Transporte e logística: dicas para trabalhar com entrega de produtos da internet

Por Divelp em Notícias sobre veículos, Dicas sobre veículos - 23/07/2020

 

Transporte e logística: dicas para trabalhar com entrega de produtos da internet

Já pensou na possibilidade de trabalhar com entrega de produtos da internet?

A imposição da quarentena e os cuidados com o distanciamento social refletiram no aumento das compras com serviço de entregas, tanto no segmento da alimentação, como nas mais diversas lojas virtuais.

A expectativa de um negócio lucrativo e as vendas online em alta impulsionaram muitos empreendedores e vendedores a investirem na modalidade.

Consequentemente, houve também o aumento na demanda por serviços de entrega dos produtos vendidos pela internet em geral, o que tem sido uma das melhores maneiras de garantir renda extra e conquistar autonomia enquanto é possível empreender.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como trabalhar com entrega de produtos da internet, o nicho que vem crescendo cada dia mais.

 

Como trabalhar com entrega de produtos da internet 

Antes de mais nada, é necessário abrir uma empresa. Uma boa opção é começar o negócio como microempreendedor individual (MEI).

Nessa categoria existem duas atividades que podem estar relacionadas a trabalhar com entrega de produtos da internet, são elas:

  • Entregador de malotes independente
  • Motoboy independente

Mas, para ser MEI, lembre-se de que você deve ter uma receita mensal de até R$ 6.750 e anualmente de até R$ 81.000.

Após ter aberto o MEI, você deverá fazer contato com os gestores de lojas virtuais. Apesar de os Correios serem a modalidade de entrega mais escolhida, os comércios eletrônicos que vendem para bairros e cidades próximas podem ter mais benefícios de custo e prazo quando optam por entregadores independentes.

Receba novidades em seu email

 

Fazer entregas com carros particulares

Para que seja satisfatório  trabalhar com entrega de produtos da internet e encomendas, é necessário estabelecer um objetivo bem definido para sua empresa.

Uma boa alternativa é ofertar serviços de entrega para locais próximos à região do comércio eletrônico, desta maneira você poderá prestar o serviço com o seu carro particular.

 

Trabalhar com aplicativo de entrega de mercadoria

Outra opção para quem deseja trabalhar com entrega de produtos da internet, mas que prefere não abrir uma empresa, é oferecer o serviço de transporte para aplicativos de entrega. 

Ao se cadastrar como trabalhador nesses aplicativos, é possível flexibilizar a sua carga horária, dentro de suas possibilidades e com as suas metas.

Aplicativos como UberEats entregam comida, mas o  Rappi, por exemplo, além da entrega de comida, também presta serviço de supermercados e faz compras em lojas.

 

Trabalhar com aplicativos de entregas para autônomos

No mercado também existem aplicativos que conectam grandes empresas a pessoas que gostariam de obter uma renda extra nos momentos vagos. Esses aplicativos permitem que, quando uma compra seja efetuada, a entrega possa ser realizada no mesmo dia.

ASAP Log e Eu Entrego são exemplos de empresas que trabalham dessa maneira. 

 

Aplicativos de entrega - Transporte e logística: dicas para trabalhar com entrega de produtos da internet

Existem aplicativos que além da entrega de comida, também prestam serviço de supermercados e fazem compras em lojas.

 

Não competir com os Correios

Ao trabalhar com entrega de produtos da internet, o mais indicado é não tentar competir com os Correios. Essa empresa estatal é bem estruturada e domina o setor. Vale lembrar que os Correios atendem encomendas de longa distância, sendo o serviço postal uma melhor alternativa.

Portanto, o melhor a fazer é suprir as demandas que os Correios não têm conseguido atender ou oferecer serviços que estes não fazem. O seu serviço pode ser mais adequado para empresas ou lojas que precisam atuar em sua própria região, com entregas rápidas e de curta distância.

 

Ofereça como diferencial transporte ágil e responsabilidade

Na hora de contratar os serviços, as empresas ou clientes irão procurar por diferenciais que assegurem a sua eficiência. Portanto, ofereça responsabilidade e agilidade como diferenciais, para conquistar um espaço no mercado de trabalho.

É importante cumprir essas promessas, garantindo que a encomenda chegue intacta  ao consumidor e no prazo estipulado.

 

Localização é fundamental

No momento de idealizar a localização da empresa, tenha em mente esses pontos específicos:

  • Procure situar-se no ponto central da cidade.
  • Tenha um espaço seguro para armazenagem dos produtos e encomendas.

Pense também no endereço dos seus potenciais clientes, desse modo, você já consegue entender melhor a logística e prever as rotas mais frequentes a serem percorridas em seu dia a dia.

 

Artigos Relacionados

 

Investimento necessário

O investimento necessário pode variar em conformidade com fatores como: quantidade de funcionários, aquisição de veículos para entrega e local de trabalho.

Desse modo, você deverá analisar se sua transportadora necessita de mais de um funcionário ou se você conseguirá atender a demanda sozinho.

Pense também em que veículo será necessário para o tipo de entrega que pretende realizar. Para mercadorias de até 1.000 kg serão necessários veículos como caminhões pequenos, vans e caminhonetes.

Já se o foco for entregas menores, uma moto pode ser  suficiente e também mais eficiente.

E por último, analise se será necessário alugar um espaço ou se conseguirá atender aos serviços trabalhando em casa mesmo.

Todos esses fatores irão influenciar no investimento para começar os trabalhos.

  

Não existe receita pronta

Infelizmente não há uma receita pronta que garanta o sucesso. O ideal é mostrar seus serviços, preparar propostas e traçar todas as estratégias plausíveis para divulgação. Desse modo, será possível se aproximar das grandes empresas de e-commerce.

Empresas como o Submarino, por exemplo, aceitam propostas de entregas dentro de perímetros urbanos. Mas para isso, é necessário atender alguns requisitos – detalhados no site da empresa –  para se tornar um associado. 

Enquanto você não consegue trabalhar com grandes nomes do e-commerce, dedique-se a oferecer um bom serviço para os pequenos empreendedores. Se estes ficarem satisfeitos, indicarão o seu contato para outras pessoas da área e você terá grandes chances de amadurecer o seu negócio.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de vans, utilitários e veículos novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ficou com alguma dúvida ou quer mais dicas para trabalhar com entrega de produtos da internet? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!

E-book Qual a quantidade de lugares das Vans vendidas no Brasil?

 

3.7 3 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Gostei muito do seu conteúdo sobre Empresa de Entrega de Encomenda

Carlos José de mesquita
1 ano atrás

Sim