11 cuidados ao comprar carro particular

Por divelp em Notícias sobre veículos, Dicas sobre veículos - 17/02/2022

 

11 cuidados ao comprar carro particular

Ao comprar um novo automóvel, é frequente o comprador deixar seu antigo carro na concessionária como parte do valor do novo veículo. Também é muito comum que esse antigo carro seja comprado pela concessionária por um preço abaixo do mercado, para ser vendido por um valor bem maior.

Para evitar esse tipo de prejuízo, muitas pessoas acabam optando por vender seu automóvel por conta própria, ou seja, sem a intermediação de uma loja de veículos. Essa negociação pode até oferecer algumas vantagens para quem está à procura de um novo veículo, entretanto, na hora de comprar um carro particular, é preciso ter cautela.

Pensando nisso, organizamos uma lista de cuidados a serem tomados antes de fechar negócio. Confira!

 

Cuidados ao comprar carro particular

1. Procure por sites seguros

Um dos melhores meios de comprar carro particular é procurar por anúncios em sites especializados, e opções não faltam. Dessa forma, você terá mais segurança com os interessados em vender veículos.

 

2. Verifique os preços

É muito importante, ao comprar carro particular, que se compare os preços dos veículos. Veja o valor da tabela para o modelo do carro que você quer comprar e se a quantia pedida está de acordo com a referência. Se estiver, o passo seguinte é avaliar detalhes e especificações para ter a certeza de que o automóvel realmente vale o que o vendedor está pedindo.

 

3. Faça um contrato e registre em cartório

Ao encontrar o veículo com o preço e condições de pagamento que cabem no seu bolso, faça um contrato. Essa é uma forma de estabelecer compromisso entre você e o vendedor, dificultando a aplicação de golpes ao estabelecer termos como o pagamento, a entrega e a transferência.

Não se esqueça ainda de registrar tudo em cartório para que o contrato tenha validade.

 

4. Acorde com o vendedor alguma garantia

Ao comprar carro seminovo, o ideal é acordar com o vendedor alguma garantia para que, em casos de eventual problema com o veículo, esta possa ajudar. E não se esqueça, então, de acrescentá-la no contrato.

Normalmente, ao comprar um carro seminovo, você acaba não recebendo qualquer garantia do vendedor. Em caso de eventual problema com o veículo, uma garantia pode ser a solução, sendo importante também que a mesma esteja no contrato.

Receba novidades em seu email

 

5. Exija documentação do veículo

Com a documentação em mãos é possível avaliá-la junto aos órgãos responsáveis, pois a falsificação de documentos é comumente utilizada para a aplicação de golpes na venda de carro seminovo no particular.

 

6. Certifique-se de que o veículo não tem pendências

Acesse o site do Denatran, para conferir se o carro está em conformidade com a lei. Lá é possível saber a real situação do carro, a veracidade da placa, existência de multas e, principalmente se a documentação está em dia.

Confirme também se o número do chassi e dos vidros é o mesmo que consta no documento do veículo é o mesmo do chassi e dos vidros. O mesmo deve ser feito em relação à cor do veículo.

 

7. Solicite ao proprietário o histórico do veículo

Ao comprar carro particular, solicite ao vendedor o histórico do veículo. O documento pode ser requerido pelo proprietário no Detran e informa dados do licenciamento, multas, se já sofreu acidentes e qualquer outro dano ou processo que o carro tenha se envolvido.

 

8. Leve o automóvel para uma vistoria cautelar

O documento também possibilita apurar se o veículo já sofreu algum dano grave ou sinistro. Entretanto, nem sempre isso fica registrado.

Dessa forma, o ideal é levar o veículo para que um profissional verifique se a pintura foi danificada, se houve alguma parte do motor ou peça importante substituída e até para saber se passou por enchentes. Pois mesmo depois da limpeza ocorrida nessas situações, alguns lugares de difícil acesso ainda contêm resíduos de barro. 

 

Artigos Relacionados

 

9. Evite o pagamento a terceiros

O envolvimento de terceiros, principalmente no pagamento, pode não ser algo seguro. O ideal é manter toda a negociação entre você e o proprietário do veículo.

 

10. Não pague antes de ter garantia de recebimento

Não entregue o valor da compra do veículo sem antes ter uma garantia de que irá recebê-lo.

O ideal é que, para a entrega do veículo e do pagamento, seja estabelecido algum meio seguro para ambas as partes, independentemente de como foi feito acordo.

 

11. Transfira o veículo para o seu nome

Outro ponto importante ao qual você deve se atentar é a transferência do veículo para o seu nome. Após fechar negócio, solicite que o vendedor o acompanhe para fazer a transferência do veículo junto ao órgão responsável.

Tomar esses cuidados é uma forma de se precaver contra qualquer tipo de golpe, ato muito comum atualmente.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre cuidados ao comprar carro particular? Deixe seu comentário. Ficaremos felizes se pudermos ajudar!

Guia de documentos obrigatórios de veículo: Taxas e procedimentos - baixe agora!

5 1 vote
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments