A Divelp apoia o Maio Amarelo

Por divelp em Notícias sobre veículos, Dicas sobre veículos - 13/05/2021

 

A Divelp apoia o Maio Amarelo

Não só na vida como também no trânsito é preciso ter responsabilidade e respeito para garantir segurança a todos e preservar vidas. Por isso, a Divelp apoia o movimento Maio Amarelo que traz em sua 8ª edição, em 2021, o tema “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”.

 

O movimento

O Maio Amarelo surgiu com uma missão: alertar a sociedade sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito mundialmente.

O intuito do movimento é uma ação organizada pelo Poder Público e a sociedade civil em conjunto, com o objetivo principal de contextualizar o tema segurança viária e motivar toda a sociedade, ao envolver diferentes segmentos, como: entidades de classe, órgãos de governos, empresas, federações, associações e a sociedade civil.

O movimento visa estimular ações de conscientização, nas quais o tema é colocado em pauta para abordar amplamente o que é exigido em trânsito.

 

O que é Maio Amarelo

Um movimento internacional de conscientização para reduzir os acidentes de trânsito, visto que, em qualquer situação, o trânsito deve ser seguro para todos.

 

Objetivo do movimento Maio Amarelo

Evidenciar a importância da educação no trânsito para a sociedade e mobilizar a participação não apenas da população, como também de empresas, governos e entidades.

 

Artigos Relacionados

 

Por que no mês de maio?

A ONU – Organização das Nações Unidas  decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Como resultado, o mês de maio tornou-se referência mundial para refletir sobre as ações realizadas mundialmente.

 

A escolha do Amarelo

A cor amarela simboliza atenção e foi escolhida justamente por ser a cor da sinalização e advertência no trânsito, como placas amarelas que alertam o motorista sobre possíveis problemas à frente.

 

Sobre a Década de Ação para Segurança no Trânsito 

A Década de Ação pela Segurança no Trânsito foi proposta pela ONU e OMS – Organização Mundial da Saúde e editada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2010, onde definiram o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.  Com o objetivo de chamar a atenção de todos os países para o alto número de mortos e feridos no trânsito.  

 

Objetivo da Década de Ação para Segurança no Trânsito

A resolução foi definida baseada no estudo da OMS que estimou, em 2009, uma média de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Cerca de 50 milhões sobreviventes com traumatismos e ferimentos tiveram sequelas.

Assim, o objetivo do movimento é reduzir em 50% o número de mortes no trânsito em 10 anos, mas como isso não aconteceu na última década, a ONU e OMS propuseram na Conferência Mundial de Segurança Viária, em fevereiro de 2020, na Suécia, uma 2ª Década de Ação, com a mesma missão. 

 

Assine nossa newsletter

Mortes no trânsito

É importante salientar que os acidentes de trânsito representam a 9ª maior causa de mortes no mundo, sendo 3.000 vidas perdidas por dia em estradas e ruas. Estima-se que o custo desses acidentes seja de US$ 518 bilhões anualmente ou uma proporção entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Desse modo, o intuito da ONU com a 2ª Década de Ação para a Segurança no Trânsito é preservar vidas através de planos nacionais, regionais e mundial.

 

Tema de 2021

O tema do movimento Maio Amarelo deste ano garante uma reflexão muito necessária, visto que, atualmente falta empatia e o mundo se divide entre opiniões e interações que acabam se tornando um campo de batalha, principalmente nas redes sociais, onde não há limites com ofensas e intolerâncias, resultando no rompimento de relações. Isso se reflete em outras esferas, inclusive no trânsito.

Desta forma, torna-se necessário ter mais consciência, adotar a empatia como hábito e, acima de tudo, agir com respeito e responsabilidade para que o transitar de todos seja feito em harmonia, para transformar o quadro atual de acidentalidade do trânsito no Brasil.

Este é um novo chamamento para recomeçar, buscando educação, respeito e responsabilidade. Por isso, você é nosso convidado para orientar os demais e também praticar na rua aquilo que queremos para nós em todos os lugares. 

Só assim seguiremos um caminho certo, diminuiremos os sinistros de trânsito que ocorrem e seremos mais responsáveis, não apenas com a nossa vida, como também com aquelas que cruzam o nosso trajeto.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de vans, utilitários e veículos novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Checklist 6 procedimentos simples de como fazer a Transferência de Veículos

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments