Bateria da van parada: como manter o veículo em bom estado
Bateria da van parada: como manter o veículo em bom estado
Preocupado com a bateria da van parada?
Para que a van continue funcionando, é importante tomar alguns cuidados com a bateria, principalmente em tempos de isolamento social, quando o veículo fica muito tempo sem uso.
Mas como manter a bateria funcionando? Confira algumas dicas e evite problemas com sua van parada durante a quarentena.
Baterias
A bateria automotiva é uma fonte acumulativa de energia, formada por placas de chumbo e solução de ácido sulfúrico. Essa composição fica alojada dentro de uma caixa plástica.
Por ser um produto eletroquímico, conta com o fenômeno chamado de descarga espontânea. Mesmo sem estar conectada ao veículo, naturalmente perde a carga com o decorrer do tempo.
Quanto mais nova for a bateria, mais lento é o fenômeno da descarga espontânea, conseguindo suportar mais tempo sem receber carga e, ainda assim, ser capaz de dar partida no veículo.
Artigos Relacionados
- Van parada: evite problemas após a quarentena
- 10 cuidados ao escolher a van ideal para transporte executivo
Corrente stand by
As baterias são imprescindíveis para manter funcionando acessórios que nunca são desligados, ou seja, que possuem a chamada corrente stand by, como rádio, alarme, rastreadores e a central de injeção.
Esses componentes elétricos e eletrônicos demandam mais energia da bateria porque, mesmo com o veículo desligado, suas luzes acesas contribuem para a descarga antecipada, já que continuam puxando energia.
Por isso, utilizar peças originais é a principal dica para que a corrente stand by não descarregue a bateria. Outra dica é: antes de instalar novos acessórios, sempre verificar a capacidade máxima da bateria, para garantir que ela não descarregue antes do tempo. Desta forma, é importante procurar por um especialista que possa medi-la de forma correta, para não haver prejuízos.
Como manter funcionando a bateria da van parada
Se mesmo a bateria da van parada sofre consumo de energia, é importante colocar o veículo para funcionar. Se a van ficar parada por mais de 20 dias, é preciso que seja dada a partida, pelo menos uma vez por semana, por durante 15 minutos.
Devo desconectar a bateria?
Caso isso não seja feito, alguns especialistas recomendam desligar o cabo do terminal, para que seja possível evitar a redução da vida útil do equipamento. Entretanto, nos carros mais modernos, desligar a bateria pode resultar na desconfiguração de vários itens eletrônicos que apenas a concessionária consegue recuperar, como computador de bordo, banco de dados, injeção eletrônica entre outros componentes. Desta forma, o ideal é consultar o manual do proprietário para ter certeza de que não haverá problemas em desconectar a bateria da van.
Porém, vale o alerta de que, desconectar a bateria necessita de alguns cuidados, caso você não se sinta seguro em fazer, chame algum especialista para ajudar. O processo é simples, basta desligar o carro, localizar o cabo do polo negativo e soltá-lo. Em seguida, é só soltar o do polo positivo. Na volta, o processo precisa ser o contrário, primeiro o polo positivo precisa ser conectado e depois o negativo.
Verifique o alternador
Alternador trabalhando corretamente também ajuda a manter funcionando a bateria da van parada. O equipamento tem a finalidade de fornecer a corrente necessária para os componentes elétricos e manter a carga adequada da bateria.
Desta forma, o indicado é fazer revisões periodicamente em uma oficina especializada, pois quando o alternador não funciona bem, utiliza mais energia da bateria do que o comum.
Fim da vida útil da bateria
Normalmente, a bateria mostra sinais de que sua vida útil chegou ao fim. É possível perceber que isso aconteceu quando:
- O motor de partida não arranca e no momento de girar a chave são ouvidos apenas os sons de “clicks”.
- Os pistões do motor giram lentamente e, quando a chave é girada, o motor demora a pegar.
- A maioria das baterias contém, em sua parte superior, um indicador de carga. Quando este estiver verde, significa que o equipamento está bom para uso. Entretanto, se estiver preto, provavelmente a bateria esteja descarregada ou no fim de sua vida útil.
Outras dicas importantes
Já que a van está parada, confira mais algumas recomendações de especialistas do setor.
- Já que o veículo ficará estacionado, o melhor é mantê-lo fechado, mas com pequenas frestas nas janelas para ventilar o seu interior e evitar a formação de mofo. Se a van for ficar em um local sem cobertura, feche as janelas, apenas deixe o interior do carro limpo.
- Se o carro ficar estacionado em lugares abertos, procure uma capa para evitar danos naturais, como chuvas fortes.
- Calibre os pneus com 3 libras a mais que o comum, pois sem uso, o pneu esvazia e o peso do carro pode deformá-lo.
A Divelp Veículos
Somos uma concessionária referência na venda de vans, utilitários e veículos novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.
Quer saber mais sobre o assunto ou tem alguma dica de como manter funcionando a bateria da van parada? Compartilhe com a gente, deixando seu comentário. Assim você pode ajudar outras pessoas!