro 6 D13K está mais silencioso, isso por conta do novo turbo compressor, mais eficiente, gerando torque máximo em apenas 900 rpm.
Para alcançar essa economia de combustível, uma tecnologia avançada vem equipando os modelos Volvo Euro 6 FH, FM, FMX.
Eles contam agora com a Aceleração Inteligente Volvo, que através da combinação de informações do sistema, identifica a quantidade necessária de torque e potência para o momento, a depender da topografia e do peso da carga, controlando a injeção de combustível.
O que foi mantido é o I-See pré-mapeado, um dispositivo moderno desenvolvido pela marca que faz o mapeamento da estrada via conectividade, realizando a gestão de dados de topografia e gerenciando a “tocada” mais eficiente, controlando o embalo, a aceleração, as trocas de marcha e o freio motor para economia de combustível.
Outros atributos dos modelos Volvo Euro 6 FH, FM e FMX
O Freio Motor VEB+ (Volvo Engine Brake Plus) passa a ser item de série nos caminhões da Série F Euro 6.
O novo câmbio I-Shift de 7ª geração passa a fazer parte das linhas FH, FM, FMX e VM, garantindo a troca de marchas até 30% mais rápidas que o sistema anterior.
O câmbio manual de nove marchas continua como opção para a linha VM ou para versões específicas, como o VM City.
A preocupação da Volvo vai além da potência, preza também pelo que existe de melhor em conforto e segurança, tanto para os ocupantes quanto para os usuários das estradas e, todos os modelos rodoviários Volvo Euro 6 FH possuem:
- Freios eletrônicos EBS;
- Piloto Automático Adaptativo;
- Frenagem de Emergência;
- ESP – Programa Eletrônico de Estabilidade;
- Piloto Automático de descida;
- Freio Motor VEB+;
- Airbag;
- Luzes de freio de emergência
- Espelhos Auxiliares;
- Controle de Tração;
- Bloqueio Automático do Diferencial;
- Auxílio de partida em rampa;
- Freio de Estacionamento com ativação/desativação automática;
- Cabines com célula de sobrevivência;
- Para-choque frontal anti-intrusão;
- Teto solar com saída de emergência;
- Freios ABS;
- Pré-tensionador do cinto de segurança;
- Direção Inteligente VDS;
- Detector de atenção;
- Monitoramento da faixa de rodagem;
- Câmera de ponto cego;
- Freio Anticanivete.
Volvo Euro 6 com motor D8K
A Linha VM é montada em Curitiba (PR), com componentes importados. O bloco, por exemplo, é produzido na Índia.
Os novos motores passaram de sete para oito litros, têm potências de 290cv e 360cv, com torque de 1050 Nm e 1400 Nm, respectivamente.
Segundo a marca, essa nova geração da linha VM pode render até 10% de economia.
A companhia também afirma que o motor de oito litros tem melhor desempenho com maior rotação média e freio motor mais forte com 210 cv e o VEB 300 cv, garantindo maior segurança para componentes e lonas de freio, além de menor custo de manutenção.
Existe também uma nova opção de tomada de força de fábrica disponível em todos os motores e um novo software para dar suporte à plataforma eletrônica do veículo, com recursos atualizados para melhorar a segurança, precisão e confiabilidade.
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Novidades no modelo Volvo Euro 6 VM
Nesta nova versão, o motor desliga automaticamente após cinco minutos em marcha lenta, uma mudança para estimular mais economia.
Outra novidade na linha VM de caminhões da Série F é o sistema I-Roll, que coloca o I-Shift em ponto morto assistido e garante que o caminhão utilize o embalo fornecido pelo terreno, resultando em economia adicional de combustível.
O sistema de Aceleração Inteligente Volvo, assim como I-Roll, também faz a leitura do terreno cruzando esses dados e enviando para o controle de injeção de combustível, durante a utilização do pedal do acelerador.
A linha rodoviária VM agora tem os modos de condução Econômico e Performance e os caminhões vocacionais os modos Econômico e Off Road.
A diferença é que no Econômico, os softwares cruzam os dados para economizar diesel, e no Performance, utilizam todas as funções para melhoria de desempenho como, por exemplo, numa ultrapassagem.
No Off Road, a inteligência atua no aprimoramento da dirigibilidade e da manobrabilidade, nas ocasiões em que se trafega em terrenos acidentados, fora de estrada, molhados ou em condições mais severas.
A segurança também foi melhorada na linha VM, passando a ser equipada com:
- Freios eletrônicos EBS;
- ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade);
- Auxílio de Partida em Rampa;
- Espelhos auxiliares (frontal e de meio-fio);
- Faróis DRL (Luz do dia) em LED;
- Painel de instrumentos com um display colorido de 4,3 polegadas;
- Computador de bordo e manutenção.
Volvo Euro 6 VM Tractor Power
O VM cavalo-mecânico agora possui a exclusiva versão Tractor Power, equipado com o motor de 360 cv, freio motor VEB de 300cv e caixa I-Shift, disponível exclusivamente na versão 4×2.
Esses tributos fazem do modelo um caminhão ideal para operações de logística e médias distâncias, na faixa das 40 toneladas.
Com o novo motor Volvo e todos os avanços da linha Euro 6, seguramente o Tractor Power é a melhor opção de cavalo mecânico de entrada do mercado.
Volvo Euro 6 VMX e VMX Max
Além das mudanças nos modelos rodoviários, a Volvo fez alterações nos VM off road. Os modelos VMX e VMX Max são equipados com para-choque de aço e duplos eixos trativos 6×4 e 8×4, com possibilidade de escape vertical.
A linha VMX conta com um novo integrante, o VMX Max 6×4 rígido, que tem um PBT de 34 toneladas, duas a mais que seu antecessor.
A versão vem com o motor de 360 cv e freio motor VEB de 300 cv. Com chassi duplo reforçado, tem uma suspensão dianteira parabólica de 8 toneladas, sendo a traseira semielíptica de 26 toneladas.
O novo Volvo VMX Max possui uma série de componentes do consagrado caminhão pesado Volvo FMX, como a caixa de câmbio I-Shift de 7ª geração, o eixo traseiro com redução nos cubos, os freios Z-CAM, a suspensão traseira e a viga do eixo dianteiro. Essas novidades resultaram em benefícios como:
- aumento de produtividade;
- maiores capacidades de carga;
- robustez e disponibilidade;
- maior performance;
- mais segurança com o novo sistema de freios;
- manutenção facilitada.
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