Bateria da van parada: como manter o veículo em bom estado

Por Divelp em Notícias sobre veículos, Van Utilitário - 30/04/2020

 

Bateria da van parada: como manter o veículo funcionando

Preocupado com a bateria da van parada?

Para que a van continue funcionando, é importante tomar alguns cuidados com a bateria, principalmente em tempos de isolamento social, quando o veículo fica muito tempo sem uso.

Mas como manter a bateria funcionando? Confira algumas dicas e evite problemas com sua van parada durante a quarentena.

Baterias

A bateria automotiva é uma fonte acumulativa de energia, formada por placas de chumbo e solução de ácido sulfúrico. Essa composição fica alojada dentro de uma caixa plástica.

Por ser  um produto eletroquímico, conta com o fenômeno chamado de descarga espontânea. Mesmo sem estar conectada ao veículo, naturalmente perde a carga com o decorrer do tempo.

Quanto mais nova for a bateria, mais lento é o fenômeno da descarga espontânea, conseguindo suportar mais tempo sem receber carga e, ainda assim, ser capaz de dar partida no veículo.

Artigos Relacionados

Corrente stand by

As baterias são imprescindíveis para manter funcionando acessórios que nunca são desligados, ou seja, que possuem a chamada corrente stand by, como rádio, alarme, rastreadores e a central de injeção.

Esses componentes elétricos e eletrônicos demandam mais energia da bateria porque, mesmo com o veículo desligado, suas luzes acesas contribuem para a descarga antecipada, já que continuam puxando energia.

Por isso, utilizar peças originais é a principal dica para que a corrente stand by não descarregue a bateria. Outra dica é: antes de instalar novos acessórios, sempre verificar a capacidade máxima da bateria, para garantir que ela não descarregue antes do tempo. Desta forma, é importante procurar por um especialista que possa medi-la de forma correta, para não haver prejuízos.

Receba novidades em seu e-mail

 

Como manter funcionando a bateria da van parada

Se mesmo a bateria da van parada sofre consumo de energia, é importante colocar o veículo para funcionar. Se a van ficar parada por mais de 20 dias, é preciso que seja dada a partida, pelo menos uma vez por semana, por durante 15 minutos. 

Devo desconectar a bateria?

Caso isso não seja feito, alguns especialistas recomendam desligar o cabo do terminal, para que seja possível evitar a redução da vida útil do equipamento. Entretanto, nos carros mais modernos, desligar a bateria pode resultar na desconfiguração de vários itens eletrônicos que apenas a concessionária consegue recuperar, como computador de bordo, banco de dados, injeção eletrônica entre outros componentes. Desta forma, o ideal é consultar o manual do proprietário para ter certeza de que não haverá problemas em desconectar a bateria da van.

Porém, vale o alerta de que, desconectar a bateria necessita de alguns cuidados, caso você não se sinta seguro em fazer, chame algum especialista para ajudar. O processo é simples, basta desligar o carro, localizar o cabo do polo negativo e soltá-lo. Em seguida, é só soltar o do polo positivo. Na volta, o processo precisa ser o contrário, primeiro o polo positivo precisa ser conectado e depois o negativo.

Verifique o alternador

Alternador trabalhando corretamente também ajuda a manter funcionando a bateria da van parada. O equipamento tem a finalidade de fornecer a corrente necessária para os componentes elétricos e manter a carga adequada da bateria.

Desta forma, o indicado é fazer revisões periodicamente em uma oficina especializada, pois quando o alternador não funciona bem, utiliza mais energia da bateria do que o comum.

 

Revisões em oficina especializada - Bateria da van parada: como manter o veículo funcionando

O indicado é fazer revisões periodicamente em uma oficina especializada, para que o veículo não utilize mais energia da bateria do que o comum.

 

Fim da vida útil da bateria

Normalmente, a bateria mostra sinais de que sua vida útil chegou ao fim. É possível perceber que isso aconteceu quando:

  • O motor de partida não arranca e no momento de girar a chave são ouvidos apenas os sons de “clicks”.
  • Os pistões do motor giram lentamente e, quando a chave é girada, o motor demora a pegar.
  • A maioria das baterias contém, em sua parte superior, um indicador de carga. Quando este estiver verde, significa que o equipamento está bom para uso. Entretanto, se estiver preto, provavelmente a bateria esteja descarregada ou no fim de sua vida útil.

Outras dicas importantes

Já que a van está parada, confira mais algumas recomendações de especialistas do setor.

  1. Já que o veículo ficará estacionado, o melhor é mantê-lo fechado, mas com pequenas frestas nas janelas para ventilar o seu  interior e evitar a formação de mofo. Se a van for ficar em um local sem cobertura, feche as janelas, apenas deixe o interior do carro limpo.
  2. Se o carro ficar estacionado em lugares abertos, procure uma capa para evitar danos naturais, como chuvas fortes.
  3. Calibre os pneus com 3 libras a mais que o comum, pois sem uso, o pneu esvazia e o peso do carro pode deformá-lo.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de vans, utilitários e veículos novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Quer saber mais sobre o assunto ou tem alguma dica de como manter funcionando a bateria da van parada? Compartilhe com a gente, deixando seu comentário. Assim você pode ajudar outras pessoas!

Sprinter 416 CDI - Bônus tanque cheio

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments